20ª jornada com Clássico entre Benfica e Óquei de Barcelos

Este sábado, realiza-se a 20ª jornada do Campeonato Placard na íntegra, com os pontos em disputa a serem cada vez mais importantes. O Benfica recebe o Óquei de Barcelos, Murches e Parede procuram, em casa, somar pontos para a manutenção.

20ª jornada com Clássico entre Benfica e Óquei de Barcelos

Será um 4 de Março com todos os sete jogos da 20ª jornada do Campeonato Placard, a entrar numa fase decisiva.

A ronda abre com a recepção do Sporting ao Famalicense, às 14h, procurando os leões pressionar de alguma forma o líder Benfica, que recebe o Óquei de Barcelos às 15h, hora também agendada para o início do jogo entre Porto e Juventude de Viana.

Na Luz, o Benfica busca uma espécie de ajuste de contas. Na primeira volta, as águias só perderam duas partidas e a primeira foi no Municipal de Barcelos, por 3-2, pondo a equipa de Paulo Freitas termo a um arranque encarnado com seis vitórias.

No entanto, se as deslocações do Benfica à "Catedral" são tradicionalmente complicadas, o mesmo não costuma acontecer quando o Clássico acontece em Lisboa, onde os barcelenses não vencem desde Março de 2008. Desde aí, contam-se 13 vitórias das águias para o Campeonato, uma para a Taça Continental e outra para a Taça de Portugal. Do já distante triunfo barcelense de 2008, por 2-3, recuperamos a curiosidade de Nuno Resende e Tiago Rafael serem na altura uma "parelha" como agora. Nessa época, a dupla técnica do Benfica congeminava jogadas em pista, na defensiva de um Óquei de Barcelos orientado por Vítor Silva. Entre 1º e 3º da classificação, este Clássico, prato forte desta 20ª jornada, será dirigido por Pedro Silva e Sílvia Coelho.

No Dragão Arena, um resultado que não seja a vitória do Porto será uma enorme surpresa. Não que a Juventude de Viana, apesar da sua periclitante situação classificativa não tenha os seus argumentos, mas porque urge uma resposta cabal de uma equipa de Ricardo Ares que nesta segunda volta, já com seis jornadas realizadas, só conseguiu uma vitória. Os vianenses vêm de um triunfo importante e talvez motivador, mas o objectivo de manutenção continua muito complicado.

Também na luta pela manutenção, mas, pela primeira vez (em toda a sua História) a entrar numa jornada da categoria máxima em posição de manutenção, o Murches recebe o Tomar às 16h. Os tomarenses, confortáveis no meio da tabela com 30 pontos, procuram melhorar os 39 que conseguiram nas duas últimas fases regulares e, ainda que com um calendário desfavorável no que falta jogar, têm o Valongo, em 6º, a apenas três pontos, e a Oliveirense, 5º, a quatro.

Neste sábado, seguem-se precisamente as partidas de Oliveirense, a partir das 17h, e Valongo, às 18h30.

A equipa de Oliveira de Azeméis joga no Pavilhão de Sequeira, pista do Braga, em mais um passo de uma missão de levar uma temporada cheia de condicionalismos a bom porto. Saída do ciclo com os "grandes" com uma vitória, uma derrota e um empate, a Oliveirense mede forças com uma formação bracarense que espreita um lugar no play-off.

O Valongo recebe o actual lanterna-vermelha do campeonato, um decepcionante Paço de Arcos que tarda em chegar à dezena de pontos. Para os de André Luís, há que conquistar pontos em palcos inesperados para reentrar na luta pela permanência, e o Municipal valonguense será certamente um desses palcos.

A fechar o dia e a jornada, é a vez do Parede "fazer pela vida". Às 21h, já conhecendo os restantes resultados, o Parede saberá se uma vitória - que será sempre importante - será suficiente para voltar "à tona" e até mesmo olhar de perto para quem está próximo do 8º lugar, que vale a presença no play-off. Esse desejado lugar, é, para já, do Riba d'Ave, precisamente o adversário do Parede.

20ª Jornada

• Sporting vs. Famalicense • 4.Mar, 14h • João Catrapona e José Martins

• Porto vs. Juventude de Viana • 4.Mar, 15h • Joaquim Pinto e José Manuel Pereira

• Benfica vs. Óquei de Barcelos • 4.Mar, 15h • Pedro Silva e Silvia Coelho

• Murches vs. Tomar • 4.Mar, 16h • Carlos Correia e Pedro Figueiredo

• Braga vs. Oliveirense • 4.Mar, 17h • Rui Torres e Paulo Almeida

• Valongo vs. Paço de Arcos • 4.Mar, 18h30 • Manuel Oliveira e Porfírio Fernandes

• Parede vs. Riba d'Ave • 4.Mar, 21h • Miguel Guilherme e Bruno Henriques

Classificação

= 1º Benfica (51), 2º Sporting (45), 3º Óquei de Barcelos (44), 4º Porto (39), 5º Oliveirense (34), 6º Valongo (33), 7º Tomar (30), 8º Riba d'Ave (21), 9º Braga (20), 10º Famalicense (19), 11º Murches (15), 12º Parede (14), 13º Juventude de Viana (10), 14º Paço de Arcos (9)

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Óquei de Barcelos vence na Luz e relança discussão

Óquei de Barcelos vence na Luz e relança discussão

O Óquei de Barcelos venceu o Benfica na Luz e relançou a luta pela vitória na fase regular. As águias continuam a liderar, mas agora com três pontos de vantagem sobre o Sporting, que venceu o Famalicense. O Porto goleou a Juventude de Viana.

Valongo procura reconstrução com seleccionador nacional

Valongo procura reconstrução com seleccionador nacional

A contas com múltiplas saídas, o Valongo contará com Renato Garrido ao leme para se reconstruir e relançar na próxima temporada. O actual seleccionador nacional, de 49 anos, regressa ao trabalho de clubes três anos depois.

Reus estraga a 'festa' ao Calafell e defronta Barcelona

Reus estraga a 'festa' ao Calafell e defronta Barcelona

Barcelona e Reus triunfaram nas derradeiras partidas dos quartos-de-final da Taça do Rei. Os blaugrana venceram o Igualada sem forçar, apesar da boa resposta arlequim, ao passo que o Reus venceu o anfitrião Calafell num jogo de muita emoção.