Só Barcelos reclama três pontos na cimeira ibérica

Em cinco duelos ibéricos, apenas o Óquei de Barcelos somou três pontos. As equipas que viajaram ao país vizinho regressam com empates, e o Valongo deu luta, mas perdeu frente ao Barcelona. Em França, o Sporting venceu com cinco golos de Font.

Só Barcelos reclama três pontos na cimeira ibérica

Está cumprida a segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, e apenas Barcelona e Sporting contam por triunfos as duas partidas que realizaram.

Nos oito jogos disputados esta quinta-feira, cinco eram duelos ibéricos. Os três realizados em solo espanhol terminaram empatados e houve um "empate técnico" entre Portugal e Espanha em solo luso, com uma vitória e uma derrota por dois golos. O Óquei de Barcelos foi o único a vencer.

Num Municipal de Barcelos, na estreia de melhoramento camarário, com cadeiras, agora apenas azuis, em toda a bancada (mas muitas delas tristemente por ocupar), a equipa de Paulo Freitas venceu o Reus por 3-1. Os barcelenses adiantaram-se aos seis minutos, por Alvarinho num remate forte, de primeira, à entrada da área, e ampliaram ainda na primeira parte por Miguel Rocha. Na segunda parte, o chileno Diego Rojas reduziu cedo, mas Alvarinho não tardou a responder, com um inusitado remate de meia distância, repondo uma diferença de dois golos com largos 18 minutos para jogar. Sem mais golos, seria decisivo o bis do internacional jovem português, que já celebrou um título europeu de clubes às ordens de Paulo Freitas, mas sem ser chamado a qualquer das cinco partidas da caminhada do Sporting para a conquista de 2021.

Em Valongo, Hélder Nunes viu um azul a abrir, que valeu o tento inaugural de Carlitos. Mas, quase 50 minutos depois, o subcapitão da selecção portuguesa sentenciaria a partida com o 3-5, de grande penalidade. Pelo meio, houve um grande jogo, repleto de emoção, entre um grupo de jovens portugueses em plena afirmação e um conjunto catalão sempre candidato a ganhar tudo.

Pau Bargalló não tardou a igualar e João Rodrigues, aos 10 minutos, colocava os blaugrana na frente. Mas este Valongo não se deixa intimidar. Miguel Moura fez o 2-2 e, em desvantagem ao intervalo depois de Bargalló voltar a marcar, Rafa Bessa faria o 3-3 aos seis minutos da etapa complementar. No mesmo minuto, Pau Bargalló selava um hat-trick para voltar a colocar o gigante da cidade condal na frente, mas o desfecho permaneceria incerto até à tal grande penalidade convertida por Hélder no último minuto. Apesar da derrota, as aspirações dos valonguenses em nada são beliscadas e mantêm mesmo o 2º lugar no grupo C.

Empates em Espanha

Em Espanha, só deu empates. Em Sant Sadurní, sem golos. A um em Calafell. E a três na Corunha.

No regresso de nada menos que quatro ex-liceistas ao Riazor, foi um deles que inaugurou o marcador a favor do Benfica, com Lucas Ordoñez a marcar o golo que coloria o marcador ao intervalo. Outro, Pablo Álvarez (e há ainda Edu Lamas e Roberto Di Benedetto) faria o 0-2 aos cinco minutos da etapa complementar, de livre directo depois de azul a Alex Rodriguez, no que parecia encaminhar-se para um triunfo das águias.

Mas, de pronto, Bruno Di Benedetto reduziu e, mesmo sem o cedido Pol Manrubia, o Liceo viraria o jogo com golos de Cesar Carballeira e Alex Rodriguez. O melhor que as águias conseguiriam seria garantir um ponto com um golo de Nil Roca a dois minutos e meio do fim.

Para o mesmo grupo A, houve o primeiro jogo caseiro de sempre do Calafell na principal prova europeia, com o empate a ser ditado de bola parada. A Oliveirense adiantou-se aos sete minutos e meio, com Tomás Pereira a mostrar a sua eficácia de grande penalidade. O jogo foi sempre muito disputado, muitas vezes com encaixe táctico total, e a tensão foi-se mantendo ao longo do jogo. A oito minutos do fim, não desperdiçando a 10ª falta oliveirense, Martí Casas - cujo futuro poderá passar por Portugal - igualou de livre directo.

No grupo B, o Porto somou o segundo empate, agora sem golos. Já com Xavi Malián de regresso após cumprir castigo, mas ainda sem Gonçalo Alves, a cumprir o último jogo de suspensão, ou Carlo Di Benedetto, que ainda terá mais um para cumprir, os dragões voltaram a ressentir-se da ausência dos seus goleadores. Mas também não permitiram que o Noia marcasse. O nulo final, com Roc Pujadas (no regresso à sua ex-casa), Eloi Mitjans e Ezequiel Mena a desperdiçarem livres directos nos segundos 25 minutos, é apenas o sétimo em toda a história da competição, o segundo com uma equipa portuguesa.

