Fim-de-semana de decisão de Taça em Itália

Trissino recebe este fim-de-semana a decisão da Taça. Na corrida ao troféu, estão, para além do anfitrião Trissino, com João Pinto, o Bassano de Miguel Viterbo e Francisco Veludo, o Lodi de Filipe Fernandes e o Grosseto.

Fim-de-semana de decisão de Taça em Itália

Antecipada uma semana em função do compromisso europeu do Bassano na segunda mão da Taça WSE, a Taça de Itália tem este fim-de-semana a sua Final Four.

Tal como na pretérita temporada, os quartos-de-final - com os oito mais bem classificados da primeira volta da fase regular da Serie A1 - foram jogados antes. Imperou o factor casa e ficaram definidas as meias-finais.

O Trissino recebe a prova para tentar o título que lhe escapou no mágico ano de 2022. Dominador, seria surpreendido pelo Sarzana nos quartos-de-final da Coppa, A equipa de Alessandro Bertolucci venceu depois Liga Europeia, Serie A1 e Supercoppa, mas ficou com aquela espinha atravessada.

Agora, ultrapassado o Vercelli com um concludente 13-2, o Trissino reclamou para si a organização do evento, em busca de um troféu que só ganhou uma vez, em 1974. já lá vão quase 50 anos.

Faltando apenas três jornadas para o fim da fase regular, o Trissino já assegurou a garantiu a vitória e o facto casa para os play-offs, destacando-se claramente como melhor ataque, com 146 golos conseguidos contra "apenas" 98 do segundo mais profícuo, o Grosseto. Em 23 partidas, só perdeu três... uma contra o Bassano.

O Bassano, orientado por Miguel Viterbo e com Francisco Veludo entre os postes, quebrou um arranque de seis vitórias do Trissino ao vencer por 5-4, mas tem realizado uma segunda volta aquém das expectativas e ainda procura o acesso directo aos quartos-de-final do play-off. O 7º lugar do Basssano faz mesmo da equipa de Viterbo a mais mal classificada das participantes, ainda que seja aquela que - entre as quatro - tem mais presenças na decisão da segunda mais importante italiana: nada menos que 10. Mas só venceria duas, em 1981 e 2004.

Melhor "aproveitamento" teve o Lodi. Actual segundo classificado na Serie A1, o emblema que o português Filipe Fernandes defende teve oito presenças na decisão e ganhou quatro, em 1978, 2012, 2016 e 2021. No tocar de extremos, o Lodi terá pela frente terá o Grosseto, que só esteve numa final (perdida) em 1986. Este ano, a equipa de "Gigio" Bresciani levou a melhor nos dois duelos para a fase regular, por 4-2 na Lombardia e 4-5 na Toscânia.

As meias-finais jogam-se este sábado e a entrega do troféu será domingo. Na última edição, em Forte dei Marmi, o Sarzana conseguiu uma inédita conquista mesmo tendo o anfitrião Forte pela frentes. Agora, ambos estão ausentes, tal como o Follonica afastado nas "meias" tal como o Lodi, o único repetente.

Quartos-de-final

Trissino 13-2 Vercelli • 11.Jan

Lodi 2-0 Forte • 11.Jan

Grosseto 6-5 Follonica (5-5, 1-0 prol.)• 11.Jan

Bassano 3-2 Sarzana • 11.Jan

Meias-finais

• MF1 • Lodi vs. Grosseto • 18.Mar, 18h

• MF2 • Trissino vs. Bassano • 18.Mar, 21h

Final

Vencedor MF1 vs. Vencedor MF2 • 19.Mar, 18h

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny