Alma lusa nas aspirações francesas
A vice-campeã europeia parte para a Argentina com legítimas aspirações a uma prestação histórica. Na 'bagagem', a França leva quatro jogadores que alinham em Portugal e dois luso-franceses.
Fabien Savreux anunciou os seus seleccionados para o Campeonato do Mundo da Argentina, em busca de um resultado histórico. Será uma selecção de inspiração portuguesa, com jogadores afirmados no dito "Melhor Campeonato do Mundo" como Carlo e Roberto Di Benedetto (ou Remi Herman), facilmente apontados a qualquer grupo de melhores jogadores da actualidade.
Em relação à prata conquistada em Paredes, Fabien Savreux abdica do guarda-redes Alain Audelin e de Erwin Debrouver e Nathan Gefflot para fazer regressar o experiente Mathieu Le Roux e o luso-francês Anthony Da Costa, promovendo a estreia de Pedro Chambel.
Aos 28 anos, o guarda-redes de Torres Vedras é uma das figuras do campeonato gaulês, um esteio no multi-titulado Saint-Omer orientado por Fabien Savreux. Em França desde 2016, Chambel está longe dos holofotes lusos e vai agora ao Campeonato do Mundo pela pátria que o acolheu. Nos genes, leva dois títulos Mundiais e um Europeu, conquistados pelo pai, António Chambel, pela selecção das quinas nos consecutivos anos de 1991, 1992 e 1993.
Indiscutíveis nas escolhas gaulesas são os irmãos Di Benedetto. A Bruno (Liceo), Carlo (Porto) e Roberto (Benfica), juntam-se os escudeiros de sempre, o "vianense" Remi Herman e o "marinhense" Antoine Le Berre, bem como o guarda-redes Baptiste Bonneau, figura no Europeu e agora no Sant Cugat da OK Liga. O 10 fica completo com o jovem Leo Savreux.
Na prata ganha em 2021, a França logrou vencer Portugal e Itália, só claudicando frente à Espanha. Na primeira fase, os números da derrota serviam às duas selecções e na final, a formação orientada por Guillem Cabestany só logrou o ouro no prolongamento, ficando a França a um passo de um feito histórico.
Os gauleses têm assim legítimas aspirações no Campeonato do Mundo a fazer ainda melhor do que em 2019, sendo que já esse quarto lugar foi o melhor de sempre num certame mundial.
França - Campeonato do Mundo 2022
Baptiste Bonneau (Sant Cugat) e Pedro Chambel (Saint-Omer); Anthony Da Costa (Noisy), Antoine Le Berre (Marinhense), Bruno Di Benedetto (Liceo), Carlo Di Benedetto (Porto), Léo Savreux e Mathieu Le Roux (Saint-Omer), Rémi Herman (Juventude de Viana) e Roberto Di Benedetto (Benfica). Seleccionador: Fabien Savreux.
Sexta-feira, 7 de Outubro de 2022, 10h06