Porto sem 'chama' deixa pontos (também) em Braga

Braga e Porto empataram no encerramento da 15ª jornada. Voltaram os artilheiros dos dragões, mas faltou 'chama' no ataque para desequilibrar a defensiva bracarense e desfeitear Nélson Filipe. É o terceiro jogo consecutivo do Porto sem vencer.

Porto sem 'chama' deixa pontos (também) em Braga

Depois de uma derrota com o Sporting (4-6) para o campeonato e um empate com o Trissino (3-3) para a Liga dos Campeões, o Porto somou o terceiro jogo consecutivo sem vencer, ao empatar a um em Braga no fecho da 15ª jornada.

Não é que os dragões não estivessem avisados, mesmo que a visita fosse ao "emprestado" Pavilhão de Sequeira. Nas últimas três visitas ao Braga, o Porto só ganhara uma vez e perdera duas, levando os bracarenses a melhor em Fevereiro de 2020 às ordens de Rui Neto (6-2) e em Dezembro de 2021, na pretérita temporada, com Tó Neves ao leme (3-2), naquela que seria a primeira derrota para o campeonato de Ricardo Ares, depois de nove vitórias consecutivas no arranque da prova.

Mas o Porto, a ressentir-se das ausências frente ao campeão italiano na passada quinta-feira, levava poder de fogo à cidade dos arcebispos. Os goleadores Gonçalo Alves e Carlo Di Benedetto voltaram a ser opção, mas um jogo com pouca intensidade dos azuis-e-brancos acabaria por não conseguir derrubar a muralha bracarense, sempre com Nélson Filipe - oito vezes campeão nacional pelo Porto! - atento.

Na busca de uma vitória que valeria o regresso ao 2º lugar, o Porto só conseguiria marcar na 10ª falta contrária, com Gonçalo Alves eficaz de livre directo. O resultado estava desbloqueado e para os dragões, estranhamente apáticos, parecia suficiente.

A faltar quase 13 minutos para o fim, o Braga não mudou de estratégia com o golo sofrido. A equipa de Tó Neves manteve-se coesa, só arriscando mais no ataque com o escoar dos minutos, de esperança alimentada por uma diferença tangencial que persistia.

À entrada dos três minutos finais, Pedro Mendes rematou do meio da rua e Vítor Hugo, outro ex-campeão pelo Porto (em duas ocasiões), desviou para trair o também regressado Xavi Maliàn e ditar a divisão de pontos, num claro castigo para a falta de intensidade dos dragões.

Com o ponto conquistado nesta partida arbitrada pelos lisboetas Miguel Guilherme e Bruno Henriques - com cerca de 3h30 de carro para regressar, a meio da semana... - o Braga descola de Riba d'Ave e Parede no 9º lugar do Campeonato PLACARD. O Benfica lidera, com 39 pontos, com um trio "ex aequo" na perseguição: Sporting, Óquei de Barcelos e, agora, Porto estão a quatro pontos. A prova prossegue no fim-de-semana, com a realização da 16ª jornada, disputando-se seis partidas no sábado, incluindo um duelo entre Porto e Valongo que promete. No domingo, Tomar e Óquei de Barcelos fecham a ronda.

15ª Jornada

Paço de Arcos 2-0 Juventude de Viana • 28.Jan

Famalicense 7-2 Tomar • 28.Jan

• Sporting 1-3 Benfica • 29.Jan

Óquei de Barcelos 7-2 Riba d'Ave • 29.Jan

Oliveirense 4-3 Murches • 29.Jan

Valongo 6-3 Parede • 29.Jan

• Braga 1-1 Porto • 1.Fev

Classificação

= 1º Benfica (39), 2º Sporting (35), 3º Óquei de Barcelos (35), 4º Porto (35), 5º Valongo (33), 6º Oliveirense (27), 7º Tomar (20), 8º Famalicense (17), 9º Braga (14), 10º Riba d'Ave (13), 11º Parede (13), 12º Paço de Arcos (9), 13º Murches (8), 14º Juventude de Viana (7)

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny