Testes ao 'momento de forma'

Numa 18ª jornada a meio da semana, as equipas em melhor 'forma' no campeonato defrontam-se na Luz, com o Benfica a receber uma Oliveirense que não perde há nove jornadas. Também na Segunda Circular, há outro jogo maior, entre Sporting e Valongo.

Testes ao 'momento de forma'

A 18ª jornada disputa-se, na íntegra, esta quarta-feira, com Lisboa a ser palco das duas principais partidas. Na Segunda Circular, o líder Benfica recebe a Oliveirense, 6º, ao passo que o Sporting, 2º com um jogo em atraso, recebe o Valongo, 5º.

À Luz, a Oliveirense chega como "apenas" 6º classificado, mas com a melhor sequência de resultados. A equipa orientada por Paulo Pereira não perde desde 4 de Dezembro, em Valongo, somando depois nove jogos sem perder, dos quais oito vitórias e um empate, em Barcelos. É um trajecto de relevo, principalmente se for tido em conta que foi marcado pelas notícias de muitas alterações para a próxima época em termos de plantel e mesmo de treinador, com reflexo óbvio na eliminação nos 16-avos-de-final da Taça de Portugal, na pista da Juventude Salesiana. A série sem derrotas para o campeonato está apenas aquém das 12 partidas (11 vitórias e um empate) logrados pelo Porto de Ricardo Ares na primeira volta.

O Benfica venceu os últimos quatro duelos, dois para o Campeonato, um para a Taça e outro para a Elite Cup, tendo a Oliveirense vencido por 5-4 em Outubro de 2021. Antes, nesse mesmo ano, vencera na Luz, no primeiro jogo dos quartos-de-final do play-off, mas acabaria por permitir a reviravolta na série. Será necessário recuar até Junho de 2016 para encontrar outra vitória oliveirense na Luz, e por inusitados 7-9. Mas, quando esse jogo se disputou, na derradeira jornada, o Benfica já festejara o título nacional (e também europeu) num ano de boa memória para as águias, que não voltariam a triunfar no campeonato.

Oliveirense (nove jogos) e Benfica (quatro) têm as duas melhores séries actuais de jogos sem perder. Apenas mais Tomar e Riba d'Ave, que se defrontam esta quarta-feira, não perderam qualquer uma das duas últimas partidas realizadas para o campeonato.

Esta partida, marcará também um outro regresso de Jordi Adroher à Luz, depois de uma saída estranha do clube em 2020 e de um reconhecimento tardio quando em 2021 ali jogou com as cores do Liceo. Agora, "el Mago" encontrará um Benfica na liderança, com confortáveis sete pontos de distância sobre os mais próximos perseguidores, ainda que o Sporting tenha uma partida para acertar em Março.

Depois de fechar a primeira volta com uma derrota no Dragão Arena sem qualquer golo conseguido, a equipa de Nuno Resende soma por vitórias as quatro partidas disputadas no que é a segunda melhor série vigente... atrás da Oliveirense. De resto, num campeonato competitivo, apenas Tomar e Riba d'Ave não perderam qualquer das duas últimas partidas que disputaram, somando ambas por vitórias. E defrontam-se esta quarta-feira.

A partida entre Benfica e Oliveirense será dirigida por Pedro Silva (Porto) [na foto] e Rui Leitão (Minho), sendo a primeira vez que arbitram juntos no Campeonato PLACARD apesar de já terem, respectivamente, 13 e 12 jogos dirigidos. Esta será também a primeira vez que qualquer um deles arbitra as águias para o campeonato, sendo que a Oliveirense já teve, um ou outro, em três partidas. Todas fora e cada uma com o seu desfecho. Rui Leitão esteve no empate em Barcelos. Já Pedro Silva esteve na vitória em Tomar e na derrota no João Rocha.

Independentemente do desenrolar do jogo, a dupla chamada não deverá ter muita contestação do público. O jogo está marcado para as 20h, hora a que os adeptos encarnados virarão certamente atenções para o futebol, com compromisso para a "Champions".

Valongo no João Rocha

Do outro lado da Segunda Circular, uma hora depois, começa o duelo entre Sporting e Valongo. Sendo pública a "atenção" dos leões aos talentos que despontam nas mãos de Edo Bosch, com Facundo Bridge garantido para a próxima época e Rafael Bessa muito perto disso, o Valongo procura evitar novo ciclo de derrotas frente aos ditos "três grandes" depois de ter perdido no Dragão Arena (4-5) e na recepção ao Benfica (3-5).

O Sporting terá de fazer contas a um jogo em atraso até 1 de Março, quando acertar calendário em Braga, mas não se pode arriscar a perder mais pontos, correndo o risco de deixar fugir definitivamente o "eterno rival".

Os leões somam 38 pontos, a par de Óquei de Barcelos e Porto, ambos com deslocações nesta quarta-feira. Os barcelenses jogam na Parede, ao passo que os dragões, com apenas uma vitória nas últimas seis partidas para todas as competições, jogam em Famalicão.

Noutra luta, pela "sobrevivência", destaque para o duelo entre Murches e Juventude de Viana, duas das equipas abaixo da linha de água. A outra, o Paço de Arcos, joga em Braga.

18ª jornada

• Murches vs. Juventude de Viana • 15.Fev, 20h • Miguel Guilherme e Bruno Henriques

• Benfica vs. Oliveirense • 15.Fev, 20h • Pedro Silva e Rui Leitão

• Braga vs. Paço de Arcos • 15.Fev, 20h • Pedro Figueiredo e José Manuel Pereira

• Tomar vs. Riba d'Ave • 15.Fev, 21h • Silvia Coelho e Teófilo Casimiro

• Parede vs. Óquei de Barcelos • 15.Fev, 21h • Joaquim Pinto e Pedro Miguel Sousa

• Famalicense vs. Porto • 15.Fev, 21h • Manuel Oliveira e Manuel Fernandes

• Sporting vs. Valongo • 15.Fev, 21h • Rui Torres e Fernando Vasconcelos

Classificação

= 1º Benfica (45), 2º Sporting* (38), 3º Óquei de Barcelos (38), 4º Porto (38), 5º Valongo (33), 6º Oliveirense (33), 7º Tomar (26), 8º Riba d'Ave (19), 9º Famalicense (18), 10º Braga* (14), 11º Parede (14), 12º Murches (11), 13º Paço de Arcos (9), 14º Juventude de Viana (7)

*menos um jogo

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny