Domingo de 'retoma' com muitos golos

No regresso para a recta final da fase regular, o Parede viu confirmada a descida e o Braga ficou com um patim no play-off. Benfica, Sporting e Porto somaram 32 golos em três triunfos, enquanto Oliveirense e Óquei de Barcelos dividiram pontos.

Domingo de 'retoma' com muitos golos

Depois de um "aperitivo" entre Tomar e Braga na passada quinta-feira, o Campeonato Placard regressou definitivamente para a recta final da fase regular.

Apesar de ficarem ainda a faltar disputar duas rondas, o Parede viu confirmada, matematicamente, a descida à II Divisão, juntando-se aos já despromovidos Paço de Arcos e Juventude de Viana.

Com a missão quase impossível de vencer as derradeiras três partidas frente aos "três grandes", o Parede ainda mostrou alguma resistência no Dragão Arena, mas terminaria goleada por 10-3.

A equipa de Pedro Caeiro Gonçalves perdia por 3-1 ao intervalo e, aos 10 minutos da etapa complementar, reduzia para 3-2, com Rafa Lourenço a bisar. No entanto, um segundo penálti convertido por Gonçalo Alves (e um terceiro de livre directo) precipitou a derrocada.

O Porto marcou cinco golos em pouco mais de cinco minutos e disparou no marcador, gerindo depois até final. Rafael Lourenço ainda selou um hat-trick para os visitantes, marcando tantos como Gonçalo Alves. Mas o inusitado goleador seria Reinaldo Garcia, a rubricar um poker.

Quem também esteve inusitadamente inspirado na arte de marcar golos, foi Diogo Rafael. Na Luz, o Benfica recebeu um Murches desfalcado dos cedidos Rodrigo Vieira, Zé Miranda e Bernardo Ramalho e venceu por 14-3, com nada menos que seis golos do seu capitão, bem secundado por um poker de Pablo Alvarez.

Diogo Rafael marcou seis golos, Reinaldo Garcia apontou quatro e Gonzalo Romero dois. Os capitães neste domingo dos "três grandes" contribuíram com golos para as vitórias das suas equipas.

Num jogo de pouca história, destaque para o bis do visitante Paolo Dias e para a estreia a jogar e a marcar de Martim Costa nas águias. Chamado a colmatar a ausência de Poka, lesionado com gravidade num pulso, o internacional jovem de Sub-17 estreou-se a jogar e a marcar no Campeonato Placard.

O Benfica continua confortável na liderança e, se não perder na próxima sexta-feira na Parede, garante o primeiro lugar no final da fase regular.

Na perseguição, o Sporting venceu na recepção ao Tomar por 8-6, podendo Nuno Lopes, num duelo entre semifinalistas da Taça de Portugal, queixar-se de alguma falta de foco após os festejos dos golos conseguidos.

Com Girão a cumprir o primeiro de cinco jogos de castigo, os tomarenses reduziram para 2-1, mas sofreram logo o terceiro, e até chegaram ao 3-3 antes do intervalo, mas "conseguiram" sofrer o 4-3 a poucos segundos do apito. Já na segunda parte, Lucas Honório fez o 5-4... e Toni Pérez, de pronto, assinou o 6-4.

O Sporting mostrava uma tremenda capacidade de reacção aos golos sofridos e, com o 6-4 segurava o jogo. "Dispararia" para um 8-4 em que se conta um hat-trick de Toni Perez e um bis de Gonzalo Romero, a capitanear a equipa na ausência de Girão. Ferran Font, Henrique Magalhães e João Souto também marcaram, tornando inglórios os derradeiros tentos de Tomás Moreira (para um hat-trick) e Lucas Honório (para um bis). "Tato" Ferruccio marcou o outro tento dos tomarenses.

Empate entre Oliveirense e Óquei de Barcelos

No jogo "maior" da jornada, Oliveirense e Óquei de Barcelos dividiram pontos, com um empate a três.

Entrou mais eficaz a equipa de Oliveira de Azeméis, construindo uma vantagem de dois golos em 10 miuntos com tentos de Xavi Cardoso e Lucas Martinez. No entanto, na luta pelo 2º lugar, os barcelenses virariam o marcador. Miguel Vieira reduziu ainda na primeira parte e, aos cinco minutos da segunda, Miguel Rocha igualou no regresso a uma casa que já foi sua.

