Taça com 'quartos' de primeira

A fechar os 'oitavos' da Taça, Famalicense e Tomar venceram em casa dos 'secundários' Póvoa e Juventude Salesiana e só equipas do Campeonato Placard vão a sorteio dos 'quartos'. Em duelo de primodivisionários, o Valongo passou na Parede.

Taça com 'quartos' de primeira

Depois do expressivo 5-1 com o Sporting venceu o Benfica, também Famalicense, Valongo e Tomar se juntaram aos já apurados no sábado Murches, Porto, Braga e Óquei de Barcelos nos quartos-de-final da Taça de Portugal. Só restam equipas do Campeonato Placard.

Quis a agenda do fim-de-semana, que a Juventude Salesiana fosse a derradeira equipa da II Divisão a despedir-se de uma Taça de Portugal cujos condicionamentos no sorteio antes dos oitavos-de-final dificultam em muito a chegada de equipas dos escalões ditos secundários a uma fase avançada da prova rainha.

Procurando evitar o dissabor que a Oliveirense teve no Estoril, o Tomar pressionou desde muito cedo e o tento inaugural aos 10 minutos por Tomás Moreira, em dia de 26º aniversário, só pecará por tardio. Um minuto volvido, Lucas Honório ampliava num remate de muito longe com um desvio de Pedro Martins (que os árbitros não viram) a trair José Silva.

Na pressão tomarense, a Juventude Salesiana tinha poucas oportunidades para importunar Albert Mola, mas, perto do intervalo, beneficiava de um livre directo por azul a Filipe Almeida. André Eduardo ("Rato") não conseguiu bater o guarda-redes contrário, ficando no entanto os estorilistas em superioridade numérica para o início da segunda parte. A oportunidade gorar-se-ia e, mesmo em inferioridade, "Tato" Ferruccio até dilataria a vantagem para três golos.

De grande penalidade, Zé Tiago reduziu, mas o jogo esteve sempre controlado pela equipa de Nuno Lopes, apesar dos pupilos de Rui Bravo colocarem várias vezes à prova a atenção de Mola. Também de castigo máximo, a seis minutos do final, Guilherme Silva encerrou a discussão com um 1-4 que seria final. Até porque Ivo Nascimento não conseguiria reduzir pouco depois, na 10ª falta do Tomar.

Antes, o Famalicense afastara o Póvoa, da Zona Norte da II Divisão, com um triunfo por 1-6.

A igualdade a um ao intervalo, com golos de Nuno Silva e de Luís Melo para os poveiros, deixava tudo em aberto para a etapa complementar, mas a equipa da categoria máxima faria valer os seus argumentos. Hugo Costa desequilibrou o marcador e, com o 1-3, por João Lima, o primodivisionário Famalicense segurou o jogo. Hugo Costa ampliou e, já na recta final, "Joca" Guimarães fez o 1-5 e o jovem colombiano Thomas Molina, fechou as contas, confirmando as suas credenciais de goleador. Molina, de 19 anos, soma 26 golos pela equipa "B", nas 17 jornadas disputadas na Zona Norte A da III Divisão.

Entre equipas do Campeonato Placard, o Valongo venceu na Parede por 2-3.

Os valonguenses venciam por 0-2 a meio da primeira parte, com tentos de Diogo Abreu e Carlos Ramos ("Carlitos"), mas a habitual resiliência da equipa orientada por Pedro Caeiro Gonçalves recolocou-a na discussão. Aos sete minutos da segunda parte, Zé Costa reduziu e o Parede regressou ao jogo, mantendo-se a incerteza quando Mathias Arnaez repôs a diferença mínima apenas um minuto volvido sobre o 1-3 de Facundo Navarro. No entanto, o Valongo de Edo Bosch soube segurar a vantagem nos quase nove minutos que sobravam.

O sorteio dos quartos-de-final foi anunciado pela FPP para dia 24. Os quartos-de-final, antecâmara da Final Four, estão previstos para 18 de Março.

Apurados para os quartos-de-final

Campeonato PLACARD (8): Braga, Famalicense, Murches, Óquei de Barcelos, Porto, Sporting, Tomar e Valongo

Oitavos-de-final

• Oeiras 1-4 Murches • 18.Fev

• Física 0-9 Porto • 18.Fev

• Académica 4-6 Braga (4-4, 0-2 prol.) • 18.Fev

• Turquel 4-10 Óquei de Barcelos • 18.Fev

Sporting 5-1 Benfica • 19.Fev

• Póvoa 1-6 Famalicense • 19.Fev

• Parede 2-3 Valongo • 19.Fev

• Juventude Salesiana 1-4 Tomar • 19.Fev

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
«Olá, Portugal, sou um argentino e sou português»

«Olá, Portugal, sou um argentino e sou português»

Reinaldo Garcia abdicou da participação no Mundial para poder ser considerado 'seleccionável', mas, pese ter chegado a Portugal em 2001 e ser casado com uma portuguesa, tarda em ver reconhecida a nacionalidade. Desabafou nas redes sociais.