Campeãs do que mais interessa
No encerramento da Eurockey Cup de Sub-15, Diana Melo recebeu a distinção 'Amizade' no reconhecimento de um envolvimento extraordinário neste evento. Independentemente dos resultados, Diana e a Académica foram campeãs.
Foi em festa que a Académica de Coimbra viveu a Eurockey Cup de Sub-15, desde a chegada à partida, passando pela cerimónia de apresentação, os jogos e a cerimónia de encerramento. No final, a distinção da "Amizade" - "Friendship", um dos três pilares da Eurockey Cup - para a treinadora Diana Melo era mais do que justificada.
Internacional portuguesa, presente no Campeonato do Mundo em 1994 (Tavira) e no Campeonato da Europa em 1995 (Oviedo), Diana Melo liderou com um inigualável entusiasmo uma equipa jovem, que à partida já sabia que seria difícil competir com as equipas do país vizinho, mormente as catalãs, que vivem uma realidade completamente díspar em termos de Hóquei em Patins feminino.
A derrota por 0-7 frente ao Manlleu, que venceria a prova, era uma chamada à realidade, depois de um primeiro jogo saldado com um confortável triunfo por 5-0 frente às gaulesas da Team Bretagne. Mas estava tudo em aberto para a derradeira jornada e as "estudantes" brilharam frente às madrilenas, vencendo por 3-0 para assegurar o 2º lugar no grupo e um lugar nas meias-finais.
Frente ao Sant Cugat, dois golos na primeira parte decidiram o apuramento catalão para a final. Em crescendo ao longo da partida, a Briosa deixaria uma excelente imagem em pista.
Não evitando a derrota e o afastamento, a Académica não perdeu a sua contagiante alegria e o prémio atribuído a Diana Melo, que o partilhou com toda a equipa, foi celebrado como se de um título de campeão se tratasse. E, na verdade, este grupo - com três atletas de 2008, sete de 2009 e três de 2010, sendo que destas últimas, Maria Helena Morgado e Eva Maia só em Novembro e Dezembro completarão 12 anos - sai mesmo campeão.
Esta foi a segunda participação da Associação Académica de Coimbra na Eurockey Cup. Participara em 2017, também em Sub-15, mas em Vilanova i la Geltrù e na prova mista (a única na altura). A "estudante" Sofia Sacadura, hoje jogadora da equipa principal do Académico da Feira, era a única atleta feminina entre 16 equipas. Na altura, a Briosa caiu no prolongamento dos quartos-de-final e terminaria em 6º. Foram seis jogos saldados em duas vitórias, dois empates no tempo regulamentar e duas derrotas.
Quinta-feira, 20 de Outubro de 2022, 23h