Ferran Font marca cinco em França

Muito mais inspirado na hora de marcar, esteve Ferran Font, marcando por cinco vezes na vitória do Sporting sobre o Saint-Omer por 3-7.

O Sporting entrou bem, com Ferran a bater duas vezes Pedro Chambel - guarda-redes português e, desde o Mundial, internacional francês - nos primeiros seis minutos. Mas Mathieu Le Roux, que na Argentina se despediu de "les bleus", reduziu ainda a meio da primeira parte, relançando uma disputa que muitos anteviam totalmente desequilibrada. Afinal, o Saint-Omer é o único representante francês, o único que não de Portugal, Espanha ou Itália, entrando na fase de grupos directamente.

Perante uma grande casa, os gauleses igualariam aos sete minutos da segunda parte, com Marçal Cuenca a marcar de livre directo depois de azul a Platero, mas Ferran Font voltaria a desequilibrar. O catalão que está na sua sétima temporada nos leões marcou mais dois golos e, a 10 do final, Toni Pérez fazia um 2-5 que praticamente sentenciava a contenda. João Almeida "mataria" definitivamente o jogo, mesmo que Leo Savreux reduzisse com três minutos para jogar. Caberia - justamente - a Ferran Font o ponto final na partida, com o quinto golo da sua conta pessoal no último minuto.

Trissino e Forte vencem duelos italianos

Em Itália, disputaram-se as duas únicas partidas sem qualquer equipa portuguesa, e ambas entre equipas italianas.

De facto, em Trissino, com vitória caseira por 7-3, ainda houve uma equipa portuguesa, com Pedro Figueiredo e Silvia Coelho a arbitrarem. E ficarão em Itália para sábado apitarem a segunda mão dos oitavos-de-final da Taça WSE, entre Valdagno e Lleida. Na disputa transalpina, numa reedição de uma das meias-finais da última edição da mais importante prova europeia, o líder do campeonato transalpino foi-se adiantando, mas sempre com o 4º classificado da Serie A1 a morder-lhe os calcanhares... na primeira parte. Na segunda, Jordi Mendez deu o toque para a fuga no marcador da equipa de Alessandro Bertolucci, e Giulio Cocco fez um 5-2 que, a seis minutos e meio do fim, decidia o vencedor. João Pinto, capitão do Trissino, selou a vitória com dois golos, reduzindo o argentino Bruno Alonso, ex-Oeiras, pelo meio.

Em Forte dei Marmi, Alessandro Faccin adiantou o Lodi, mas Enric Torner (ex-Lodi) igualou perto do intervalo. Na etapa complementar, o Lodi adiantou-se cedo, por Morgan Antonioni, um dos pré-seleccionados italianos para o Europeu de Sub-23, mas Torner voltou a anular a vantagem forasteira. Elia Cinquini, outro ex-Lodi, colocou o Forte pela primeira vez na frente a 16 minutos do fim e não mais o resultado se alterou.

A Liga dos Campeões regressa a 23 de Fevereiro, com a 3ª jornada, última da primeira volta da fase de grupos. Entre as equipas portuguesas, apenas o Óquei de Barcelos viaja até ao estrangeiro, para defrontar o Saint-Omer, sendo que também o Benfica joga fora, mas em Oliveira de Azeméis.

Grupo A

• Calafell 1-1 Oliveirense • 9.Fev

• Liceo 3-3 Benfica • 9.Fev

= 1º Oliveirense (4), 2º Benfica (4), 3º Calafell (1), 4º Liceo (1)

• Oliveirense vs. Benfica • 23.Fev

• Calafell vs. Liceo • 23.Fev

Grupo B

Trissino 7-3 Sarzana • 9.Fev

• Noia 0-0 Porto • 9.Fev

= 1º Trissino (4), 2º Noia (4), 3º Porto (2), 4º Sarzana (0)

• Porto vs. Sarzana • 23.Fev

• Noia vs. Trissino • 23.Fev

Grupo C

Forte 3-2 Lodi • 9.Fev

• Valongo 3-5 Barcelona • 9.Fev

= 1º Barcelona (6), 2º Valongo (3), 3º Forte (3), 4º Lodi (0)

• Barcelona vs. Lodi • 23.Fev

• Valongo vs. Forte • 23.Fev

Grupo D

• Saint-Omer 3-7 Sporting • 9.Fev

Óquei De Barcelos 3-1 Reus • 9.Fev

= 1º Sporting (6), 2º Óquei de Barcelos (3), 3º Reus (3), 4º Saint-Omer (0)

• Sporting vs. Reus • 23.Fev

• Saint-Omer vs. Óquei de Barcelos • 23.Fev

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
No fim, como no início: os raros nulos da Liga dos Campeões

No fim, como no início: os raros nulos da Liga dos Campeões

O embate para a Liga dos Campeões entre Noia e Porto terminou num empate a zero pouco habitual no Hóquei em Patins. E ainda mais na principal prova europeia. Antes, só acontecera em seis ocasiões.