Três pontos para o caminho
Nos seis jogos disputados para o Campeonato PLACARD esta quinta-feira, a vitória sorriu em todos aos forasteiros, melhor colocados na classificação. Óquei de Barcelos e Braga encerram uma jornada que terminará com Benfica e Sporting no topo.
Depois de uma 8ª jornada em que só o Paço de Arcos venceu fora, a 9ª ronda é, para já, dos visitantes.
Faltando apenas a recepção do Óquei de Barcelos ao Braga, num dérbi minhoto agendado para esta sexta-feira, os seis jogos já disputados foram vencidos pelos forasteiros, sendo que estes eram também - em todos os embates - os mais bem classificados.
No Minho, os líderes Benfica e Sporting levaram a melhor sobre Riba d'Ave (3-6) e Juventude de Viana (4-8), com mais dificuldades para as águias, que chegaram ao intervalo empatadas a um.
Já na segunda parte, o Benfica esteve mesmo a perder, mas a resposta de Roberto Di Benedetto ao golo de Nery foi praticamente imediata e depois golos de Ordoñez e de Nicolia distanciaram os encarnados. Pedro Silva, com o seu segundo no jogo, ainda deu esperança ao Riba d'Ave ao reduzir para 3-4, mas mais dois golos de Ordoñez resolveram a questão a favor dos encarnados.
O Sporting, com apenas dois minutos e meio de jogo, já tinha marcado três golos no José Natário, e chegou ao intervalo com uma confortável vantagem de 2-7. Na etapa complementar, a Juventude de Viana até marcou mais (dois golos contra apenas um dos leões), mas não evitou a derrota. Ferran Font terminaria com um poker.
Porto vence ao cair do pano
Na Cidade Templária, o Tomar de Nuno Lopes (depois da vitória em 2019 e dos empates em 2020 e 2021) voltou a complicar a vida ao Porto, mas desta feita sem amealhar pontos. Ainda que tal tenha estado perto...
Apesar de terem estado a vencer por 1-4, o Porto - tal como frente ao Óquei de Barcelos na 6ª jornada - voltou a "adormecer" e veria o adversário virar o marcador. O Tomar marcou três golos nos primeiros cinco minutos da etapa complementar e assumiu a liderança com o 5-4, mas o Porto voltou a ser resiliente. Ezequiel Mena e Carlo Di Benedetto colocavam novamente o Porto em vantagem com 10 minutos para jogar. Mas a história não ficava por aqui...
Já no último minuto, o capitão tomarense Ivo Silva igualou. E Tomás Moreira, de livre directo, teve oportunidade de nova cambalhota, mas nem o empate se salvaria. Mena fez o 6-7 a 19 segundos do fim.
Na perseguição ao quarteto da frente, o Valongo somou mais três pontos, desta vez em Famalicão. A equipa de Edo Bosch continua a sua caminhada firme e chegou ao intervalo a vencer por 1-3. João Lima bisou para reduzir para a margem mínima, mas o Valongo não facilitou. Rafa Bessa e Carlos Ramos fixaram o 2-5 final.
Na Linha, venceram Oliveirense e Parede
Também por 2-5, a Oliveirense - a anterior "vítima" do Valongo - venceu em Paço de Arcos, mas a equipa de Paulo Pereira tardou em "arrancar" para a vitória.
Ricardo Barreiros, que capitaneou a Oliveirense antes de regressar ao Paço de Arcos, marcou o único tento da primeira parte, e os oliveirenses só igualaram já com 11 minutos decorridos na etapa complementar, por Jorge Silva. Um bis de Xavi Cardoso valeu uma vantagem de dois golos, que seria reduzida por Gonçalo Nunes, mas, no último minuto e meio, Marc Torra, de grande penalidade, e Jordi Adroher, de livre directo, confirmaram o triunfo.
Em Murches, a equipa da casa até esteve a vencer por 2-0, mas o Parede virara para 2-4 antes do intervalo. Na segunda parte, António Estrela reduziu aos 15 minutos, perdendo no entanto a oportunidade de igualar de grande penalidade. Zé Miranda não faria melhor de livre directo e, no tudo-por-tudo da equipa de Hugo Lourenço, "Pichu" faria o "letal" 3-5.
Com esta segunda vitória consecutiva, o Parede distancia-se da linha de água, passando Braga (que ainda joga esta sexta-feira) e Riba d'Ave. A equipa de Pedro Caeiro Gonçalves está agora em 10º, com 10 pontos, e os lugares de despromoção continuam ocupados por Paço de Arcos e Juventude de Viana, ambos com seis pontos, e Murches, com quatro.
9ª Jornada
• Paço Arcos 2-5 Oliveirense • 8.Dez
• Murches 3-5 Parede • 8.Dez
• Tomar 6-7 Porto • 8.Dez
• Juventude de Viana 4-8 Sporting • 8.Dez
• Famalicense 2-5 Valongo • 8.Dez
• Riba d'Ave 3-6 Benfica • 8.Dez
• Óquei de Barcelos vs. Braga • 9.Dez, 21h30
Classificação
1º Benfica (24), 2º Sporting (24), 3º Porto (22), 4º Óquei de Barcelos* (19), 5º Valongo (18), 6º Tomar (13), 7º Oliveirense (11), 8º Parede (10), 9º Braga* (9), 10º Riba d'Ave (9), 11º Famalicense (7), 12º Paço de Arcos (6), 13º Juventude de Viana (6), 14º Murches (4)
*menos um jogo
Sexta-feira, 9 de Dezembro de 2022, 8h20