Vitória dá força ao sonho de manutenção do Murches

No arranque de uma 22ª jornada de muitas condicionantes, Sporting, Porto e Valongo venceram em casa sem alterações na classificação entre os cinco primeiros. Já o Murches deu um passo de gigante rumo ao sonho da manutenção ao vencer na Parede.

Vitória dá força ao sonho de manutenção do Murches

Era o jogo grande da noite pelo que poderia significar em termos da luta pela manutenção. E o Murches, depois de golear na pista do Paço de Arcos (1-9), voltou a mostrar vontade de cumprir uma segunda temporada na categoria máxima depois deste ano de estreia ao vencer na Parede por 2-5.

Zé Miranda, jogador cedido pelo Benfica, bisou na primeira parte para uma vantagem de dois golos que a equipa de Hugo Lourenço ("Caleta") procuraria defender com unhas e dentes. E tudo o mais que fosse preciso.

O Parede reduziu a meio da segunda parte, por Rafael Lourenço, mas o Murches mostraria uma eficácia extrema, quiçá pouco condizente com a juventude dos seus jogadores. Bernardo Ramalho repôs uma vantagem de dois golos e obrigava a equipa de Pedro Gonçalves a arriscar cada vez mais com o passar dos minutos.

A dois minutos e meio do final, João Alves ("Joka") chegou ao golo, mas ainda não era suficiente. E, na precipitação em busca do empate, o Murches "matou" o jogo. João Maló fez o 2-4 e, a um minuto do fim, Ramalho bisava para o 2-5 final.

O triunfo permite ao Murches "saltar" do 11º para o 9º lugar, passando Famalicense e Braga, ainda que estes tenham, respectivamente, menos um e menos dois jogos. Mas, pontualmente, o Murches chega aos 21 pontos, a apenas um do Riba d'Ave... no 8º lugar que vale o play-off.

Os próximos três jogos da equipa de Caleta são frente a Porto, Benfica e Sporting, mas o Murches pode já ter almofada suficiente para a idílica manutenção.

Resolver e pensar na Taça

Uma das equipas que perde um lugar para o Murches é o Famalicense, derrotado em Valongo por 3-1. Os valonguenses marcaram com apenas minuto e meio decorrido na primeira parte, por Facundo Navarro, e voltaria a marcar com pouco tempo decorrido na segunda, com Miguel Moura a marcar ainda não estavam cumpridos cinco minutos na etapa complementar.

Com compromissos para a Taça de Portugal no sábado (o Famalicense joga em Tomar e o Valongo no Dragão Arena), o 3-0 aos oito minutos, num livre directo de Facundo Navarro, acabaria por de alguma forma resignar as duas equipas. Carlos Dias assinou um tento para a equipa de Famalicão, mas sem beliscar o triunfo valonguense.

Olhos nos olhos

Também com o objectivo da Taça no horizonte, o Porto venceu o Tomar por 7-5. Gonçalo Alves marcou logo no primeiro minuto e ampliou aos cinco. E, quando aos sete minutos, o mesmo Gonçalo Alves chegava ao hat-trick, parecia precipitar-se uma goleada, bem diferente de um jogo da primeira volta que só ficou decidido a favor dos dragões no último suspiro de jogo.

Mas, com o terceiro dos dragões, os tomarenses - de certa forma, ausentes até então - "chegaram" enfim ao palco do jogo. No espaço de minuto e meio, Ivo Silva e Tomás Moreira relançavam a discussão de uma partida que começava com cinco golos nos primeiros nove minutos.

Gonçalo perderia a oportunidade de dilatar de grande penalidade em duas ocasiões, com António Marante a brilhar em particular na segunda, em que o Tomar ficou com menos um por azul a "Tato" Ferruccio.

"Sobrevivendo" à inferioridade numérica, a equipa de Nuno Lopes chegaria mesmo à igualdade, sendo mais eficaz na bola parada. A três minutos do intervalo, Reinaldo Garcia viu azul e Tomás Moreira rematou para o 3-3.

