Benfica vence dérbi, Tomar 'empata' Oliveirense

O Benfica entrou da melhor maneira no Campeonato PLACARD ao vencer em Paço de Arcos. Mas o primeiro líder é o Braga, num dia inaugural marcado pelo empate entre Oliveirense e Tomar. Este domingo, há Clássico entre Sporting e Porto.

Benfica vence dérbi, Tomar 'empata' Oliveirense

Uma semana depois de ter regressado aos troféus, o Benfica apresentou-se galvanizado em Paço de Arcos para um dérbi com muita história.

Depois de uns primeiros minutos confusos, as águias - com Edu Lamas e Gonçalo Pinto na bancada - assumiram o controlo do jogo, mostraram dinamismo e visaram sucessivamente a baliza à guarda de Diogo Rodrigues ("Matraco"). Mas apenas Roberto Di Benedetto, com a defensiva da Linha a facilitar na rotação do gaulês na área, logrou marcar.

Sob o olhar atento dos leões Alejandro Dominguez e o adjunto Ricardo Gomes [o Sporting defronta Benfica e Paço de Arcos nas duas próximas jornadas], o golo aos cinco minutos seria o único de uma primeira parte em que a ineficácia dos encarnados foi confrangedora perante o seu caudal ofensivo. O Paço de Arcos organizou-se defensivamente e, quando ganhou uma grande penalidade, a nove minutos do intervalo, não igualou (entre campeões do Mundo de Sub-20 de 2017, Gonçalo Nunes permitiu a defesa a Bernardo Mendes) mas acalmou durante alguns minutos a "avalanche" da equipa de Nuno Resende.

Roberto Di Benedetto bisou.
Roberto Di Benedetto bisou.

Antes do intervalo, o Benfica voltou a acelerar, mas continuava a pecar na concretização. A absolvição desses pecados chegaria nos primeiros quatro minutos da etapa complementar, com toque argentino. Lucas Ordoñez fez o segundo das águias logo no primeiro minuto e Pablo Álvarez, feliz, ampliou para 0-3.

Sem a mesma intensidade da primeira parte, o Benfica chegaria a uma vantagem de quatro golos aos 11 minutos. Depois de azul a Pedro Vaz, Carlos Nicolía não conseguiu converter o livre directo (partiu a máscara a Matraco num violento remate), mas o 4x3 foi bem trabalhado. Num primeiro ensaio, Di Benedetto atirou ao ferro. Em nova tentativa, faria o 0-4. E o Benfica descansou.

A equipa de André Luís, que não contou com Bernardo Ramalho (ligado contratualmente aos encarnados), foi sendo mais arrojada, fazendo brilhar Bernardo Mendes, dono da baliza das águias neste jogo. O guardião que chegou do Valongo teve uma estreia no campeonato pelo Benfica quase perfeita, "estragada" por um golo de belo efeito de Bruno Frade, a cinco minutos do apito final.

Com o golo, o Paço de Arcos cresceu, procurando o golo até final, e, inexplicavelmente, o Benfica tremeu apesar da vantagem amealhada. Saídas para o ataque precipitadas e passes falhados mostraram que, como seria de esperar, a "máquina" ainda precisa de alguma afinação. Mas os três pontos não escapariam.

Braga na liderança

No Minho, o primeiro jogo deste Campeonato PLACARD ditaria o primeiro líder. O Braga recebeu e venceu o Parede por 5-1, logrando João Alves ("Joka") o tento de honra da equipa da Linha sobre o intervalo, quando os bracarenses já venciam por 3-0, com golos de Pedro Mendes e dos reforços Tiago Almeida e Tomas Korosec. A diferença de quatro golos no resultado final - consumada por António Trabulo e Gonçalo Meira - não seria superada por nenhum dos outros vencedores do dia.

Se o Benfica venceu o Paço de Arcos por 1-4, no único triunfo forasteiro, entre minhotos, o Famalicense venceu o Riba d'Ave por 4-2 e o Óquei de Barcelos venceu a Juventude de Viana por 3-1.

No duelo de recém-promovidos, o Famalicense levou a melhor numa partida de sete azuis. "Joca" Guimarães deu o mote aos anfitriões e a equipa de Jorge Ferreira vencia por 2-0 ao intervalo. O Riba d'Ave reduziu, mas novo tento de "Joca" repôs a vantagem e Hugo Costa ampliou-a. O Riba d'Ave reduziria no minuto final.

