Girão abdica de presença no Europeu

Presente em nove grandes provas, Mundiais e Europeus consecutivos, e com uma filha a caminho, Ângelo Girão poderá abdicar da presença no próximo Europeu. Com muitas indefinições, o evento fica órfão de uma das mais sonantes figuras da modalidade.

Girão abdica de presença no Europeu

Internacional juvenil, campeão europeu em 2005, internacional júnior, conquistando o Europeu em 2008, e vencedor da Taça Latina, no escalão de Sub-23, também em 2008, Ângelo Girão chegou em 2009 à selecção absoluta das quinas para o Taça das Nações, mas só em 2013 "pegou" de estaca. Desde aí tem sido o dono da baliza portuguesa, mas, por decisão própria, poderá não ir ao próximo Campeonato da Europa. Apontado de 17 a 22 de Julho, vai-se dizendo que o evento poderá acontecer em França, mas tardam informações oficiais sobre a sede.

A "história" de Ângelo Girão nas grandes competições pela principal selecção de Portugal começou com a chamada, pelo agora presidente federativo Luís Sénica (que já o chamara em 2009 a Montreux), ao Campeonato do Mundo que se realizou em Angola, ainda o guardião representava o Valongo. Em San Juan, Girão completaria nove grandes competições consecutivas, cinco Mundiais e quatro Europeus.

Campeão da Europa em 2016, em Oliveira de Azeméis, e da Europa em 2019, em Barcelona, onde foi muito mais que um herói na conquista lusa, o guarda-redes de 33 anos, tem um percurso na Selecção Nacional que, actualmente, fica apenas aquém dos de João Rodrigues e Hélder Nunes, capitão e sub-capitão, com 10 grandes competições consecutivas, e de Diogo Rafael, com 10 grandes competições disputadas nas últimas 11 realizadas.

Do país vizinho, não faltam exemplos de figuras maiores que pediram uma "pausa" nas competições, e a filha que está a caminho terá certamente pesado na decisão do guarda-redes que capitaneia o Sporting. O argumento é inabalável. A Ângelo Girão não faltam experiências na Selecção Nacional e no Hóquei em Patins, mas na paternidade será uma estreia e não quererá perder nada dos primeiros tempos...

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Vantagem de 'mão cheia' e um patim na Final Four

Vantagem de 'mão cheia' e um patim na Final Four

O Benfica venceu em Valdagno por 4-9 e amealhou uma importante vantagem para a 2ª mão dos 'quartos' da Liga dos Campeões Feminina, ao passo que o Vila-Sana leva uma vantagem tangencial a Manlleu na decisão do possível adversário das águias.

Benfica em Itália, para passo firme rumo à Final Four

Benfica em Itália, para passo firme rumo à Final Four

O Benfica joga este sábado, em Valdagno, a primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões Feminina. Com claro favoritismo frente às italianas, as águias procuram que o feito de 2015 deixe de ser ímpar na história da competição.