Gijón de Peralta vai pelo 'quadruplete'

A contrariar um Palau campeão europeu e de Espanha e um Vila-Sana de forte investimento e com uma legião argentina de respeito, o Gijón de Ramon Peralta já venceu Supertaça, Liga dos Campeões e Taça da Rainha. Ataca agora a OK Liga no play-off.

Gijón de Peralta vai pelo 'quadruplete'

Arrancam este sábado os play-off da OK Liga Feminina, o mais competitivo campeonato feminino do Mundo. Depois de 26 jornadas de fase regular, a decisão é a quatro, com meias-finais e final à melhor de três. O Manlleu defronta o Palau e o Gijón defronta o Vila-Sana.

O Palau é o actual bicampeão espanhol e venceu a fase regular com quatro pontos de vantagem sobre o Vila-Sana e apenas uma derrota, nas Astúrias, onde uma equipa orientada por Ramon Peralta vai reclamando todos os holofotes da temporada.

No último defeso, o Gijón fez uma mudança no comando técnico. Saiu Fernando Sierra e foi chamado de volta à "pátria querida" Ramon Peralta, que estava à frente do Bigues i Riells desde 2019.

Peralta nasceu em Oviedo há 54 anos, mas seria na Catalunha que conquistaria o seu lugar no panteão do Hóquei em Patins. Ao serviço do Igualada, fez a dobradinha com a conquista da OK Liga e da Taça do Rei em 1992 e 1993, e conquistou a mais importante prova europeia de clubes em 1993 (com dupla vitória sobre o Benfica na final, por 4-1 e 8-3) e 1994, nos dois primeiros títulos continentais de quatro consecutivos dos arlequins, que chegariam mesmo aos seis triunfos em sete edições. E foi um dos integrantes da selecção espanhola que participou nos Jogos Olímpicos de 1992.

Acabada a carreira de jogador, não se afastou da modalidade, fosse como preparador-físico, coordenador, treinador ou... secretário-técnico, cargo que ocupou na equipa principal do Barcelona entre 2015 e 2019 - com Ricard Muñoz (até 2017) e Edu Castro - quando foi aposta do Bigues i Riells na OK Liga Feminina.

Temporada dourada

No Telecable Gijón, o trabalho de Ramon Peralta tem sido extraordinário. Logo em Setembro, a equipa de Ana Catarina Ferreira, conquistou a Supertaça com vitórias tangenciais sobre Manlleu (1-2) e um Palau (0-1) que vinha das conquistas da Liga Europeia e da OK Liga, ambas em finais com as asturianas.

No final de Abril, em Lisboa, duas exibições categóricas, com vitórias sobre Palau (6-3) e Vila-Sana (6-1), valeram a conquista da coroa europeia pela sexta vez. Duas semanas volvidas, triunfos frente a Mataró (5-1), Vila-Sana (4-2) e Palau (1-3) valeram a conquista da Taça da Rainha, que escapava desde 2019.

Agora, o objectivo é a conquista da OK Liga, que o Gijón não vence desde 2018. Curiosamente, num ano em que também se sagrou campeão europeu na Luz.

Terminando em 3º lugar na fase regular da OK Liga, a equipa de Ramon Peralta, com Nuno Canelas como treinador de guarda-redes, não tem "factor casa" nas meias-finais frente ao Vila-Sana. O primeiro jogo é nas Astúrias, este sábado, e o segundo, e eventual terceiro, na Catalunha.

A conquista da OK Liga significaria um histórico "quadruplete", um poker de títulos.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
As meias-finais, com os quatro do costume

As meias-finais, com os quatro do costume

Arrancam este sábado, em simultâneo nas duas 'margens' da Segunda Circular, as meias-finais do Campeonato Placard. Os protagonistas são os mesmos das duas últimas temporadas, com Benfica, Sporting, Óquei de Barcelos e Porto em busca do título.