Eurockey Cup de Sub-17 arranca com pleno luso

A Eurockey Cup de Sub-17 arrancou com pleno de vitórias portuguesas. Valongo, Oliveirense (campeã), Paço de Arcos e Turquel procuram viajar com o troféu para Portugal pela quarta edição consecutiva.

Eurockey Cup de Sub-17 arranca com pleno luso

Arrancou em Blanes e Lloret a 8ª edição da Eurockey Cup de Sub-17, uma (justificada) espécie de Liga dos Campeões do escalão.

A prova, nos Sub-17, realiza-se desde 2014, tendo o Braga vencido na estreia. Depois, houve triunfos catalães de Manlleu, Lleida e Barcelona, mas Portugal reclamou os últimos triunfos. O Benfica tornou-se a primeira equipa a sagrar-se bicampeã, vencendo em 2018 e 2019, e a Oliveirense triunfou no ano passado, numa edição que marcou o regresso após a pandemia.

A Eurockey Cup promove a 8ª edição da prova de Sub-17. Sílvia Coelho e Pedro Silva representam a arbitragem portuguesa.
A Eurockey Cup promove a 8ª edição da prova de Sub-17. Sílvia Coelho e Pedro Silva representam a arbitragem portuguesa.

Este ano, Valongo, Oliveirense, Paço de Arcos e Turquel, os melhores classificados no último campeonato nacional, procuram manter o elã de conquistas lusas e começaram da melhor maneira. A vencer.

No grupo A, o Valongo venceu os suíços do Wimmis por 11-1 (na limitação a uma diferença máxima de 10 golos). Os campeões portugueses venciam por "apenas" 3-0 ao intervalo, mas um valente "puxão de orelhas" do treinador Filipe Faria catapultou a equipa para um resultado expressivo, mesmo sem contar com Vítor Oliveira ("Viti"), figura maior da equipa. O jogador que esteve no Campeonato da Europa de Sub-17, está convocado para o Mundial de Sub-19 e a Federação de Patinagem de Portugal não autorizou a sua participação na Eurockey Cup, prevenindo eventuais lesões.

Oliveirense venceu Follonica, iniciando defesa do título da melhor maneira.
Oliveirense venceu Follonica, iniciando defesa do título da melhor maneira.

A Oliveirense iniciou a defesa do título com um triunfo por 4-1 sobre os italianos do Follonica no grupo B. A equipa orientada por Franco Polverini não teve argumentos para travar a máquina conduzida por Raul Alves que, mesmo aquém do rolo compressor que se apresentou em 2021, tem de ser tida em conta como candidata ao título.

O Paço de Arcos venceu o Valdagno por contundentes 6-0 e deverá discutir a vitória no grupo C com o Noia, que "atropelou" os austríacos do Wolfurt. A equipa de Diogo Dias foi a única entre as portuguesas a jogar na pista de Lloret, mas jogará a jornada dupla desta sexta-feira na extraordinária Cidade Desportiva de Blanes, com os seus dois pavilhões dentro de um mesmo complexo.

Estreante Turquel venceu o Breganze num grupo D que promete ser o mais competitivo.
Estreante Turquel venceu o Breganze num grupo D que promete ser o mais competitivo.

Estreante na Eurockey Cup (tal como os alemães do TuS Dusseldorf-Nord), o Turquel garantiu um precioso triunfo por 4-3 sobre o Breganze, num grupo D que promete ser o mais equilibrado dos quatro da competição mista. No outro jogo do grupo, o catalão Caldes venceu o La Vendéenne por 6-4, mas os franceses deixaram excelente imagem e não serão presas fáceis para portugueses e italianos.

No feminino, cuja competição é disputada por oito equipas mas nenhuma portuguesa, destaque para a excelente exibição do Ely & Chesterton United (ECU) de Luís Gomes, que não merecia o "sofrimento" de ir a livres directos frente ao Uttigen. Os jovens seleccionados de Espanha e França levaram de vencida Alcobendas e Valdagno, mas a goleada do dia foi do Voltregà. As catalãs, com um historial riquíssimo no feminino, venceram o Cronenberg por 9-0.

Esta sexta-feira, há jornada dupla para fechar a fase de grupos e emparelhar as equipas para a fase de grupos. Todos os jogos podem ser acompanhados no site de resultados da competição.

"Vitória" do ECU no desempate por livres directos.

Grupo A

Peterborough 4-2 Dusseldorf

Valongo 11-1 Wimmis

Classificação: 1º Valongo (3), 2º Peterborough (3), 3º Dusseldorf (0), 4º Wimmis (0)

Grupo B

• Blanes 0-9 Pacé

Oliveirense 4-1 Follonica

Classificação: 1º Pacé (3), 2º Oliveirense (3), 3º Follonica (0), 4º Blanes (0)

Grupo C

Noia 11-1 Wolfurt

Paço de Arcos 6-0 Valdagno

Classificação: 1º Noia (3), 2º Paço de Arcos (3), 3º Valdagno (0), 4º Wolfurt (0)

Grupo D

Caldes 6-4 La Vendéenne

Turquel 4-3 Breganze

Classificação: 1º Caldes (3), 2º Turquel (3), 3º Breganze (0), 4º La Vendéenne (0)

Grupo E

• ECU 1-1 Uttigen

Espanha 4-2 Alcobendas

Classificação: 1º Espanha (3), 2º ECU (1), 3º Uttigen (1), 4º Alcobendas (0)

Grupo F

France Jeunes 2-0 Valdagno

Voltregà 9-0 Cronenberg

Classificação: 1º Voltregà (3), 2º France Jeunes (3), 3º Valdagno (0), 4º Cronenberg (0)

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Alma lusa nas aspirações francesas

Alma lusa nas aspirações francesas

A vice-campeã europeia parte para a Argentina com legítimas aspirações a uma prestação histórica. Na 'bagagem', a França leva quatro jogadores que alinham em Portugal e dois luso-franceses.