Com o Europeu de Sub-23 no horizonte

A dois meses da data agendada para Campeonato da Europa de Sub-23, há pouca informação oficial. Para Portugal, que só venceu uma das últimas nove competições de selecções, o lote de possíveis escolhas a jogar na categoria máxima é reduzido.

Com o Europeu de Sub-23 no horizonte

Depois de se ter sagrado Campeão do Mundo em Barcelona em Seniores masculinos em 2019, Portugal falhou a conquista em três europeus jovens (todos de Sub-17), dois europeus seniores e três mundiais, triunfando apenas - no total de nove competições, cinco delas em casa - no Europeu de Sub-19 em 2021, que teve lugar em Paredes.

Agora, com poucas certezas e nenhuma confirmação oficial, um novo Campeonato da Europa, no escalão de Sub-23, está agendado para 3 a 8 de Abril, em Paredes. Para a prova, serão seleccionáveis os jogadores que não completem 23 anos até ao final de 2023, ou seja, nascidos depois do ano 2000 e, mantendo-se a tradição que vem da Taça Latina, o seleccionador será Renato Garrido, da selecção absoluta masculina.

A "ordem natural das coisas", se é que tal pode ser aplicado ao desporto, ditará que a base seja a do Campeonato do Mundo de Sub-19 de 2019, em que Portugal terminou com um bronze a saber a pouco depois de ter reclamado o ouro em três mundiais consecutivos.

Dos 10 mundialistas Sub-19 de 2019, há seis jogadores no Campeonato PLACARD, "apenas" quatro de pista. Do último Mundial de Sub-19, de Novembro último, apenas Tiago Sanches ganhou algum espaço, mas só neste mercado de Inverno, com a mudança para Braga.

Dos 10 então seleccionados por Vasco Vaz para Barcelona, seis competem actualmente no Campeonato PLACARD, categoria máxima do Hóquei em Patins nacional. "Xano" Edo e Diogo Abreu são referências do Valongo, Diogo Barata representa o campeão nacional Porto, Lucas Honório, que foi chamado a esse Mundial ainda como Sub-17, joga no Tomar, Gustavo Pato no Riba d'Ave e Tiago Freitas, que começou a época na "secundária" Académica de Espinho, deu o salto neste mercado de Inverno para reforçar o primodivisionário Famalicense.

Os restantes convocados para esse evento jogam na II Divisão, ainda que a lutar pela subida. Afonso Severino (Alenquer) e Miguel Fortunato (Oeiras) estão na discussão na Zona Sul e João Pedro Pereira e Zé Miguel (ambos na Juventude Pacense) lideram a Norte.

Primodivisionários

Facilitando a escolha ao seleccionador português, no Campeonato PLACARD são chamados habitualmente às fichas de jogo (não necessariamente entrando em pista...), um lote de "apenas" 20 possíveis convocados. E nove deles são guarda-redes.

De 2001 estão "Xano" Edo (Valongo), José Nunes (Riba d'Ave) e Tiago Freitas (Famalicense), de 2002 há António Marante (Tomar), João Tigeleiro e Rodrigo Vieira (Murches) e Manuel Silva (Famalicense), de 2003 costuma ser chamado Gonçalo Bento (Valongo) e de 2004 há Tomás Teixeira (Braga).

Há 20 possíveis convocados chamados regularmente às fichas do Campeonato PLACARD. Mas nove deles são guarda-redes...

Destes, apenas António Marante, Rodrigo Vieira e Xano Edo são donos das respectivas balizas, num lote a que se junta agora Tiago Freitas depois de reforçar o Famalicense no mercado de inverno. Xano será indiscutível, Tiago terá a seu favor as chamadas no passado à Selecção.

Será curioso verificar que, os nove guarda-redes nomeados representam seis equipas. E as mesmas seis equipas têm 10 jogadores de pista para "oferecer", juntando-se apenas o Porto das outras oito equipas com o pouco utilizado Diogo Barata, de 2002. Também de 2002, há Carlos Dias e Rafael Almeida, ambos do Famalicense.

No Campeonato PLACARD, apenas seis equipas (Valongo, Tomar, Famalicense, Braga, Riba d'Ave e Murches) apostam em guarda-redes e jogadores de pista Sub-23 regularmente. A estas junta-se o Porto, com Diogo Barata.

Mais velhos, de 2001, encontram-se apenas Diogo Abreu (Valongo), Gustavo Pato (Riba d'Ave) e Paolo Dias (Murches). Mais novos, há Diogo Cortez e Lucas Honório (Tomar) e Bernardo Ramalho e Zé Miranda (Murches), todos de 2003, sendo que Lucas, Bernardo e Ramalho são três dos campeões europeus de 2019. Outro desses campeões é Tiago Sanches, de 2004, o único entre os convocados para o recente Campeonato do Mundo de Sub-19 que, ao mudar-se da equipa "B" do Benfica para o Braga, tem agora oportunidades regulares no mais importante campeonato nacional.

Os últimos Sub-23, na Taça Latina de 2018

O Campeonato da Europa de Sub-23 sucede, no panorama europeu, à Taça Latina, "fechada" às selecções de Espanha, França, Itália e Portugal.

A última edição da Taça Latina, teve lugar em Saint-Omer, em 2018, e em representação da selecção das quinas viajaram os guarda-redes Alejandro Edo (agora no Valongo) e Pedro Freitas (Juventude Pacense) e os jogadores de pista Alvarinho (Óquei de Barcelos), Carlos Loureiro (Riba d'Ave), Gonçalo Meira (Braga), Gonçalo Nunes (Paço de Arcos), Gonçalo Pinto (Benfica), Luís Melo (Póvoa), Miguel Vieira (Óquei de Barcelos) e Pedro Batista (Juventude de Viana).

Era um grupo alicerçado nos Campeões do Mundo de Sub-20 de 2017 e 2015, sendo a excepção um "Xano" Edo precocemente "lançado às feras", "reza a lenda" para evitar uma fuga para a selecção espanhola. Mas, sob orientação do agora presidente federativo Luís Sénica, Portugal perdeu os três jogos frente a França (3-4), Espanha (4-9) e Itália (4-6) e não escapou, pela primeira vez na História, ao 4º e último lugar.

Guarda-redes Sub-23 do Campeonato PLACARD

Valongo (5º): Gonçalo Bento (2003), Xano Edo (2001)

Tomar (7º): António Marante (2002)

Famalicense (8º): Manuel Silva (2002), Tiago Freitas (2001)

Braga (9º): Tomás Teixeira (2004)

Riba d'Ave (10º): José Nunes (2001).

Murches (13º): Rodrigo Vieira (2002), João Tigeleiro (2002)

Jogadores de pista Sub-23 do Campeonato PLACARD

Porto (4º): Diogo Barata (2002)

Valongo (5º): Diogo Abreu (2001)

Tomar (7º): Diogo Cortez (2003) e Lucas Honório (2003)

Famalicense (8º): Carlos Dias (2002) e Rafael Almeida (2002)

Braga (9º): Tiago Sanches (2004)

Riba d'Ave (10º): Gustavo Pato (2001)

Murches (13º): Bernardo Ramalho (2003), Paolo Dias (2001) e Zé Miranda (2003)

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny