Os gigantes também se abatem
O Valongo é o primeiro a derrotar o Barcelona esta época, depois de 29 vitórias, dois empates e dois troféus. E, na maior prova europeia, os valonguenses são apenas a sétima equipa de sempre (terceira lusa) a vencer os blaugrana como visitante.
A vitória do Valongo na pista do Barcelona esta quinta-feira foi a grande surpresa da penúltima jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, mesmo que esta esteja a ser mais uma grande temporada da equipa orientada por Edo Bosch, recorde-se, vice-campeã europeia e detentora da Taça Continental.
Um Barcelona imbatível... até chegar o Valongo
É verdade que o Barcelona já garantira o primeiro lugar no grupo B e o respectivo apuramento para a Final Eight de Viana do Castelo. E também não contou com Matias Pascual, ausente desde a pausa para o Mundial por dupla fractura de tíbia e perónio, ou Sergi Llorca, lesionado no tornozelo direito.
E os pupilos de Edu Castro vinham de um empate a três na pista do Alcoi, mas tal pouco manchava uma temporada quase perfeita. Para a OK Liga, este foi o segundo empate, a que se somam apenas vitórias nos outros 20 jogos disputados, para uma liderança com 12 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o melhor ataque, com 129 golos marcados (mais 44 que o segundo melhor), e a melhor defesa, com apenas 34 golos sofridos (menos oito que a segunda menos batida).
A este percurso no campeonato, juntam-se outras vitórias que, inclusivamente, valeram títulos. Logo em Setembro, o Barcelona vencera Noia e Reus para conquistar a Supercopa. E, mais recentemente, no início de Março, vencendo Igualada, Reus e Liceo, a equipa de João Rodrigues e Hélder Nunes venceu a Taça do Rei.
É todo um domínio interno que "transbordava" para a Liga dos Campeões. Um pleno de quatro triunfos nas quatro primeiras jornadas da fase de grupos apuraram logo o Barcelona para a Final Eight, e como primeiro do grupo, deixando pouca "motivação" para as derradeiras duas partidas, frente aos candidatos ao segundo lugar, Valongo e Forte.
Esta quinta-feira, a fazer pela vida (leia-se, segundo lugar) o Valongo vencia por 0-3 a dois minutos do intervalo. Mas o Barcelona puxou dos galões, anulou a desvantagem a 13 minutos do fim e procurou a vitória. No entanto, a quatro minutos e meio do derradeiro apito, depois de Xano Edo ter negado oportunidade de livre directo a Ignacio Alabart, Facundo Navarro saiu disparado para enfrentar Sergi Fernandez, bisou no encontro e fez um 3-4 que seria definitivo.
O apito final selava aquela que seria apenas a oitava derrota de sempre do Barcelona como anfitrião na principal prova europeia, bandeira que - do alto de 22 conquistas em 56 edições concluídas - faz do gigante catalão a referência maior da modalidade.
Oito derrotas, sete carrascos
A primeira derrota aconteceu em 1975, na terceira final consecutiva dos catalães... e custou o título. Depois de terem reclamado os seus dois primeiros troféus, os blaugrana perderam por 4-6 com o Voltregà, que, depois de um empate no primeiro jogo de uma decisão a duas mãos, conquistavam a prova pela segunda vez.
O Barcelona só voltaria a perder em casa para a então Taça dos Campeões Europeus 13 anos depois, na recepção aos italianos do Hockey Novara (que seriam finalistas vencidos, frente ao Liceo), por 4-5. De resto, tirando a primeira derrota com o Voltregà, todos os outros "deslizes" foram tangenciais.
Em 2002, já com a prova como Liga Europeia, o Barcelona perderia frente ao Vic, por 2-3, voltando os "vigatans" a vencer seis anos depois, por igual resultado. Pelo meio, em 2005, outra derrota por 2-3, com a Oliveirense a tornar-se a primeira equipa portuguesa a conseguir "o" feito. Nas épocas destas três derrotas, os blaugrana até venceriam o título em 2001/02 (numa decisão no Minho como este ano, mas em Guimarães) e 2004/05.
Em Dezembro de 2015, o Porto triunfar no Palau Blaugrana, vencendo por 1-2, e tornava-se a segunda equipa portuguesa a consegui-lo. E, até o Valongo se tornar, esta quinta-feira, a terceira, o Barcelona só sofreria uma outra derrota em casa. Foi nos quartos-de-final de 2017/18, num 3-4 com os italianos do Forte, o próximo adversário, a ser um valente susto. Os blaugrana tinham vencido na primeira mão por 1-3...
O Valongo junta-se assim a Voltregà, Hockey Novara, Vic, Oliveirense, Porto e Forte num restrito grupo que venceram o Barcelona como visitantes
Sexta-feira, 24 de Março de 2023, 23h12