Mali fica, Tiago vai, Leo vem

O Porto anunciou a renovação com o guarda-redes catalão Xavi Maliàn até 2026. Na defesa das redes dos azuis-e-brancos, Tiago Rodrigues está de saída, chegando Leonardo Pais, 13 anos depois de ter deixado os juniores dos dragões.

Mali fica, Tiago vai, Leo vem

Apesar de ter uma decisiva "negra" dos quartos-de-final do Campeonato Placard para jogar esta quarta-feira, o Porto vai visando a próxima temporada, e anunciou a renovação do guarda-redes Xavier Maliàn até 2026.

O guardião catalão de 33 anos chegou ao Dragão Arena em 2019, tendo vencido ao serviço do Porto a Supertaça, Taça Intercontinental, Taça de Portugal, Campeonato Nacional, Elite Cup e, há pouco mais de uma semana, uma Liga dos Campeões, em que esteve em particular destaque.

Esta foi a terceira vez que Maliàn conquistou a mais importante prova europeia, depois de dois triunfos pelo Liceo, em 2011 e 2012. Formado no Voltregà, Mali representou "los verdes" entre 2010 e 2019, tendo então "trocado" com Carles Grau. Agora, o Liceo volta a receber um guarda-redes do Porto.

Em busca de afirmação

Tiago Rodrigues chegou ao Porto como uma aposta de futuro em 2019, a par de Maliàn. Mas, pese algumas chamadas esporádicas em que correspondeu, nunca conseguiu o espaço que procuraria.

Depois de quatro temporadas em que foi mantendo o ritmo competitivo na equipa "B" dos dragões, o guarda-redes, que completa 25 anos em Agosto, partirá para a Corunha para representar o Liceo.

Tiago disputará o lugar com Martí Serra, adversário, por exemplo, no Campeonato do Mundo de Sub-20 em 2015. Nesse Mundial disputado em Vilanova i la Geltrù, em que os donos das balizas das selecções ibéricas eram Pedro Freitas e Blai Roca, Tiago Rodrigues levou a melhor e sagrou-se, pela primeira vez, campeão do Mundo júnior. Dois anos volvidos, em Nanjing, como titular e capitão da selecção nacional de Sub-20, Tiago Rodrigues voltou a erguer o troféu.

Regresso, 13 anos depois

Para o lugar de Tiago Rodrigues, chegará Leonardo Pais, depois de uma temporada em Itália e 13 anos depois de ter deixado o Porto na transição para sénior.

Como o pai, Franklim Pais, Leo defendeu a baliza da Juventude de Viana. Ali esteve cinco temporadas, estando outras cinco em Valongo. De 2020 a 2022, representou o Braga, e, esta temporada, "aventurou-se" em Itália, na defesa da baliza do Montebello.

Com o primordial objectivo da manutenção na Serie A1 praticamente assegurado, Leonardo Pais - um caso de sucesso extra-Hóquei com a sua Perto Creative Agency, responsável pela renovada imagem da FPP e da WSE - prepara o regresso a Portugal à beira de completar 33 anos.

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny