Vidas difíceis em Paço de Arcos e Viana

Paço de Arcos e Juventude de Viana somaram derrotas caseiras frente a Riba d'Ave e Tomar e o objectivo da manutenção vai-se complicando. O Parede empatou em Famalicão e ganhou um ponto às equipas da 'zona de descida'.

Vidas difíceis em Paço de Arcos e Viana

Paço de Arcos e Juventude de Viana tardam em somar pontos determinantes para o objectivo da manutenção. Este sábado, a contar para a 17ª jornada, voltaram a não conseguir somar pontos perante o seu público.

Na Linha de Cascais, a equipa orientada por André Luís recebeu um Riba d'Ave que tem realizado um campeonato regular, mas que, sendo da segunda metade da tabela, seria um oponente frente ao qual era importante o Paço de Arcos somar pontos. Cedo o objectivo ruiu, culminando numa derrota por 2-6.

Os ribadavenses foram eficazes e já venciam por três golos - de Pedro Silva e Daniel Pinheiro (a bisar) - aos nove minutos. E, quando as equipas recolheram aos balneários, Franco Posito, de grande penalidade, e Gustavo Pato tinham ampliado a vantagem do grupo liderado por Raul Meca para inesperados cinco golos sem resposta.

Na etapa complementar, Gonçalo Nunes reduziu cedo da marca de castigo máximo. No entanto, não conseguindo encurtar mais distância, os jogadores do Paço de Arcos foram acusando o passar dos minutos. O argentino Franco Posito ainda "perdoou" o azul a Bruno Frade, não transformando o correspondente livre directo, mas, já nos quatro minutos finais, fez o 1-6 de grande penalidade depois de azul a Diogo Rodrigues ("Matraco"). João Sardo ainda reduziu, mas sem beliscar o importante triunfo do Riba d'Ave, que passa a somar 19 pontos, mais 10 que o adversário desta jornada.

Em Viana do Castelo, o ex-nabantino Rúben Sousa não enjeitou um livre directo por azul ao ex-companheiro Filipe Almeida para inaugurar o marcador, mas a resposta do Tomar foi categórica, com Guilherme Silva a igualar quase de pronto e "Tato" Ferruccio a virar o marcador cinco minutos depois. Com a tranquilidade que lhe dá o 7º lugar na tabela classificativa, a equipa de Nuno Lopes chegaria mesmo ao 1-3 antes do intervalo, por Lucas Honório.

Na segunda parte, os vianenses fizeram pela vida na categoria máxima. O internacional francês Remi Herman reduziu aos oito minutos e igualou aos 15, num remate fortíssimo de livre directo, sem hipótese de defesa para António Marante. A equipa orientada por Reinaldo Ventura criava oportunidades e a igualdade alimentava a esperança de reviravolta, no entanto, quase de pronto estancada por Tomás Moreira. O melhor marcador dos tomarenses entrou pela esquerda e, com ajuda defensiva a tardar, bateu Bruno Guia para dar outra tranquilidade à sua equipa.

Mais experiente, o Tomar geriu, resistindo até ao derradeiro assomo vianense, com cinco jogadores de pista, distancia-se do 8º lugar (tem agora sete pontos de vantagem) e aproxima-se do 6º da Oliveirense, que joga este domingo. A Juventude de Viana continua lanterna-vermelha, agora a sete pontos do Parede, primeira equipa acima da linha de água que, na fuga à zona de descida, ganhou um ponto em Famalicão, distanciando-se não só de Juventude de Viana, como de Paço de Arcos e Murches, sendo que a equipa estreante na I Divisão tem um jogo a menos.

Depois de um empate a seis na primeira volta, Famalicense e Parede voltaram a dividir pontos, agora numa igualdade "apenas" a dois. A equipa de Jorge Ferreira marcou na primeira parte, por João Lima e "Juanjo" López. A equipa de Pedro Caeiro Gonçalves respondeu na segunda, com Rafa Lourenço a bisar. O resultado ficou feito a cinco minutos do fim, não tendo havido a registar qualquer advertência ou cartão mostrado, nem qualquer bola parada.

Este domingo, no que à manutenção diz respeito, o Murches joga em Barcelos. Pelos lugares cimeiros, o Valongo recebe o líder Benfica e a Oliveirense tem a visita do campeão Porto. Por disputar fica o jogo entre Braga e Sporting, agendado para 1 de Março.

17ª jornada

• Paço de Arcos 2-6 Riba d'Ave • 11.Fev

• Famalicense 2-2 Parede • 11.Fev

• Juventude de Viana 3-4 Tomar • 11.Fev

• Óquei de Barcelos vs. Murches • 12.Fev, 16h • Porfírio Fernandes e Rui Torres

• Oliveirense vs. Porto • 12.Fev, 18h • João Catrapona e João Duarte

• Valongo vs. Benfica • 12.Fev, 17h • Paulo Almeida e Carlos Correia

• Braga vs. Sporting • 1.Mar, 20h

Classificação

= 1º Benfica* (42), 2º Sporting* (38), 3º Porto* (38), 4º Óquei de Barcelos* (35), 5º Valongo* (33), 6º Oliveirense* (30), 7º Tomar (26), 8º Riba d'Ave (19), 9º Famalicense (18), 10º Braga* (14), 11º Parede (14), 12º Murches* (11), 13º Paço de Arcos (9), 14º Juventude de Viana (7)

*menos um jogo

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
'Encore' bracarense em eliminatória emotiva da Taça WSE

'Encore' bracarense em eliminatória emotiva da Taça WSE

Não faltou emoção na segunda mão dos 'oitavos' da Taça WSE, com uma decisão no prolongamento e duas nas grandes penalidades. O Braga, único representante português, repetiu a vitória sobre o Alcoi e terá pela frente, nos 'quartos', o Igualada.