Forte garante última vaga nas 'meias'
Estão definidas as meias-finais na Serie A1, com os quatro mais bem classificados da fase regular a seguirem em frente. O Trissino defronta o Grosseto e o Lodi terá pela frente o Forte. Na corrida à Europa, o Monza garantiu o 9º lugar.
Já há meias-finais definidas para o play-off de apuramento de campeão da italiana Serie A1, depois do Forte ter garantido esta quarta-feira o último bilhete com uma vitória sobre o Follonica por 5-3.
A equipa em que Pedro Gil é figura de proa perdera o primeiro jogo diante do conjunto orientado pelo português Sérgio Silva por 2-1, mas venceu depois, já em Forte dei Marmi, por 4-3 para igualar a eliminatória. Na "negra" desta ronda à melhor de três, o Forte já vencia por 3-0 a meio da primeira parte, mas veria o Follonica igualar.
Pedro Gil desequilibrou com o quarto golo e Marc Gual, de saída no fim da época para o Vilafranca que disputará a OK Liga Plata, selou o resultado e o apuramento ainda a largos 14 minutos do final.
Nas meias-finais, à melhor de cinco, o Forte defrontará o Lodi, que afastou o Vercelli em duas partidas.
Vindo da poule de apuramento com o Monza, o Vercelli perdeu o primeiro jogo em casa por 1-3, mas vendeu cara a derrota no PalaCastelotti. Com uma igualdade a três no fim do tempo regulamentar, com Filipe Fernandes a marcar para o Lodi e Diogo Neves a bisar para o Vercelli, a partida só foi decidida nas grandes penalidades. O Lodi de Pierluigi Bresciani marcaria por duas vezes e o Vercelli de Roberto Crudeli apenas uma.
Campeão Trissino com Grosseto pela frente
Também nas meias-finais, estão Trissino e Grosseto.
O vigente campeão Trissino até foi surpreendido em Valdagno, perdendo por um 6-3 para o qual muito contribuiu um poker de Nico Ojeda, mas seria categórico na sua pista antes de voar para Viana do Castelo onde, a partir desta sexta-feira, defende o título europeu.
Perante uma equipa que veio da poule de apuramento (vencera o Bassano), a equipa de Alessandro Bertolucci e do português João Pinto não voltaria a sofrer golos. Venceu o segundo jogo por 3-0 e o terceiro por 5-0, merecendo nota o registo do ex-portista Giulio Cocco e do catalão Jordi Mendez, que marcaram nas três partidas. Cocco somou cinco golos e Mendez quatro.
Nas meias-finais, que começam a disputar-se a 10 de Maio, o adversário do Trissino será um consolidado Grosseto.
Michele Achilli tem uma máquina bem oleada e venceu o Sarzana em duas partidas, triunfando por 2-5 no "vecchio mercato" e por 5-3 em Grosseto. O inglês Alexander Mount, que poderá estar de regresso a Portugal na próxima época, bisou nas duas partidas.
Monza em 9º e na Europa
Entretanto, entre eliminados na poule de apuramento para o play-off, o Monza levou a melhor sobre o Bassano, com desempate por grandes penalidades.
A duas mãos, o Monza venceu o primeiro jogo por 3-1, mas, com hat-trick de Andrea Scuccato, a equipa de Miguel Viterbo e Francisco Veludo venceria no segundo jogo por 5-3, igualando a contenda.
No prolongamento, houve um golo para cada lado, e a necessidade de ir a penáltis para decidir o 9º lugar final da edição 2022/23 da Serie A1. O Bassano até marcou as duas primeiras grandes penalidades, por Marc Coy e Scuccato, mas, depois de Galimberti ter também marcado na primeira oportunidade do Monza, Santi Chambella, campeão do Mundo de Sub-19 pela Argentina, igualou na derradeira.
Depois, Galimberti e Pozzato não conseguiram bater Veludo e Fongaro, mas Sergi Torné marcou para os visitantes e Coy não conseguiu anular...
O Monza termina assim em 9º que, sem desistências, e a manterem-se as quotas europeias, vale a última vaga na Taça WSE.
Quinta-feira, 4 de Maio de 2023, 8h35