Um mês de suspensão para Gonçalo Silva

Gonçalo Silva, árbitro mediatizado pela suspensão por uma publicação nas suas redes sociais sobre uma partida de futebol, foi suspenso por um mês e multa de 380 euros. A federação mostra-se atenta na defesa da ética e fair play.

Um mês de suspensão para Gonçalo Silva

Gonçalo Nuno Cardoso Catanho Silva foi punido com um mês de suspensão de actividade e multa de 380 euros.

A 10 de Fevereiro, a Federação de Patinagem de Portugal anunciou em comunicado a suspensão de um árbitro, repudiando "as declarações e a forma de estar no desporto do referido árbitro". Árbitro do quadro nacional, Gonçalo Silva teve os seus "15 minutos de fama" (no caso, certamente indesejados) depois de ter sido identificado como o autor do tal "post", relativo ao jogo de futebol entre Braga e Benfica de dia 9 de Fevereiro, em que visava os árbitros dessa partida.

O Conselho de Disciplina foi célere e puniu o árbitro por "uso de expressões ou gestos grosseiros, impróprios ou incorrectos", agravado por "ter a infração dado origem a alterações de ordem pública". Não estando em causa a gravidade da publicação do árbitro, levantar-se-ão questões de "dois pesos e duas medidas" ou de suspeito "fechar de olhos" a situações análogas.

Contra os árbitros do próprio quadro federativo ou outros agentes, não faltam acusações, ameaças ou insultos - e até mesmo agressões - a passar sem processos, castigos ou comunicados públicos a apregoar a defesa dos "valores da ética e fair play na prática desportiva". Quiçá por não acontecerem no palco das "redes sociais", mas naqueles lugares que por vezes parecem estranhos aos organismos que regem a modalidade, que são os pavilhões.

Sem desconsideração para o árbitro, Gonçalo Silva acabou por ser um "alvo fácil" de um castigo que só pecará por escasso. Árbitro do Conselho Regional de Arbitragem da Madeira, Gonçalo, porventura com o peguilho da sua insularidade, foi nomeado para apenas sete partidas nacionais esta temporada. Uma da II Divisão, ao lado de André Portal, dois para a Taça de Portugal e quatro da III Divisão, incluindo um derradeiro, entre o Marítimo e a equipa "B" da Física, a 4 de Fevereiro.

Com a suspensão agora aplicada, só poderá voltar a apitar a meio de Março.

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Dragão irreconhecível no arranque da segunda volta

Dragão irreconhecível no arranque da segunda volta

O Porto fechou a 1ª volta do Campeonato PLACARD na liderança. Desde aí, em cinco jornadas, só três equipas somaram menos pontos e os dragões caíram para o 4º lugar, a nove pontos do topo. Estranha-se, mas o play-off vai mantendo tudo em aberto.