Na (re)estreia de Paulo Freitas no comando técnico do Óquei de Barcelos, um azul madrugador a Dario Giménez deu a Rúben Sousa (treinado por Freitas na sua primeira passagem no Óquei) a possibilidade de inaugurar o marcador, mas seria noutra bola parada, uma grande penalidade transformada por Luís Querido, que o marcador mexeria.

Num jogo de muita luta, a Juventude de Viana de Reinaldo Ventura (outro ex-pupilo de Freitas nos barcelenses) igualaria perto do intervalo, por Remi Herman, na sequência de um livre directo, levando a partida igualada para o descanso, mas, na segunda parte, o Óquei de Barcelos garantiria os três pontos. Miguel Vieira, único reforço do defeso em Barcelos, fez o 2-1 aos seis minutos e Danilo Rampulla fez o 3-1 aos 11. Era hora de gerir e garantir um triunfo importante num arranque de temporada atribulado.

Oliveirense e Tomar empatam

A única surpresa da jornada até ao momento terá acontecido em Oliveira de Azeméis, com uma igualdade a três entre Oliveirense e Tomar.

Os jogos com os tomarenses não têm sido fáceis para a equipa de Paulo Pereira, mas, assumindo-se a vontade de lutar por títulos, o "pontinho" somado em casa sabe a pouco...

Lucas Martínez assinou o único golo da primeira parte. António Marante, que parece ter, para já, agarrado o lugar na baliza da equipa de Nuno Lopes, esteve a bom nível e, aos dois minutos da etapa complementar, negou o golo de livre directo ao especialista Jordi Adroher.

O impedir do "cavar de fosso" de dois golos foi fundamental. A Oliveirense somaria três vantagens, mas o Tomar recuperaria sempre. Aos sete minutos desta segunda parte, "Tato" Ferruccio marcava à sua ex-equipa, e Tomás Moreira responderia de livre directo à grande penalidade convertida por Tomás Pereira. Já nos cinco minutos finais, Lucas Martinez foi eficaz de livre directo, mas um azul a Adroher prometia nova igualdade. No entanto, nem Tomás Moreira teve a mesma eficácia da sua primeira tentativa de livre directo, nem o Tomar aproveitou a vantagem numérica. A Oliveirense sorria de novo com quatro jogadores de pista, mas por pouco tempo. Num lance trabalhado depois de um desconto de tempo, Filipe Almeida colocou na área para o desvio de Ivo Silva, num lance muito contestado, mas que valeria a igualdade e a repartição de pontos.

Para completar a jornada, falta um Clássico este domingo, entre Sporting e Porto, e um embate entre Valongo e o estreante Murches, adiado para quarta-feira em virtude da participação dos valonguenses na Taça Continental.

1ª Jornada

Braga 5-1 Parede • 17.Set

Famalicense 4-2 Riba d'Ave • 17.Set

• Oliveirense 3-3 Tomar • 17.Set

• Paço de Arcos 1-4 Benfica • 17.Set

Óquei de Barcelos 3-1 Juventude de Viana • 17.Set

• Sporting vs. Porto • 18.Set • 15h • Pedro Silva e João Duarte

• Valongo vs. Murches • 21.Set • 21h • Joaquim Pinto e Jorge Machado

Classificação

1º Braga (3 pontos), 2º Benfica (3), 3º Óquei de Barcelos (3), 4º Famalicense (3), 5º Tomar (1), 6º Oliveirense (1), 7º Murches* (0), 8º Porto* (0), 9º Sporting* (0), 10º Valongo* (0), 11º Riba d'Ave (0), 12º Juventude de Viana (0), 13º Paço de Arcos (0), 14º Parede (0)

*menos um jogo

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Trissino e Valongo no habitual tira-teimas da Liga Europeia

Trissino e Valongo no habitual tira-teimas da Liga Europeia

Na quarta vez que a Taça Continental se disputa em Final Four, há quarto embate entre os vencedores da Liga Europeia, deixando os vencedores da Taça CERS/WSE pelo caminho. Trissino e Valongo disputam este domingo o troféu.

Diferenças expostas na nona Supertaça do Benfica

Diferenças expostas na nona Supertaça do Benfica

Frente a um Sporting em renovação, o Benfica venceu a sua nona Supertaça Feminina consecutiva com uma vitória por 6-2. Depois da vitória no masculino, as águias são o primeiro emblema a ostentar as duas Supertaças em simultâneo.