Campeonato da Europa na Catalunha

Apontado a França, o Campeonato da Europa de Seniores Masculinos, previsto para 17 a 22 de Julho, deverá disputar-se em Sant Sadurní d'Anoia, na Catalunha. A Espanha defenderá o título conquistado em Paredes, em 2021, o nono nas últimas 11 edições.

Campeonato da Europa na Catalunha

Quando em Novembro terminou o Campeonato do Mundo em San Juan, muitas selecções europeias começaram a pensar no Campeonato da Europa, calendarizado para este ano, entre os dias 17 e 22 de Julho. Apesar de não haver qualquer anúncio oficial, todos apontavam a uma realização em França, depois de goradas as organizações em 2020, cancelada em virtude da pandemia, e em 2021, ainda na ressaca económica da pandemia. Para 2023, houve um desencontro inicial de datas e a indefinição terá culminado na mudança de sede de França - que só recebeu a prova em 2004, em La Roche-Sur-Yon - para a Catalunha.

Sant Sadurní d'Anoia deverá ser o palco do 55º Campeonato da Europa de Seniores Masculinos. A Espanha defenderá em "casa", ainda que haja alguma animosidade catalã para com qualquer seleccionado espanhol, o título conquistado em 2021. Em Paredes, a selecção orientada por Guillem Cabestany venceu na final a França, no prolongamento, erguendo o 18º troféu continental da sua história, continuando a aproximar-se do registo recorde de Portugal, com 21 títulos.

Nos últimos 11 europeus, a Espanha venceu nove, tendo Portugal ganho em 2016 e a Itália somado o seu terceiro título em 2014.

Entre as 54 edições da competição, houve nove realizadas em território espanhol. Fora da Catalunha, Portugal venceu em Bilbao (1967) e em Oviedo (1987) e, já neste século, a Espanha levou a melhor em Oviedo (2008) e Corunha (2018), ao passo que a Itália triunfou em Alcobendas (2014). Nas quatro edições realizadas na Catalunha (1951, 1954, 1957, 1979), sempre em Barcelona, houve sempre vitória espanhola.

Inaugurado em 1981, o "Olímpic de l'Ateneu" ganhou o seu nome como um dos palcos da única presença do Hóquei em Patins nos Jogos Olímpicos, em 1992, nos Jogos de Barcelona. Entre 2020 e 2021, foi remodelado, obrigando o Noia a cumprir praticamente uma temporada noutro pavilhão, e em 2022 foi palco do Campeonato da Europa de Sub-17. Na final, encheu para vitória da Espanha sobre Portugal por 7-6.

Até ao mês de Julho deverá ser oficializada a sede e anunciadas as selecções participantes.

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Gijón e Vila-Sana disputam coroa europeia

Gijón e Vila-Sana disputam coroa europeia

A Liga dos Campeões Feminina será decidida entre Gijón, que afastou o Palau, e o Vila-Sana, que venceu um Benfica muito perdulário. Pela 15ª vez em 16 edições, o vencedor será espanhol, mas, desta feita, com uma portuguesa campeã.

Entre a história do Tomar e o 'borrego' do Sporting

Entre a história do Tomar e o 'borrego' do Sporting

Tomar e Sporting disputam este domingo a final da Taça de Portugal. Nas 'meias', os tomarenses eliminaram o Porto, detentor do troféu, e os leões afastaram o Óquei de Barcelos. O Tomar nunca venceu a Taça e o Sporting não vence há 33 anos.

Foco no prémio europeu

Foco no prémio europeu

O Pavilhão Fidelidade recebe a decisão da Liga dos Campeões Feminina. O eneacampeão português Benfica ambiciona voltar a conquistar o título, mas os rivais Palau, Vila-Sana e Gijón são 'apenas' as três melhores equipas da OK Liga.