Um susto com Rémi, mas Viana largou a 'lanterna-vermelha'

Um valente susto com Rémi Herman, expôs fragilidades logísticas, mas a Juventude de Viana venceu o Parede e devolveu a lanterna-vermelha a um Paço de Arcos descrente e 'atropelado' pelo Tomar. O Murches somou um ponto e saiu da zona de descida.

Um susto com Rémi, mas Viana largou a 'lanterna-vermelha'

Num dia de luta no fundo da classificação, há mudanças a assinalar. O Murches, com um empate em Riba d'Ave, sai da zona de descida ao destacar-se do Parede, derrotado em Viana. Os três pontos somados pelos vianenses, permitem também devolver, um mês depois, a indesejada lanterna-vermelha ao Paço de Arcos, que foi copiosamente derrotado pelo Tomar. E, mais do que o resultado pesado, fica uma exibição demasiado cinzenta...

Para Rémi

Em Viana do Castelo, a Juventude não vencia desde 8 de Outubro, e o cenário não parecia nada favorável. Reinaldo Ventura cumpre castigo - se bem que na prática, dando instruções junto ao banco, acabou por ser pouco diferente - e, ainda não estavam cumpridos quatro minutos quando "Pichu" Balmaceda chocou com o francês Rémi Herman, deixando-o inanimado. Temeu-se o pior. Houve tensão e apreensão. Não houve foi socorro rápido.

O auxilio foi prestado por duas pessoas que se encontravam na bancada e a ambulância tardou 30 minutos a chegar. Se já é incompreensível que não haja meios (por exemplo, humanos, com profissionais de saúde destacados) no pavilhão, também se torna incompreensível a demora quando o Hospital dista menos de 2 km. Terá faltado sentido de urgência, porque os socorristas, chegando à pista, dirigiram-se a passo para o jogador. Necessariamente para rever noutras partidas e, fundamentalmente, no importante momento de promoção que será a Final Eight da Liga dos Campeões.

Volvida mais uma lamentável página no "Melhor Campeonato do Mundo" [ndr: conduzido ao Hospital, Rémi encontra-se bem e apenas em observação, segundo comunicaria a Juventude de Viana mais tarde], o jogo foi retomado e o marcador não tardou a mexer. Aos seis minutos contados, num lance feliz, Pedro Batista fez o primeiro do jogo.

Pedro Delgado ("Bekas") ampliou ainda na primeira parte, num forte remate de meia distância, e o argentino Nahuel Castro ("Nanu") fez um importante terceiro golo aos quatro minutos da etapa complementar. Apesar do esboço de resposta por André Gaspar, aos oito minutos, Bekas respondia pouco depois, para o 4-1.

Mostrando a sua habitual resiliência, o Parede não baixou os braços. "Pichu" reduziu para 4-2 a 10 minutos do fim, depois de azul a Andrés Castaño, e, logo de seguida, teve oportunidade de relançar definitivamente a contenda, na 10ª falta vianense, levando desta feita a melhor Bruno Guia. No derradeiro assomo paredense, caiu a 10ª falta, e Pedro Batista não desperdiçou fixando o 5-2 com apenas meio minuto para jogar.

A vitória, terceira em 19 jornadas, permite à Juventude de Viana deixar o último lugar e aproximar-se de um lugar de promoção. Está agora a cinco pontos do Murches.

Ponto precioso tira Murches da zona de descida

O Murches somou um importante ponto no Parque das Tílias, suficiente para se destacar do Parede e sair da zona de descida.

O internacional angolano Anderson Nery marcou ainda não estavam cumpridos dois minutos, mas a equipa de Hugo Lourenço nunca perdeu o foco. Já na recta final da primeira parte, Tomás Cardoso não conseguiu transformar um livre directo em golo após azul ao capitão dos visitados, Pedro Silva, mas, na superioridade numérica, Bernardo Ramalho, fez o 1-1.

