Eurockey Cup de Sub-17 arranca com pleno luso

A Eurockey Cup de Sub-17 arrancou com pleno de vitórias portuguesas. Valongo, Oliveirense (campeã), Paço de Arcos e Turquel procuram viajar com o troféu para Portugal pela quarta edição consecutiva.

Eurockey Cup de Sub-17 arranca com pleno luso

Arrancou em Blanes e Lloret a 8ª edição da Eurockey Cup de Sub-17, uma (justificada) espécie de Liga dos Campeões do escalão.

A prova, nos Sub-17, realiza-se desde 2014, tendo o Braga vencido na estreia. Depois, houve triunfos catalães de Manlleu, Lleida e Barcelona, mas Portugal reclamou os últimos triunfos. O Benfica tornou-se a primeira equipa a sagrar-se bicampeã, vencendo em 2018 e 2019, e a Oliveirense triunfou no ano passado, numa edição que marcou o regresso após a pandemia.

A Eurockey Cup promove a 8ª edição da prova de Sub-17. Sílvia Coelho e Pedro Silva representam a arbitragem portuguesa.
A Eurockey Cup promove a 8ª edição da prova de Sub-17. Sílvia Coelho e Pedro Silva representam a arbitragem portuguesa.

Este ano, Valongo, Oliveirense, Paço de Arcos e Turquel, os melhores classificados no último campeonato nacional, procuram manter o elã de conquistas lusas e começaram da melhor maneira. A vencer.

No grupo A, o Valongo venceu os suíços do Wimmis por 11-1 (na limitação a uma diferença máxima de 10 golos). Os campeões portugueses venciam por "apenas" 3-0 ao intervalo, mas um valente "puxão de orelhas" do treinador Filipe Faria catapultou a equipa para um resultado expressivo, mesmo sem contar com Vítor Oliveira ("Viti"), figura maior da equipa. O jogador que esteve no Campeonato da Europa de Sub-17, está convocado para o Mundial de Sub-19 e a Federação de Patinagem de Portugal não autorizou a sua participação na Eurockey Cup, prevenindo eventuais lesões.

Oliveirense venceu Follonica, iniciando defesa do título da melhor maneira.
Oliveirense venceu Follonica, iniciando defesa do título da melhor maneira.

A Oliveirense iniciou a defesa do título com um triunfo por 4-1 sobre os italianos do Follonica no grupo B. A equipa orientada por Franco Polverini não teve argumentos para travar a máquina conduzida por Raul Alves que, mesmo aquém do rolo compressor que se apresentou em 2021, tem de ser tida em conta como candidata ao título.

O Paço de Arcos venceu o Valdagno por contundentes 6-0 e deverá discutir a vitória no grupo C com o Noia, que "atropelou" os austríacos do Wolfurt. A equipa de Diogo Dias foi a única entre as portuguesas a jogar na pista de Lloret, mas jogará a jornada dupla desta sexta-feira na extraordinária Cidade Desportiva de Blanes, com os seus dois pavilhões dentro de um mesmo complexo.

Estreante Turquel venceu o Breganze num grupo D que promete ser o mais competitivo.
Estreante Turquel venceu o Breganze num grupo D que promete ser o mais competitivo.

Estreante na Eurockey Cup (tal como os alemães do TuS Dusseldorf-Nord), o Turquel garantiu um precioso triunfo por 4-3 sobre o Breganze, num grupo D que promete ser o mais equilibrado dos quatro da competição mista. No outro jogo do grupo, o catalão Caldes venceu o La Vendéenne por 6-4, mas os franceses deixaram excelente imagem e não serão presas fáceis para portugueses e italianos.

No feminino, cuja competição é disputada por oito equipas mas nenhuma portuguesa, destaque para a excelente exibição do Ely & Chesterton United (ECU) de Luís Gomes, que não merecia o "sofrimento" de ir a livres directos frente ao Uttigen. Os jovens seleccionados de Espanha e França levaram de vencida Alcobendas e Valdagno, mas a goleada do dia foi do Voltregà. As catalãs, com um historial riquíssimo no feminino, venceram o Cronenberg por 9-0.

Esta sexta-feira, há jornada dupla para fechar a fase de grupos e emparelhar as equipas para a fase de grupos. Todos os jogos podem ser acompanhados no site de resultados da competição.

"Vitória" do ECU no desempate por livres directos.

Grupo A

Peterborough 4-2 Dusseldorf

Valongo 11-1 Wimmis

Classificação: 1º Valongo (3), 2º Peterborough (3), 3º Dusseldorf (0), 4º Wimmis (0)

Grupo B

• Blanes 0-9 Pacé

Oliveirense 4-1 Follonica

Classificação: 1º Pacé (3), 2º Oliveirense (3), 3º Follonica (0), 4º Blanes (0)

Grupo C

Noia 11-1 Wolfurt

Paço de Arcos 6-0 Valdagno

Classificação: 1º Noia (3), 2º Paço de Arcos (3), 3º Valdagno (0), 4º Wolfurt (0)

Grupo D

Caldes 6-4 La Vendéenne

Turquel 4-3 Breganze

Classificação: 1º Caldes (3), 2º Turquel (3), 3º Breganze (0), 4º La Vendéenne (0)

Grupo E

• ECU 1-1 Uttigen

Espanha 4-2 Alcobendas

Classificação: 1º Espanha (3), 2º ECU (1), 3º Uttigen (1), 4º Alcobendas (0)

Grupo F

France Jeunes 2-0 Valdagno

Voltregà 9-0 Cronenberg

Classificação: 1º Voltregà (3), 2º France Jeunes (3), 3º Valdagno (0), 4º Cronenberg (0)

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Alma lusa nas aspirações francesas

Alma lusa nas aspirações francesas

A vice-campeã europeia parte para a Argentina com legítimas aspirações a uma prestação histórica. Na 'bagagem', a França leva quatro jogadores que alinham em Portugal e dois luso-franceses.