Férias grandes
Entre a alegria da manutenção e o amargo da descida, Murches, Famalicense, Riba d'Ave, Parede, Paço de Arcos e Juventude de Viana entraram de 'férias' a 25 de Abril. Serão uns quatro meses até ao regresso ao trabalho, cinco até haver competição.
Para quem tem saudades das "férias grandes", dos três meses a desfrutar do Verão nos tempos de estudante, um lugar numa equipa de Hóquei em Patins da categoria máxima que fique entre os seis mais mal classificados, poderá parecer apelativo. Naturalmente, será preciso esquecer as outras necessárias actividades em virtude da realidade das equipas não ser o profissionalismo, mas serão cerca de quatro meses para o regresso aos treinos, cinco até recomeçar a competição nas I ou II Divisão, nos actuais ou nos novos clubes
A fase regular do Campeonato Placard terminou a 25 de Abril. Houve Final Four da Taça de Portugal logo no fim-de-semana seguinte e, agora, haverá Final Eight da Liga dos Campeões. Depois começará o play-off de decisão do novo campeão. Murches, Famalicense e Riba d'Ave já tinham logrado a manutenção e Parede, Paço de Arcos e Juventude de Viana já estavam "condenados" à despromoção à II Divisão. Vão assistindo, sem jogos, às decisões - em termos de títulos - da temporada e delineando planteis para a próxima época.
Com Elite Cup, para os oito mais bem classificados (os mesmos da pretérita temporada), e Supertaça António Livramento, para vencedor da Taça e campeão nacional, tipicamente no arranque da temporada, as três equipas que garantiram a manutenção e as três que irão subir só deverão começar a competição, na I Divisão, na terceira semana de Setembro.
Para as três equipas que vão subir, a pausa será, no entanto, mais curta. Apesar de contar igualmente 26 jornadas, o Campeonato Nacional da II Divisão tem final previsto a 3 de Junho, seguindo-se a decisão de campeão (entre vencedores das Zona Norte e Zona Sul) e da última vaga de subida a duas mãos, a 10 e 17 de Junho.
Quarta-feira, 3 de Maio de 2023, 21h09