Benfica mais forte no primeiro Dérbi

Depois de uma primeira parte equilibrada (e vantagem do Sporting), o Benfica, reforçado em relação à última época, foi mais forte na segunda e 'disparou' para a maior diferença de golos num 'dérbi capital' depois de 2015.

Benfica mais forte no primeiro Dérbi

O Benfica venceu esta quarta-feira o Sporting por 5-1, em jogo relativo à 2ª jornada do Campeonato PLACARD. A diferença de quatro golos iguala os resultados mais desnivelados dos últimos 24 embates oficiais entre as duas equipas, curiosamente com dois 7-3 favoráveis aos encarnados, e ambos para a Taça de Portugal, o último dos quais, em 2019, com Alejandro Dominguez no comando. Para o campeonato, o Sporting não perdia por um diferença tão grande na Luz desde um pesado 9-0 , numa outra realidade, em Outubro de 2015.

O dérbi marcou o regresso de Alejandro Dominguez à Luz, agora como treinador do rival. O técnico argentino que orientou as águias entre Janeiro de 2019 e Junho de 2021 tinha estado em oito dérbis, sempre frente a Paulo Freitas, perdendo "apenas" - nos regulamentares 50 minutos - os dois primeiros. Depois, haveria três vitórias do Benfica e três empates, sendo que o da Taça 1947 valeu o troféu aos encarnados e outro na Liga Europeia, no Luso, valeu o apuramento para a final dos verde-e-brancos. Agora, no banco leonino, chegaria ao intervalo em vantagem, mas a sua equipa foi fisicamente insuficiente na etapa complementar.

A primeira parte foi de equilíbrios, com Ângelo Girão e Pedro Henriques em particular destaque. Ferran Font ainda colocou a bola no fundo da baliza do guardião encarnado com elevada nota artística, mas a não validação do golo - por bola alta - era correcta e seria Toni Pérez a desfazer a igualdade, a três minutos e meio do intervalo, a passe de Romero. Ainda haveria 10ª falta verde-e-branca, mas Nicolia não conseguiu bater um insuperável Girão.

Reforços Nil Roca (com dois golos) e Roberto Di Benedetto foram importantes no triunfo encarnado frente a um Sporting sem mexidas no plantel para esta época.

Os leões recolhiam ao balneário na frente, mas não conseguiriam segurar muito tempo a vantagem. Logo no primeiro minuto da segunda parte, Pablo Álvarez quebrou a resistência de Ângelo Girão e igualou num bom trabalho individual. E, apesar de desperdiçar livre directo depois de azul a Toni Pérez, Pablito consumaria a reviravolta a poucos instantes de terminar o tempo de superioridade numérica, a passe de Nicolia. E, apenas um minuto depois, Nil Roca fazia o 3-1.

Com oito minutos jogados na etapa complementar, o Benfica vencia por 3-1 e estava confortável na frente no marcador, dominando fisicamente o jogo perante um Sporting que não conseguia acompanhar o ritmo. Na 15ª falta, a nove minutos do fim, Nil Roca foi o mais rápido a chegar depois de livre directo de Lucas Ordoñez e ampliou para 4-1. Já na recta final da partida, Roberto Di Benedetto entrou pela esquerda como quis e serviu Ordoñez na área. O argentino, com tempo e espaço, carimbou o triunfo.

Com esta vitória, o Benfica iguala o Óquei de Barcelos no topo da classificação, sendo as duas únicas equipas a lograrem vencer nas duas primeiras jornadas. Tal poderá ser igualado pelo Valongo, no fecho desta 2ª jornada do Campeonato PLACARD, quando se deslocar à Parede, mas aí já muita "água" terá corrido. O jogo foi adiado para 19 de Novembro em virtude do calendário sobrecarregado do Valongo, que inclui por exemplo a primeira fase de qualificação da Liga dos Campeões em França, de sexta-feira a domingo, com Quévert, Bassano e Caldes.

2ª Jornada

Porto 3-1 Braga • 23.Set

• Murches 1-1 Oliveirense • 24.Set

Tomar 7-1 Famalicense • 24.Set

• Riba d'Ave 1-6 Óquei de Barcelos • 24.Set

• Juventude de Viana 4-5 Paço de Arcos • 24.Set

Benfica 5-1 Sporting • 28.Set

• Parede vs. Valongo • 19.Nov • 21h

Classificação

1º Benfica (6 pontos), 2º Óquei de Barcelos (6), 3º Tomar (4), 4º Sporting (3), 5º Porto (3), 6º Valongo* (3), 7º Braga (3), 8º Paço de Arcos (3), 9º Famalicense (3), 10º Oliveirense (2), 11º Murches (1), 12º Juventude de Viana (0), 13º Parede* (0), 14º Riba d'Ave (0)

*menos um jogo

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Porto vence um Valongo digno de Champions

Porto vence um Valongo digno de Champions

Em jogo antecipado da 3ª jornada, o Porto venceu em Valongo por 3-5 num jogo muito bem disputado. Apesar da derrota, os valonguenses mostraram argumentos para o objectivo de chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões.

Grupos dos Mundiais sorteados

Grupos dos Mundiais sorteados

Estão conhecidos os grupos dos Mundiais que se vão realizar em San Juan. Nos seniores masculinos, Portugal joga na fase de grupos com Chile, Itália e França. No feminino, calharam Espanha, França e Chile.