Num jogo que foi de equilíbrios, a equipa de Paulo Freitas consumou a reviravolta a seis minutos do final, com o segundo golo de Vieira no jogo, mas Jordi Adroher voltaria a nivelar o resultado para a equipa de Paulo Pereira.

Na recta final, nem Lucas Martinez, nem Alvarinho aproveitaram a 10ª falta contrária e o empate vingou.

Braga com patim e meio no play-off

Depois de um triunfo em Tomar, o Braga venceu agora o Riba d'Ave por 6-5 e está a um ponto (conseguido ou por desaire alheio) de garantir o 8º lugar e a presença no play-off.

A vencer por 3-1 ao intervalo, os bracarenses chegaram a um aparentemente confortável 6-2 a meio da segunda parte, mas ainda viram o desfecho "tremido" na recta final do jogo. O Riba d'Ave chegaria à diferença mínima ainda com dois minutos para jogar e só um azul ao ribadavense Daniel Pinheiro acabaria por sentenciar a partida.

A equipa de Tó Neves, com cinco pontos de vantagem sobre o Murches, aponta agora baterias à Final Four da Taça WSE, que disputa no próximo fim-de-semana em Lleida.

Cantos de cisne

Já com a despromoção certa, Juventude de Viana e Paço de Arcos somaram vitórias que teriam sido importantes noutra altura do campeonato. Os vianenses conseguiram em Valongo, por 3-5, o seu primeiro triunfo como forasteiros, enquanto o Paço de Arcos conseguiu em Famalicão, por 6-7, a sua segunda vitória da segunda volta.

No Municipal de Valongo, na "ressaca" dos festejos do apuramento para a Final Eight da Liga dos Campeões, a equipa de Edo Bosch esteve a vencer por 2-1 e 3-2, mas o 3-3, por "Bekas" a meio da segunda parte, eclipsou os valonguenses. Nos derradeiros cinco minutos, Diogo Casanova e "Nanu" Castro destacaram a Juventude de Viana no marcador e "roubaram" a possibilidade da equipa da casa subir a um 5º lugar que talvez até seja indesejado.

No cenário actual, o Valongo "cruza" nos quartos-de-final do play-off com o Óquei de Barcelos. Já o 5º lugar tem actualmente o campeão nacional Porto no caminho.

Também condenado, o Paço de Arcos venceu na pista do Famalicense por 6-7, com Ricardo Barreiros a garantir o triunfo da histórica equipa da Linha nos segundos finais.

O Paço de Arcos chegou ao intervalo a vencer por 3-4 e conseguiu resistir sempre ao acosso da equipa orientada por Jorge Ferreira, que, em desvantagem desde o quarto minuto de jogo, não conseguiria melhor que chegar ao 5-5 e, já bem perto do fim, ao 6-6. Mas, em inferioridade numérica, não conseguiu "fechar" e Barreiros estava no sítio certo para concluir uma boa jogada de envolvimento.

24ª Jornada

Porto 10-3 Parede • 16.Abr

Sporting 8-6 Tomar • 16.Abr

Benfica 14-3 Murches • 16.Abr

Braga 6-5 Riba d'Ave • 16.Abr

• Famalicense 6-7 Paço de Arcos • 16.Abr

• Oliveirense 3-3 Óquei de Barcelos • 16.Abr

• Valongo 3-5 Juventude de Viana • 16.Abr

Classificação

= 1º Benfica (63), 2º Sporting (58), 3º Óquei de Barcelos (55), 4º Porto (51), 5º Oliveirense (44), 6º Valongo (42), 7º Tomar* (36), 8º Braga* (29), 9º Murches (24), 10º Famalicense (22), 11º Riba d'Ave (22), 12º Parede (15), 13º Paço de Arcos (15), 14º Juventude de Viana (13)

*mais um jogo

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Benfica no elenco da Final Four (falta conhecer o palco)

Benfica no elenco da Final Four (falta conhecer o palco)

Palau, Gijón, Vila-Sana e Benfica são os semifinalistas da Liga dos Campeões Feminina. A Final Four, a 29 e 30 de Abril, será a quinta participação das águias no decisivo fim-de-semana. Mas, a menos de duas semanas, ainda não há sede anunciada.