Campeãs do que mais interessa

No encerramento da Eurockey Cup de Sub-15, Diana Melo recebeu a distinção 'Amizade' no reconhecimento de um envolvimento extraordinário neste evento. Independentemente dos resultados, Diana e a Académica foram campeãs.

Campeãs do que mais interessa

Foi em festa que a Académica de Coimbra viveu a Eurockey Cup de Sub-15, desde a chegada à partida, passando pela cerimónia de apresentação, os jogos e a cerimónia de encerramento. No final, a distinção da "Amizade" - "Friendship", um dos três pilares da Eurockey Cup - para a treinadora Diana Melo era mais do que justificada.

Internacional portuguesa, presente no Campeonato do Mundo em 1994 (Tavira) e no Campeonato da Europa em 1995 (Oviedo), Diana Melo liderou com um inigualável entusiasmo uma equipa jovem, que à partida já sabia que seria difícil competir com as equipas do país vizinho, mormente as catalãs, que vivem uma realidade completamente díspar em termos de Hóquei em Patins feminino.

Os atletas Mattia Carlo Zanoner (Valdagno) e Sven Nico Schenk (Wimmis) ganharam, respectivamente, os prémios
Os atletas Mattia Carlo Zanoner (Valdagno) e Sven Nico Schenk (Wimmis) ganharam, respectivamente, os prémios "Paixão" e "Respeito".

A derrota por 0-7 frente ao Manlleu, que venceria a prova, era uma chamada à realidade, depois de um primeiro jogo saldado com um confortável triunfo por 5-0 frente às gaulesas da Team Bretagne. Mas estava tudo em aberto para a derradeira jornada e as "estudantes" brilharam frente às madrilenas, vencendo por 3-0 para assegurar o 2º lugar no grupo e um lugar nas meias-finais.

Frente ao Sant Cugat, dois golos na primeira parte decidiram o apuramento catalão para a final. Em crescendo ao longo da partida, a Briosa deixaria uma excelente imagem em pista.

Festa contagiante. A Académica viveu a Eurockey Cup como ninguém.
Festa contagiante. A Académica viveu a Eurockey Cup como ninguém.

Não evitando a derrota e o afastamento, a Académica não perdeu a sua contagiante alegria e o prémio atribuído a Diana Melo, que o partilhou com toda a equipa, foi celebrado como se de um título de campeão se tratasse. E, na verdade, este grupo - com três atletas de 2008, sete de 2009 e três de 2010, sendo que destas últimas, Maria Helena Morgado e Eva Maia só em Novembro e Dezembro completarão 12 anos - sai mesmo campeão.

Esta foi a segunda participação da Associação Académica de Coimbra na Eurockey Cup. Participara em 2017, também em Sub-15, mas em Vilanova i la Geltrù e na prova mista (a única na altura). A "estudante" Sofia Sacadura, hoje jogadora da equipa principal do Académico da Feira, era a única atleta feminina entre 16 equipas. Na altura, a Briosa caiu no prolongamento dos quartos-de-final e terminaria em 6º. Foram seis jogos saldados em duas vitórias, dois empates no tempo regulamentar e duas derrotas.

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny