Ana Catarina ergue Supercopa com o Gijón
O Gijón de Ana Catarina Ferreira venceu a Supercopa. A ex-Sporting ergueu o troféu no primeiro fim-de-semana oficial pelas asturianas, numa final decidida com um golo de Marta Piquero, ex-Benfica.
Não podia ter começado da melhor maneira a "aventura" da internacional portuguesa Ana Catarina Ferreira no Gijón, conquistando a Supercopa, a Supertaça de Espanha.
Ana Catarina "apresentou-se" ao público espanhol, na Final Four em Vila-Sana, logo no primeiro jogo, ao assinar o primeiro golo oficial da temporada. A sua colega Natasha Lee ampliou no arranque da segunda parte e o melhor que o Manlleu, detentor da Taça, conseguiu foi reduzir, por Julia Canal, não impedindo o apuramento das asturianas para a final.
Na segunda meia-final, a também portuguesa Sandra Coelho, titular no Vila-Sana, não conseguiu contrariar as campeãs espanholas e europeias do Palau, em mais um "show" de Aina Florenza. A atacante de 19 anos (completa 20 no dia 18) assinou um hat-trick, incluindo os dois golos com que o Palau virou um adverso 2-3 que se registava a 14 minutos do fim.
Na decisiva partida, na reedição do duelo das últimas finais da Liga Europeia e da OK Liga, voltou a reinar o equilíbrio. Desta feita, a festa foi do Gijón, que há alguns anos conta com Nuno Canelas na equipa técnica e agora com Ana Catarina Ferreira. Marta Piquero, jogadora do Benfica em 2019/20, decidiu a partida com um golo solitário aos 13 minutos da segunda parte.
Esta foi apenas a segunda edição da Supertaça no feminino, sucedendo o Gijón ao Palau.
No próximo fim-de-semana, arranca a OK Liga Iberdrola, o mais competitivo campeonato feminino do Mundo. O Gijón estreia-se na pista do recém-promovido, mas reforçado, Fraga.
Meias-finais
• Manlleu 1-2 Gijón • 10.Set
• Palau 4-3 Vila-Sana • 10.Set
Final
• Palau vs. Gijón • 11.Set
Domingo, 11 de Setembro de 2022, 22h07