«Foi uma época magnífica e queremos que a próxima seja ainda melhor»

O Tomar despediu-se do play-off e da temporada com uma derrota num jogo em que esteve a vencer por 4-0. Apesar de não conseguir ir mais longe que nas últimas épocas no Campeonato, é uma época dourada, com a conquista da Taça de Portugal.

«Foi uma época magnífica e queremos que a próxima seja ainda melhor»

Para os tomarenses, terá ficado um travo amargo. No regresso da sua equipa ao palco em que viveram a conquista da Taça de Portugal, os adeptos do Tomar foram "crescendo" em euforia com o avolumar do resultado frente ao Sporting no segundo jogo dos quartos-de-final do Campeonato Placard, chegando a um inacreditável - mas justificado - 4-0. Terá a equipa embalado nessa mesma euforia e, sem Filipe Almeida (com um problema mecânico), ao intervalo, a vantagem já era tangencial.

Na etapa complementar, o Sporting virou o resultado, venceu por 4-8 e apurou-se para as meias-finais. E colocou ponto final à época do Tomar.

Apesar de não ter feito melhor no campeonato que nos dois anos anteriores, caindo também nos "quartos" em dois jogos frente a Óquei de Barcelos (2021) e Porto (2022), o Tomar logrou um feito ímpar na sua História ao conquistar a Taça de Portugal. E é apenas o oitavo emblema a inscrever o seu nome na galeria de vencedores em 48 edições concluídas da prova, surgindo este Tomar de Nuno Lopes como um intrometido entre os abastados candidatos a tudo.

Nuno Lopes regressou ao comando técnico do Tomar em 2019, sem evitar a descida. Regressaria à divisão maior em 2020, para se afirmar em três temporadas pautadas por uma regularidade que talvez atraiçoe objectivos maiores. Na primeira época, 39 pontos (com 93 golos marcados e 89 sofridos) chegaram para o 6º lugar. Os mesmos 39 pontos (com 81-74 em golos) em 2021/22 não valeram mais do que o 8º. Esta época, com mais golos marcados (105), mas também sofridos (90), 36 pontos deram para o 7º lugar.

A regularidade do Tomar, mais forte que as equipas da segunda metade da tabela, mas aquém das da primeira metade, levam a que os objectivos de manutenção e de apuramento para o play-off sejam alcançados cedo. O que leva uma inevitável perda de foco. Na primeira época, o Tomar só somou cinco pontos nos últimos sete jogos da fase regular; na segunda, houve três derrotas nas últimas três partidas; e nesta, não foi conquistado qualquer ponto nas derradeiras cinco jornadas. No entanto, sempre sem comprometer o objectivo.

Ainda que o plantel da próxima temporada não esteja totalmente definido, os 39 pontos têm sido apontados pelo treinador tomarense de 51 anos como uma marca a superar. Um objectivo que parece perfeitamente alcançável para um "tresloucado" que ousava apontar a vencer uma prova com um tal de Sporting Clube de Tomar...

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Mais jogos numa 'nova' Liga dos Campeões?

Mais jogos numa 'nova' Liga dos Campeões?

No rescaldo da temporada europeia, Fabien Savreux, treinador do Saint-Omer, revelou que está na mesa uma proposta de alteração à Liga dos Campeões, passando a fase de grupos a ter dois grupos em vez de quatro. Seriam 14 jornadas em vez de seis.