Intercontinental apontada a Portugal

Quando parecia que a Taça Intercontinental passaria mais um ano sem se realizar, a prova está apontada à realização em Portugal em Junho. UVT, Trissino, Lomas de Rivadavia e Valongo disputariam o troféu que está na posse do Porto.

Intercontinental apontada a Portugal

A Taça Intercontinental é daquelas provas que tem sido tratada aos repelões, mas a realização nesta época desportiva poderá, já quando poucos esperavam, afinal acontecer. E em Portugal.

O ponto alto da Taça Intercontinental aconteceu em 2018, com a realização no Aldo Cantoni em San Juan, numa Final Four com os finalistas das mais importantes provas de clubes europeia e sul-americana. Na altura, o Barcelona venceu o Porto na final, perante um pavilhão repleto.

Depois, a única prova mundial de clubes só regressou em 2021, disputada apenas entre os finalistas da Liga Europeia, Sporting e Porto. A duas mãos, o Porto venceu o troféu, auto-proclamando-se "campeão do Mundo" apesar de tal epíteto estar reservado a quem vence o Campeonato do Mundo de selecções.

Os finalistas de 2022 fizeram por concretizar mais uma edição da prova. Agora, a realização no final de Junho, em Portugal, é um cenário cada vez mais real.

Na disputa do troféu, o campeão sul-americano UVT defrontará nas meias-finais o Valongo, vice-campeão europeu e, já esta época, vencedor da Taça Continental. Na outra meia-final, o ainda campeão europeu Trissino medirá forças com o Lomas de Rivadavia.

Entre as quatro equipas, apenas a argentina UVT conquistou o troféu. Foi em 1985, na única conquista de uma equipa sul-americana na prova.

Óquei de Barcelos (1992), Benfica (2013 e 2017) e Porto (2021) são as equipas portuguesas que contam com o troféu nas suas vitrines. A estas poderá juntar-se o Valongo, naquela que seria a despedida perfeita numa já brilhante temporada e no fim de um ciclo às ordens de Edo Bosch antes deste - com Xano Edo, Diogo Abreu, Facundo Navarro e Nuno Santos - abraçar um novo desafio na Oliveirense.

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny