A liderança em jogo (e a lanterna-vermelha também)
O Campeonato PLACARD regressa já este sábado, dois dias depois das emoções da Liga dos Campeões. As equipas europeias jogam domingo, numa jornada marcada pelos duelos entre os dois primeiros, Sporting e Benfica, e entre os dois últimos.
Muda-se o "chip" para o Campeonato PLACARD. Bem, não o Braga, que este sábado joga em Espanha a primeira mão dos oitavos-de-final da Taça WSE frente ao Alcoi, jogando para a 15ª jornada do campeonato na próxima quarta-feira, quando recebe o Porto.
Este sábado, há os dois embates possíveis entre as equipas que não foram a jogo na quinta-feira europeia. O Tomar joga em Famalicão e o Paço de Arcos recebe a Juventude de Viana, num duelo entre os dois últimos da tabela classificativa.
Se muito se fala do dérbi deste domingo pelo primeiro lugar, tão ou mais importante será o duelo entre a histórica equipa da Linha, actual lanterna-vermelha, e os vianenses, este sábado a partir das 18h.
Ambos somam apenas duas vitórias, e um dos triunfos do Paço de Arcos foi precisamente em Viana. Agora, os três pontos em jogo serão fundamentais - mesmo que haja muito para jogar - para os conjuntos de André Luís e Reinaldo Ventura continuarem a poder aspirar à manutenção.
Dia de "Dérbi Capital"
Domingo, há então o jogo de que se fala. Entre Benfica e Sporting, respectivamente primeiro e segundo, joga-se a liderança do Campeonato PLACARD. Que, se o dérbi der empate, até pode ser do Porto no fecho de contas da jornada, a 1 de Fevereiro, se os dragões vencerem em Braga.
No João Rocha, houve já oito jogos entre leões e águias, com quatro empates nos regulamentares 50 minutos, três vitórias do Sporting e uma vitória para o Benfica, por 4-5 em 2021, era Alejandro Dominguez o treinador das águias.
No entanto, no derradeiro embate, Nuno Resende sorriu após o empate, logrando uma vitória no prolongamento que valeria o apuramento para a final do play-off do Campeonato Nacional da I Divisão. Foi o último jogo à frente do Sporting de Paulo Freitas, técnico leonino dos oito dérbis já realizados. Do lado das águias, estiveram Pedro Nunes (dois empates), Alejandro Dominguez (uma derrota e uma vitória) e Nuno Resende (duas derrotas e dois empates).
Estes duelos no João Rocha têm sido pautados pelo equilíbrio e, pese a dilatada vitória por 5-1 do Benfica na primeira volta, espera-se - e deseja-se - emoção até final. Em totais, o Sporting soma 30 golos em tempo regulamentar contra 26 do Benfica, com pelo menos dois golos marcados por cada equipa e uma média de sete golos por dérbi. E os triunfos mais dilatados são dois 4-2, nas duas últimas vitórias leoninas.
O "dérbi capital", com arbitragem de Manuel Oliveira e João Catrapona, está agendado para as 15h deste domingo.
Castigos
No ritmo imposto de jogos a meio da semana e fim-de-semana, é pedido às equipas que tenham estruturas praticamente profissionais, com disponibilidade quase total. Mas, para tal, pedem-se organismos à altura, capazes de dar resposta.
A 13ª Jornada, última da primeira volta, realizou-se no de dia 18, com quatro expulsões a assinalar. Houve reunião do Conselho de Disciplina a 19, sem que qualquer caso fosse tratado e, sem outras reuniões, houve jogos da 14ª jornada a 21. Edo Bosch, Nuno Lopes, João Sardo e Tomás Cardoso tinham visto o vermelho e não puderam ir a jogo, mesmo que a decisão pudesse ser de repreensão, por exemplo. Entretanto, houve mais duas expulsões, de Tomás Moreira e Alexandre Marques ("Xanoca").
Na reunião de dia 25, saíram os castigos. Dois jogos para Tomás Cardoso, do Murches, tendo já cumprido um, mas falhando agora também a ida a Oliveira de Azeméis. Um jogo para João Sardo, do Paço de Arcos, também já cumprido. E 10 dias para os treinadores de Valongo e Tomar. Ambos já falharam uma partida, no passado sábado, e o treinador do Tomar falhará, ao 10º dia, a presença no banco no jogo em Famalicão. Já Edo Bosch, com o seu jogo adiado para domingo em virtude da presença na Liga dos Campeões, deverá poder estar no banco frente ao Parede.
No dia 26, saiu o castigo a Tomás Moreira, estranhando-se que não saísse a decisão sobre "Xanoca". Sairia da reunião desta sexta-feira, com salomónicos um jogo para cada, a cumprir nas partidas de, respectivamente, Tomar e Oliveirense este fim-de-semana.
Alterações europeias
Entretanto, dos quatro árbitros de categoria internacional que não foram chamados às provas europeias, sobram três... É que Sílvia Coelho também foi chamada, viajando para a Catalunha para arbitrar ao lado de Steff Jordi o jogo entre Igualada e Lyon da Taça WSE. Pedro Figueiredo e Pedro Silva, que apitaram no Palau Blaugrana, mas na Taça WSE iam cada um para seu lado, voltarão a dirigir juntos, agora em Sant Hipólit de Voltregà.
Apesar da chamada europeia para apitar neste sábado, com o início do jogo em Igualada agendado para as 20h30 locais, mantém-se a nomeação de Sílvia para apitar no domingo em Oliveira de Azeméis. Menos de 20h depois e com uma viagem de avião pelo meio.
15ª Jornada
• Paço de Arcos vs. Juventude de Viana • 28.Jan, 18h • Manuel Oliveira e Teófilo Casimiro
• Famalicense vs. Tomar • 28.Jan, 18h • Rui Leitão e Fernando Vasconcelos
• Sporting vs. Benfica • 29.Jan, 15h • Manuel Oliveira e João Catrapona
• Óquei de Barcelos vs. Riba d'Ave • 29.Jan, 16h • Manuel Fernandes e Rui Leitão
• Oliveirense vs. Murches • 29.Jan, 18h • Silvia Coelho e Pedro Miguel Sousa
• Valongo vs. Parede • 29.Jan, 18h30 • Joaquim Pinto e Porfírio Fernandes
• Braga vs. Porto • 1.Fev, 21h • Miguel Guilherme e Bruno Henriques
Classificação
= 1º Benfica (36), 2º Sporting (35), 3º Porto (34), 4º Óquei de Barcelos (32), 5º Valongo (30), 6º Oliveirense (24), 7º Tomar (20), 8º Famalicense (14), 9º Riba d'Ave (13), 10º Braga (13), 11º Parede (13), 12º Murches (8), 13º Juventude de Viana (7), 14º Paço de Arcos (6)
Sábado, 28 de Janeiro de 2023, 8h03