Oliveirense garante fase de grupos
A Oliveirense está na fase de grupos da Liga dos Campeões depois de vencer também o Grosseto. Com três vitórias em três jogos, é a quinta equipa portuguesa a garantir a presença depois de Benfica, Porto e Sporting com entrada directa, e Valongo.
A Oliveirense carimbou a passagem à fase de grupos com uma terceira vitória em outros tantos jogos na segunda fase de qualificação.
Com o Calafell, detentor da Taça WSE, a garantir o apuramento ao vencer o Diessbach por 5-3, a Oliveirense sabia que - com o 1-6 que os catalães tinham brindado o Grosseto - dificilmente a passagem escaparia, mesmo com derrota, numa igualdade entre as três equipas.
Mas a equipa de Oliveira de Azeméis não deixou a decisão entregue ao acaso, vencendo o Grosseto por 7-4.
Houve emoção nos primeiros três minutos. Jorge Silva inaugurou o marcador no primeiro lance do jogo e Alessandro Franchi igualou no segundo, para Pablo Saavedra virar o marcador aos dois minutos e meio. Logo na resposta, Xavi Cardoso repôs a igualdade. Com o empate a dois, estava tudo como no início. E, agora, mais tranquilo no que a golos dizia respeito.
As redes voltariam a abanar aos nove minutos, numa grande penalidade convertida por Marc Torra, atacante que, recorde-se, logrou vencer a Liga Europeia em três anos consecutivos por três emblemas direntes, com o Barcelona em 2015 (e também 2014), o Benfica em 2016 e o Reus em 2017. Nestas duas últimas, em finais frente à Oliveirense que agora capitaneia.
A Oliveirense venceu os seus três jogos do grupo A em Diessbach. Deste grupo, para além da Oliveirense, avança para a fase de grupos o Calafell.
Apesar de ter de procurar o golo, o Grosseto estava expectante, procurando não ser surpreendido por uma equipa de Paulo Pereira que tinha mais posse de bola. A sete minutos do intervalo, a estratégia transalpina dava frutos, com nova igualdade - com Franchi a bisar - mas um arranque de baliza a baliza de Lucas Martinez voltou a dar vantagem à Oliveirense para o 4-3 com que se chegaria ao intervalo.
Na segunda parte, a entrada da Oliveirense foi letal. Martinez ampliou a vantagem aos três minutos, Franco Platero assinou o 6-3 e Lucas Martínez selou um hat-trick com o 7-3. O Grosseto não conseguiria melhor que reduzir para 7-4.
Com esta vitória, a Oliveirense garante a passagem à fase de grupos da Liga dos Campeões, onde já estavam Benfica, Porto e Sporting, e a quem este sábado se juntara o Valongo.
Domingo, 18 de Dezembro de 2022, 16h