Assalto a Valongo
A excelente campanha da pretérita temporada e uma ainda melhor caminhada este ano, já premiada com um inédito troféu europeu, levarão, segundo a generalidade da imprensa, a um autêntico 'saque' em Valongo.
É reconhecido por todos o excelente trabalho que Edo Bosch tem realizado em Valongo desde que chegou em 2020. Na pretérita temporada, chegou à final da Liga Europeia e, mesmo sem descanso e sobrecarregado com prolongamentos, complicou a vida ao Benfica nos quartos-de-final do play-off.
No defeso, as águias ficariam com Bernardo Mendes. O Porto levou Diogo Barata, mas "devolveu" Carlos Ramos. O Óquei de Barcelos chamou Miguel Vieira.
No entanto, o Valongo não acusou as "baixas". Às ordens de Edo Bosch, ganhou a Taça Continental, primeiro título europeu do clube, e garantiu o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões, passando duas rondas de qualificação. Vai disputar um lugar na Final Eight com o gigante Barcelona e os italianos Lodi e Forte.
No Campeonato PLACARD, o Valongo é 4º, tendo apenas perdido com Porto (3-5), Benfica (4-3) e Sporting (3-5), e vai em oito vitórias consecutivas (cinco fora e três em casa), série que na sua história só conseguiu na temporada de 2013/14, em que se sagrou campeão.
Tal colocou, naturalmente, os olhos dos demais e mais abastados nos "recursos humanos" da equipa. E prepara-se uma autêntica razia, um autêntico "assalto"...
Edo Bosch chegou a ser apontado ao Porto, mas o sucesso de Ricardo Ares no primeiro ano e a renovação até 2027 levaram o histórico ex-guarda-redes azul-e-branco a considerar outros desafios.
Facundo Bridge será reforço do Sporting, tal como, ao que tudo indica, Rafael Bessa.
A Oliveirense, segundo notícias destes últimos dois dias, pode fazer uma aposta declarada no "ouro" valonguense. Dando voz pública a rumores que ganham força nos bastidores desde o início de Dezembro, o ZeroZero avançou o acordo com o treinador Edo Bosch. Na "resposta", o Record subiu a parada, anunciando que Xano Edo e Facundo Navarro acompanhariam o técnico. E a estes, A Bola juntou ainda Nuno Santos e Diogo Abreu. Ficou a faltar a "aposta" d'O Jogo, mas, nas estreitas relações do diário portuense com o emblema de Oliveira de Azeméis, o "timing" desejado para confirmações será porventura outro.
Será mais de meia equipa (e também o treinador) de saída. De facto, indo estes "anéis", do 10 habitualmente chamado, sobrariam poucos "dedos". O jovem guarda-redes Gonçalo Bento, o experiente Francisco Silva e os reforços desta época, Miguel Moura e Carlos Ramos, sendo que "Carlitos" está emprestado pelo Porto.
Esta quarta-feira, o Valongo não escapou a críticas quando, na 12ª jornada, na recepção ao Riba d'Ave, perdia por 0-3 com apenas 12 minutos decorridos e por 2-5 ao intervalo. Mas, em mais uma prova de inquestionável valor, daria a volta ao marcador, vencendo por 6-5. E está agora apenas a dois pontos do 3º lugar do Sporting...
Quinta-feira, 12 de Janeiro de 2023, 18h36