O Tomar anulara uma desvantagem de três golos, mas não conseguiria capitalizar esse momento anímico no pouco que faltava jogar na primeira parte. Menos de um minuto volvido, Ezequiel Mena combinava com Carlo Di Benedetto para o golo do argentino que desequilibrava o marcador ao intervalo.

Na etapa complementar, o Porto voltou a entrar melhor e, aproveitando uma perda de bola tomarense, Rafa fez o 5-3 aos quatro minutos. O Tomar reagiu e reduziu por Tato, mas a resposta foi quase pronta, por Carlo Di Benedetto, mantendo o Porto uma vantagem de dois golos para gerir.

O Tomar não deixou de acreditar e de disputar o jogo pelo jogo. A oito minutos do final, uma simulação de Roc Pujadas redundou na 10ª falta azul-e-branca, e Tomás Moreira voltou a ser "impiedoso" da marca de livre directo, batendo de novo Xavi Malián, agora para o 6-5.

Defendendo a vantagem tangencial com posses de bola largas, o Porto haveria de resolver o jogo num lance infeliz de Guilherme Silva, a ver o azul. Carlo Di Benedetto, de livre directo, faria o definitivo 7-5 já nos três minutos finais.

O Porto soma agora 45 pontos, mais três que o Valongo (que tem mais um jogo) e a três do terceiro lugar do Óquei de Barcelos. Mais longe, ainda que com mais uma partida, o Sporting chegou aos 52, aproximando-se da liderança.

João Almeida também conta

No João Rocha, o Sporting demorou a desbloquear o marcador. Sem impor grande ritmo, a equipa leonina não conseguia desequilibrar a Juventude de Viana, e só a minuto e meio do intervalo inaugurou o marcador, por Alessandro Verona, sendo difícil adivinhar-se o 7-0 final.

Mas, se os leões recolheram aos balneários a vencer com um tento solitário, praticamente regressaram a vencer por três. Gonzalo Romero e Ferran Font marcaram nos primeiros 30 segundos da etapa complementar e praticamente "mataram" o jogo..

Os vianenses, com Reinaldo Ventura a assistir longe na bancada, acusaram a desvantagem e não conseguiram reduzir de livre directo [Ângelo Girão esteve intransponível] , surgindo depois João Almeida.

Quase marginalizado em muitas partidas, João Almeida tem tido mais minutos com Alejandro Dominguez e tem marcado alguns golos. Neste jogo, o campeão da Europa de Sub-20 em 2014 e vencedor da Taça Latina em 2016, marcaria por três vezes, desequilibrando completamente o marcador.

João Souto fechou as contas a um minuto do fim, depois de azul a João Pedro, e o Sporting aproxima-se do líder Benfica, que só joga sexta-feira. A Juventude de Viana continua em penúltimo, agora com mais um jogo e apenas mais um ponto que o lanterna-vermelha Paço de Arcos. E, mais preocupante, a nove pontos da primeira equipa acima da linha de água, agora o Famalicense.

22ª Jornada

Sporting 7-0 Juventude de Viana • 15.Mar

• Parede 2-5 Murches • 15.Mar

Porto 7-5 Tomar • 15.Mar

Valongo 3-1 Famalicense • 15.Mar5

• Benfica vs. Riba d'Ave • 17.Mar, 20h

• Oliveirense vs. Paço de Arcos • 18.Mar, 18h

• Braga vs. Óquei de Barcelos • 30.Mar, 21h

Jogos em atraso

• Riba d'Ave vs. Porto • data a definir

• Famalicense vs. Braga • 22.Mar, 21h

Classificação

= 1º Benfica* (54), 2º Sporting (52), 3º Óquei de Barcelos* (48), 4º Porto* (45), 5º Valongo (42), 6º Oliveirense* (37), 7º Tomar (36), 8º Riba d'Ave** (22), 9º Murches (21), 10º Braga** (20), 11º Famalicense* (19), 12º Parede (15), 13º Juventude de Viana (10), 14º Paço de Arcos* (9)

*menos um jogo, **menos dois jogos

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny