Benfica mais forte no primeiro Dérbi
Depois de uma primeira parte equilibrada (e vantagem do Sporting), o Benfica, reforçado em relação à última época, foi mais forte na segunda e 'disparou' para a maior diferença de golos num 'dérbi capital' depois de 2015.
O Benfica venceu esta quarta-feira o Sporting por 5-1, em jogo relativo à 2ª jornada do Campeonato PLACARD. A diferença de quatro golos iguala os resultados mais desnivelados dos últimos 24 embates oficiais entre as duas equipas, curiosamente com dois 7-3 favoráveis aos encarnados, e ambos para a Taça de Portugal, o último dos quais, em 2019, com Alejandro Dominguez no comando. Para o campeonato, o Sporting não perdia por um diferença tão grande na Luz desde um pesado 9-0 , numa outra realidade, em Outubro de 2015.
O dérbi marcou o regresso de Alejandro Dominguez à Luz, agora como treinador do rival. O técnico argentino que orientou as águias entre Janeiro de 2019 e Junho de 2021 tinha estado em oito dérbis, sempre frente a Paulo Freitas, perdendo "apenas" - nos regulamentares 50 minutos - os dois primeiros. Depois, haveria três vitórias do Benfica e três empates, sendo que o da Taça 1947 valeu o troféu aos encarnados e outro na Liga Europeia, no Luso, valeu o apuramento para a final dos verde-e-brancos. Agora, no banco leonino, chegaria ao intervalo em vantagem, mas a sua equipa foi fisicamente insuficiente na etapa complementar.
A primeira parte foi de equilíbrios, com Ângelo Girão e Pedro Henriques em particular destaque. Ferran Font ainda colocou a bola no fundo da baliza do guardião encarnado com elevada nota artística, mas a não validação do golo - por bola alta - era correcta e seria Toni Pérez a desfazer a igualdade, a três minutos e meio do intervalo, a passe de Romero. Ainda haveria 10ª falta verde-e-branca, mas Nicolia não conseguiu bater um insuperável Girão.
Reforços Nil Roca (com dois golos) e Roberto Di Benedetto foram importantes no triunfo encarnado frente a um Sporting sem mexidas no plantel para esta época.
Os leões recolhiam ao balneário na frente, mas não conseguiriam segurar muito tempo a vantagem. Logo no primeiro minuto da segunda parte, Pablo Álvarez quebrou a resistência de Ângelo Girão e igualou num bom trabalho individual. E, apesar de desperdiçar livre directo depois de azul a Toni Pérez, Pablito consumaria a reviravolta a poucos instantes de terminar o tempo de superioridade numérica, a passe de Nicolia. E, apenas um minuto depois, Nil Roca fazia o 3-1.
Com oito minutos jogados na etapa complementar, o Benfica vencia por 3-1 e estava confortável na frente no marcador, dominando fisicamente o jogo perante um Sporting que não conseguia acompanhar o ritmo. Na 15ª falta, a nove minutos do fim, Nil Roca foi o mais rápido a chegar depois de livre directo de Lucas Ordoñez e ampliou para 4-1. Já na recta final da partida, Roberto Di Benedetto entrou pela esquerda como quis e serviu Ordoñez na área. O argentino, com tempo e espaço, carimbou o triunfo.
Com esta vitória, o Benfica iguala o Óquei de Barcelos no topo da classificação, sendo as duas únicas equipas a lograrem vencer nas duas primeiras jornadas. Tal poderá ser igualado pelo Valongo, no fecho desta 2ª jornada do Campeonato PLACARD, quando se deslocar à Parede, mas aí já muita "água" terá corrido. O jogo foi adiado para 19 de Novembro em virtude do calendário sobrecarregado do Valongo, que inclui por exemplo a primeira fase de qualificação da Liga dos Campeões em França, de sexta-feira a domingo, com Quévert, Bassano e Caldes.
2ª Jornada
• Porto 3-1 Braga • 23.Set
• Murches 1-1 Oliveirense • 24.Set
• Tomar 7-1 Famalicense • 24.Set
• Riba d'Ave 1-6 Óquei de Barcelos • 24.Set
• Juventude de Viana 4-5 Paço de Arcos • 24.Set
• Benfica 5-1 Sporting • 28.Set
• Parede vs. Valongo • 19.Nov • 21h
Classificação
1º Benfica (6 pontos), 2º Óquei de Barcelos (6), 3º Tomar (4), 4º Sporting (3), 5º Porto (3), 6º Valongo* (3), 7º Braga (3), 8º Paço de Arcos (3), 9º Famalicense (3), 10º Oliveirense (2), 11º Murches (1), 12º Juventude de Viana (0), 13º Parede* (0), 14º Riba d'Ave (0)
*menos um jogo
Quinta-feira, 29 de Setembro de 2022, 8h17