Forte garante última vaga nas 'meias'

Estão definidas as meias-finais na Serie A1, com os quatro mais bem classificados da fase regular a seguirem em frente. O Trissino defronta o Grosseto e o Lodi terá pela frente o Forte. Na corrida à Europa, o Monza garantiu o 9º lugar.

Forte garante última vaga nas 'meias'

Já há meias-finais definidas para o play-off de apuramento de campeão da italiana Serie A1, depois do Forte ter garantido esta quarta-feira o último bilhete com uma vitória sobre o Follonica por 5-3.

A equipa em que Pedro Gil é figura de proa perdera o primeiro jogo diante do conjunto orientado pelo português Sérgio Silva por 2-1, mas venceu depois, já em Forte dei Marmi, por 4-3 para igualar a eliminatória. Na "negra" desta ronda à melhor de três, o Forte já vencia por 3-0 a meio da primeira parte, mas veria o Follonica igualar.

Pedro Gil desequilibrou com o quarto golo e Marc Gual, de saída no fim da época para o Vilafranca que disputará a OK Liga Plata, selou o resultado e o apuramento ainda a largos 14 minutos do final.

Nas meias-finais, à melhor de cinco, o Forte defrontará o Lodi, que afastou o Vercelli em duas partidas.

Vindo da poule de apuramento com o Monza, o Vercelli perdeu o primeiro jogo em casa por 1-3, mas vendeu cara a derrota no PalaCastelotti. Com uma igualdade a três no fim do tempo regulamentar, com Filipe Fernandes a marcar para o Lodi e Diogo Neves a bisar para o Vercelli, a partida só foi decidida nas grandes penalidades. O Lodi de Pierluigi Bresciani marcaria por duas vezes e o Vercelli de Roberto Crudeli apenas uma.

Campeão Trissino com Grosseto pela frente

Também nas meias-finais, estão Trissino e Grosseto.

O vigente campeão Trissino até foi surpreendido em Valdagno, perdendo por um 6-3 para o qual muito contribuiu um poker de Nico Ojeda, mas seria categórico na sua pista antes de voar para Viana do Castelo onde, a partir desta sexta-feira, defende o título europeu.

Perante uma equipa que veio da poule de apuramento (vencera o Bassano), a equipa de Alessandro Bertolucci e do português João Pinto não voltaria a sofrer golos. Venceu o segundo jogo por 3-0 e o terceiro por 5-0, merecendo nota o registo do ex-portista Giulio Cocco e do catalão Jordi Mendez, que marcaram nas três partidas. Cocco somou cinco golos e Mendez quatro.

Nas meias-finais, que começam a disputar-se a 10 de Maio, o adversário do Trissino será um consolidado Grosseto.

Michele Achilli tem uma máquina bem oleada e venceu o Sarzana em duas partidas, triunfando por 2-5 no "vecchio mercato" e por 5-3 em Grosseto. O inglês Alexander Mount, que poderá estar de regresso a Portugal na próxima época, bisou nas duas partidas.

Monza em 9º e na Europa

Entretanto, entre eliminados na poule de apuramento para o play-off, o Monza levou a melhor sobre o Bassano, com desempate por grandes penalidades.

A duas mãos, o Monza venceu o primeiro jogo por 3-1, mas, com hat-trick de Andrea Scuccato, a equipa de Miguel Viterbo e Francisco Veludo venceria no segundo jogo por 5-3, igualando a contenda.

No prolongamento, houve um golo para cada lado, e a necessidade de ir a penáltis para decidir o 9º lugar final da edição 2022/23 da Serie A1. O Bassano até marcou as duas primeiras grandes penalidades, por Marc Coy e Scuccato, mas, depois de Galimberti ter também marcado na primeira oportunidade do Monza, Santi Chambella, campeão do Mundo de Sub-19 pela Argentina, igualou na derradeira.

Depois, Galimberti e Pozzato não conseguiram bater Veludo e Fongaro, mas Sergi Torné marcou para os visitantes e Coy não conseguiu anular...

O Monza termina assim em 9º que, sem desistências, e a manterem-se as quotas europeias, vale a última vaga na Taça WSE.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Palco está pronto! (ainda que anti-regulamentar, como tantos outros)

Palco está pronto! (ainda que anti-regulamentar, como tantos outros)

A WSE-RH anunciou a preparação do palco para a Final Eight da Liga dos Campeões, com um José Natário 'vestido' de gala. Mas, como em muitas pistas do Campeonato Placard, há irregularidade no que às marcações da pista diz respeito.