Na segunda parte, o atacante que trocou o Paço de Arcos pelo Murches ainda cedo na temporada em busca de mais minutos, não conseguiu bater Álvaro Sheda depois de novo azul a Pedro Silva, mas voltaria a ser determinante mais tarde.

Pedro Silva seria eficaz a nove minutos do final, na 10ª falta dos cascalenses, dando nova vantagem à equipa de Raul Meca, mas Ramalho igualaria de novo, já nos derradeiros quatro minutos. O Murches ainda dispôs de um livre directo, na 10ª falta ribadavense, mas António Estrela não logrou um golo que poderia valer dois pontos adicionais.

Ainda assim, o ponto conquistado e a correspondente subida acima da linha de água, para a equipa recém-chegada à categoria máxima, é um marco.

Paço de Arcos no fundo

Em Paço de Arcos, a histórica equipa da Linha demonstrou uma descrença clara depois de sofrer um golo logo no primeiro minuto, por Lucas Honório, e, em virtude do triunfo vianense, fechará esta jornada no último lugar, com nove pontos.

O Tomar, apoiado por algumas dezenas de adeptos (provavelmente mais do que os afectos à equipa da casa, numa moldura confrangedora), tomou conta do jogo e o segundo golo tornava-se cada vez mais uma inevitabilidade. Marcou "Tato" Ferruccio a seis minutos do intervalo, para um 0-2 que pecava por escasso para os tomarenses, mas que podia manter vivas as aspirações do Paço de Arcos.

No entanto, no quarto minuto da segunda parte, Tato marcou por mais duas vezes, expondo muitas fragilidades na equipa orientada por André Luís, sem capacidade de reacção.

Guilherme Silva, que já representou o Paço de Arcos, fez o quinto a meio desta etapa complementar, para, pouco depois, Diogo Alves ver o azul. O Tomar não aproveitou, mas tinha o jogo na mão.

A oito minutos do fim, Nuno Lopes lançava Diogo Cortez, voltando a "lançá-lo" à pista apesar de ter visto um azul. António Marante, seguríssimo, manteria a sua baliza inviolada pela segunda vez na prova [ndr: a outra "clean sheet" fora também frente ao Paço de Arcos, na primeira volta, num 3-0] e o jovem Diogo marcaria mesmo, de grande penalidade, fechando as contas em 0-7 depois de Lucas Honório ter assinado o sexto.

O Tomar soma agora 30 pontos e fica a apenas três de Valongo e Oliveirense, que jogam este domingo, em duas das derradeiras quatro partidas da ronda.

19ª Jornada

• Paço de Arcos 0-7 Tomar • 25.Fev

• Riba d'Ave 2-2 Murches • 25.Fev

• Juventude de Viana 5-2 Parede • 25.Fev

• Oliveirense vs. Sporting • 26.Fev, 15h • Pedro Figueiredo e Pedro Miguel Sousa

• Óquei de Barcelos vs. Porto • 26.Fev, 16h • João Duarte e Miguel Guilherme

• Famalicense vs. Benfica • 26.Fev, 16h30 • Rui Leitão e Miguel Azevedo

• Valongo vs. Braga • 26.Fev, 18h30 • Pedro Silva e Manuel Fernandes

Classificação

= 1º Benfica* (48), 2º Sporting** (41), 3º Óquei de Barcelos* (41), 4º Porto* (39), 5º Valongo* (33), 6º Oliveirense* (33), 7º Tomar (30), 8º Riba d'Ave (21), 9º Famalicense* (19), 10º Braga** (17), 11º Murches (15), 12º Parede (14), 13º Juventude de Viana (10), 14º Paço de Arcos (9)

*menos um jogo, **menos dois jogos

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Edu Lamas, da Luz para o Dragão

Edu Lamas, da Luz para o Dragão

Em final de contrato com o Benfica, Edu Lamas já estará comprometido com o Porto, segundo a imprensa. A Bola avançou a hipótese e o Record apressou-se a dar como certo. Dois anos depois, os dragões 'vingam' a saída de Poka.