Mali fica, Tiago vai, Leo vem
O Porto anunciou a renovação com o guarda-redes catalão Xavi Maliàn até 2026. Na defesa das redes dos azuis-e-brancos, Tiago Rodrigues está de saída, chegando Leonardo Pais, 13 anos depois de ter deixado os juniores dos dragões.
Apesar de ter uma decisiva "negra" dos quartos-de-final do Campeonato Placard para jogar esta quarta-feira, o Porto vai visando a próxima temporada, e anunciou a renovação do guarda-redes Xavier Maliàn até 2026.
O guardião catalão de 33 anos chegou ao Dragão Arena em 2019, tendo vencido ao serviço do Porto a Supertaça, Taça Intercontinental, Taça de Portugal, Campeonato Nacional, Elite Cup e, há pouco mais de uma semana, uma Liga dos Campeões, em que esteve em particular destaque.
Esta foi a terceira vez que Maliàn conquistou a mais importante prova europeia, depois de dois triunfos pelo Liceo, em 2011 e 2012. Formado no Voltregà, Mali representou "los verdes" entre 2010 e 2019, tendo então "trocado" com Carles Grau. Agora, o Liceo volta a receber um guarda-redes do Porto.
Em busca de afirmação
Tiago Rodrigues chegou ao Porto como uma aposta de futuro em 2019, a par de Maliàn. Mas, pese algumas chamadas esporádicas em que correspondeu, nunca conseguiu o espaço que procuraria.
Depois de quatro temporadas em que foi mantendo o ritmo competitivo na equipa "B" dos dragões, o guarda-redes, que completa 25 anos em Agosto, partirá para a Corunha para representar o Liceo.
Tiago disputará o lugar com Martí Serra, adversário, por exemplo, no Campeonato do Mundo de Sub-20 em 2015. Nesse Mundial disputado em Vilanova i la Geltrù, em que os donos das balizas das selecções ibéricas eram Pedro Freitas e Blai Roca, Tiago Rodrigues levou a melhor e sagrou-se, pela primeira vez, campeão do Mundo júnior. Dois anos volvidos, em Nanjing, como titular e capitão da selecção nacional de Sub-20, Tiago Rodrigues voltou a erguer o troféu.
Regresso, 13 anos depois
Para o lugar de Tiago Rodrigues, chegará Leonardo Pais, depois de uma temporada em Itália e 13 anos depois de ter deixado o Porto na transição para sénior.
Como o pai, Franklim Pais, Leo defendeu a baliza da Juventude de Viana. Ali esteve cinco temporadas, estando outras cinco em Valongo. De 2020 a 2022, representou o Braga, e, esta temporada, "aventurou-se" em Itália, na defesa da baliza do Montebello.
Com o primordial objectivo da manutenção na Serie A1 praticamente assegurado, Leonardo Pais - um caso de sucesso extra-Hóquei com a sua Perto Creative Agency, responsável pela renovada imagem da FPP e da WSE - prepara o regresso a Portugal à beira de completar 33 anos.
Terça-feira, 16 de Maio de 2023, 23h08