Valongo triunfa na Parede no regresso do campeonato

O Valongo venceu na Parede no regresso dos jogos do Campeonato PLACARD, ainda em acerto de calendário. Falta de eficácia nas bolas paradas penalizou a equipa da Linha de Cascais frente a um Valongo que contou com o seu campeão do Mundo.

Valongo triunfa na Parede no regresso do campeonato

O Campeonato PLACARD está de regresso. Bem, mais ou menos. Na verdade, entre este sábado e próxima terça-feira acerta-se o calendário para o regresso definitivo no próximo dia 26, mas, numa prova em que todos os pontos contam, estas são - naturalmente - partidas importantes.

Na Parede, o Valongo venceu por 1-3, naquela que foi "apenas" a sua segunda vitória em cinco jogos. Para trás estão já as derrotas frente a Porto, Benfica e Sporting, os principais candidatos ao título, e é hora dos pupilos de Edo Bosch começarem a escalada na classificação.

Rafael Bessa bisou.
Rafael Bessa bisou.

Num arranque de partida com equilíbrio, o Valongo chegou à vantagem de grande penalidade, com Rafael Bessa a bater Guilherme Pedruco.

Seria a única bola parada convertida entre três para cada equipa, saindo mais penalizado o Parede que tinha de ir atrás do resultado. Como quando Carlos Ramos ("Carlitos") viu o azul, levando Rafael Lourenço para a marca de livre directo. E não só Rafael não conseguiu bater Xano Edo, como o Parede viria a sofre o 0-2, novamente por Rafael Bessa, apesar de estar em superioridade numérica.

Agora campeão do Mundo, Facundo Bridge respira (e transpira) confiança.
Agora campeão do Mundo, Facundo Bridge respira (e transpira) confiança.

Bessa desperdiçaria ainda uma grande penalidade nesta primeira parte, mas o Valongo entrava na segunda parte com a tranquilidade de uma dupla vantagem que já não escaparia.

Com o campeão do Mundo Facundo Bridge em pista e a transpirar confiança por um título mundial em que teve participação importante, o Valongo colocava as duas mãos nos três pontos com o 0-3 aos nove minutos, num bom lance de Miguel Moura, a "deixar" para o golo de Diogo Abreu.

Miguel Moura
Miguel Moura "deixa" para o 0-3, por Diogo Abreu. O jogo ficava decidido.

O Valongo repousou sobre a vantagem amealhada e o Parede continuou em busca de um golo que alimentasse a esperança da recuperação, mas a grande penalidade desperdiçada por João Alves ("Joka") e o livre directo não convertido por Federico Balmaceda ("Pichu") comprometiam o objectivo.

Regresso do campeonato teve espectadores atentos, como Alejandro Dominguez e Quim Paüls (Sporting) ou Hugo Lourenço (Murches).

O golo dos rubro-negros surgiria já nos cinco minutos finais. O Valongo tinha beneficiado de um livre directo (que Facundo Navarro não converteu) por azul a Manuel Coimbra e o não aproveitar da superioridade numérica levava Edo Bosch ao desespero. E parecia que adivinhava. Pouco depois de reposta a igualdade de jogadores em pista, André Gaspar fazia o 1-3. Mas, pese um último assomo dos anfitriões, o resultado já não se alteraria.

Golo de André Gaspar chegou tarde.
Golo de André Gaspar chegou tarde.

Com este desfecho, o Valongo ascende ao 9º posto, agora com seis pontos (em igualdade pontual com os minhotos Juventude de Viana, Braga e Riba d'Ave), ao passo que o Parede desce ao fundo da classificação com apenas um ponto somado.

Os comandados de Pedro Caeiro Gonçalves têm ainda um outro jogo em atraso, para acertar já na próxima terça-feira, em Barcelos. Nesse dia, as primeiras cinco jornadas do campeonato ficarão completas com a deslocação do líder Benfica a Braga.

Classificação

1º Benfica* (12), 2º Sporting (12), 3º Óquei de Barcelos* (12), 4º Porto (12), 5º Tomar (7), 6º Famalicense (7), 7º Juventude de Viana (6), 8º Braga* (6), 9º Valongo (6), 10º Riba d'Ave (6), 11º Oliveirense (5), 12º Paço de Arcos (3), 13º Murches (1), 14º Parede* (1)

*menos um jogo

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Benfica vence Taça Jesus Correia com mundialistas de regresso

Benfica vence Taça Jesus Correia com mundialistas de regresso

O Benfica venceu a Taça Jesus Correia ao vencer o Murches por 5-2 na final e no culminar de uma espécie de 'segunda pré-época'. Nuno Resende tomou o pulso aos mundialistas.