Três campeões na 'bagagem' do Benfica para Braga

No triunfo argentino, o Benfica passa a contar com três actuais campeões mundiais: Carlos Nicolia, Lucas Ordoñez e Pablo Álvarez. Desde a temporada de 1994/95 que as águias não podiam ir a jogo com tantos vigentes campeões do Mundo.

Três campeões na 'bagagem' do Benfica para Braga

O Benfica desloca-se esta terça-feira ao Pavilhão de Sequeira para defrontar o Braga. Na bagagem, as águias levam a liderança do campeonato, com quatro vitórias em outros tantos jogos, e três novos campeões do Mundo.

Esta terça-feira, é acertado no Minho o calendário do Campeonato PLACARD. O Benfica joga em Braga (21h) e o Óquei de Barcelos recebe o Parede (20h30).

Carlos Nicolia, Lucas Ordoñez e Pablo Alvarez conquistaram no passado dia 13 o Mundial em casa, em San Juan, e dão um brilho adicional ao grupo orientado por Nuno Resende que, na pretérita temporada, pela primeira vez em sete temporadas, não contou com um vigente campeão do Mundo.

Em 2015/16 e 2016/17, Carlos Nicolia luzia o título conquistado em La Roche-Sur-Yon em 2015. Em 2017/18, Jordi Adroher era campeão de Nanjing, contando o Benfica na temporada seguinte com o também campeão Albert Casanovas para além do "Mago".

Em 2019, o título foi português, sendo Miguel Vieira o único representante das águias nessa selecção. Era o campeão do Mundo no plantel em 2019/20 e 2020/21, mas um defeso atribulado em 2021 afastou-o da Luz. O Benfica ficava sem qualquer vigente campeão mundial no plantel...

Estranhava-se, depois de seis temporadas com campeões, mas era algo que não era estranho num passado não muito distante. De facto, antes de 2015, o Benfica esteve 20 anos sem um vigente campeão do Mundo...

Os campeões de 1993

Portugal fora campeão do Mundo em 1991, no Porto, e em 1993 defendeu com sucesso (a última vez que tal aconteceu) o seu título em Itália, numa final decidida nas grandes penalidades por um jovem estreante na alta roda, o dragão Filipe Santos.

Para esse Mundial, que decorreu em Outubro, António Livramento chamou nada menos que cinco jogadores que tinham representado o Benfica na temporada anterior. Tó Neves regressara ao seu Porto no defeso, mas

Luís Ferreira, Paulo Almeida, Vítor Fortunato e Rui Lopes continuariam às ordens de Carlos Dantas e, como "actuais" campeões do Mundo, levaram o Benfica à conquista de dois títulos nacionais, antes que o ceptro mundial mudasse de mãos, em 1995, para a Argentina.

Só duas décadas depois, haveria então novo campeão do Mundo - Nicolia - na Luz.

Campeões em Portugal

Carlitos, Lukitas e Pablito não serão os únicos campeões de que os portugueses poderão desfrutar no Campeonato PLACARD, tido - cada vez mais, justificadamente - como o melhor campeonato do Mundo.

Em Portugal, há outros seis campeões do Mundo para além dos três benfiquistas e de Danilo Rampulla (Óquei de Barcelos), que acabou por ficar fora da lista dos 12 possíveis de indicar na lista final. São também campeões Gonzalo Romero e Matías Platero (Sporting ), Ezequiel Mena (Porto), Conti Acevedo (Óquei de Barcelos), Lucas Martinez (Oliveirense) e Facundo Bridge (Valongo).

Em Itália, Valentin Grimalt (Lodi) será o único campeão, ao passo que em Espanha, na OK Liga, há dois nomes agora campeões com particularidades, a níveis bem diferentes. Matías Bridge, guarda-redes do Liceo, não chegou a ser utilizado, e Matías Pascual, depois de dois dias de ausência, foi a jogo para um dupla fractura exposta que o poderá fazer perder toda a temporada no Barcelona.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
«Voltaremos»

«Voltaremos»

Na hora da derrota na final do campeonato do Mundo, o seleccionado português 'falou' praticamente a uma só voz. 'Voltaremos', pôde ler-se nas redes sociais. E, num bloco que se tem consolidado, não se adivinham muitas mudanças num futuro próximo.