Lodi segura 'Gigio'

O Lodi anunciou a renovação com Pierluigi Bresciani por mais duas temporadas. Campeão e vencedor da Taça em 2021, o treinador tem perdido referências nos 'giallorrossi', mas continua a realizar um trabalho de relevo.

Lodi segura 'Gigio'

O Lodi anunciou esta terça-feira a renovação do contrato com Pierluigi Bresciani por mais duas temporadas, assegurando a continuidade da principal figura da sua equipa.

"Gigio" foi treinador-jogador do Lodi na temporada de 2012/13, como já fora em 2006/07 no Bassano e seria entre 2013 e 2015 no Pieve, em três dos 11 clubes que representou como jogador, sendo um autêntico "globetrotter" da modalidade. No Hóquei de outros tempos, em que rareavam os italianos que se aventuravam no estrangeiro, teria uma aventura no Seixal, em 1999/2000, dois anos depois de se ter sagrado campeão do Mundo em Wuppertal, mantendo nos dias de hoje um admirável português.

Em 2015, pendurou definitivamente os patins, assumindo o comando técnico de um Forte onde se tinha formado e que vinha de conquistar os seus dois primeiros títulos de campeão. Sob a batuta de Gigio, seria campeão mais duas vezes, completando o "tri" e voltando a vencer em 2018/19 recuperando o título que em duas temporadas escapara para o Lodi de Nuno Resende.

Depois do ano da pandemia, sem título para ninguém, regressou a um Lodi "magoado" com a saída de Resende - e jogadores - para o economicamente emergente Trissino. Mas Gigio logrou, não só o título como a Taça de Itália, numa histórica dobradinha.

Perderia depois, por exemplo, o capitão Domenico Illuzzi, mas voltou a fazer uma excelente omolete com os ovos que restaram e chegou à final com o dominador Trissino. Cairia em três jogos, mas deixou uma excelente imagem que, no último defeso, levou a uma razia no plantel, saindo por exemplo o goleador Jordi Mendez (Trissino) ou o "maestro" Enric Torner (Forte).

Bresciani vai completar 49 anos e não virou a cara ao desafio. Com o duas vezes campeão mundial Valentin Grimalt na baliza, mas uma equipa sem outras figuras maiores - em que se inclui o português Filipe Fernandes, ex-Paço de Arcos -, o Lodi é segundo, apenas aquém do campeão Trissino, ao cabo de 15 jornadas da fase regular da Serie A1 e na Taça de Itália venceu o Forte por 2-0 nos quartos-de-final para defrontar o Grosseto nas "meias", a 25 de Março.

Depois de na pretérita temporada ter caído na fase de grupos, o Lodi volta a marcar presença na Liga dos Campeões. Passou a segunda ronda de qualificação com Valongo, La Vendéenne e Germania-Herringen e o sorteio ditou que ficasse agora integrado no Grupo C com Forte, Barcelona e, novamente, Valongo, que recebe no dia 26 no arranque da fase de grupos.

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny