Mais jogos numa 'nova' Liga dos Campeões?

No rescaldo da temporada europeia, Fabien Savreux, treinador do Saint-Omer, revelou que está na mesa uma proposta de alteração à Liga dos Campeões, passando a fase de grupos a ter dois grupos em vez de quatro. Seriam 14 jornadas em vez de seis.

Mais jogos numa 'nova' Liga dos Campeões?

O novo modelo da mais importante prova europeia de clubes, rebatizada de Liga dos Campeões, foi alvo de elogios de vários quadrantes. Mas, no permanente "mutatis mutandis" do Hóquei em Patins, há alterações em perspectiva. Em entrevista ao L'Independant du Pas-de-Calais, Fabien Savreux trouxe um raio de luz ao obscuro mundo das competições europeias de clubes, cuja temporada já terminou, mas tarda em ver definição (a não ser que, de facto, não haja alterações) para a próxima.

Em balanço da caminhada europeia, o treinador do Saint-Omer (e seleccionador de uma França que já se intromete com os históricos) revelou que está na mesa uma proposta para que a fase de grupos da Liga dos Campeões tenha dois grupos de oito equipas em vez dos actuais quatro grupos de quatro equipas. Tal aumentaria as actuais seis jornadas da fase de grupos para 14 e proporcionaria sete jogos em casa para, por exemplo, um Saint-Omer que vai reclamando uma "sala" com mais capacidade para receber os maiores da Europa.

O Saint-Omer dominou em França, conquistando Supertaça, Taça e Campeonato, e foi a única equipa francesa na fase de grupos da Liga dos Campeões. Somou "apenas" três pontos nas seis jornadas do grupo D, fruto de uma histórica vitória em Barcelos, mas deixou boa imagem.

No caso gaulês, o campeonato contou 22 jornadas , mas nos casos de Portugal, Espanha e Itália, os respectivos campeonatos poderão chegar quase ao dobro, a 39 jogos em caso de necessidade de 'negras' nas três rondas do play-off. O que levanta óbvios problemas de planeamento para 14 jornadas na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Esta época, a fase de grupos arrancou a 26 de Janeiro e as decisões da Final Eight começaram a 4 de Maio. Considerando a data de arranque e a decisão de Viana do Castelo como pontos de referência no tempo, 14 jornadas apenas encaixariam se as equipas jogassem todas as quintas-feiras, realizando-se a Final Eight logo na semana seguinte ao fecho da fase de grupos.

Vagas portuguesas

A manterem-se as duas rondas de qualificação e o mesmo número de vagas apurado para cada fase, Portugal poderia contar com um total de sete equipas na fase de grupos, sendo que três entrariam directas.

Neste cenário, o Benfica é o único com lugar assegurado, dado que, com vagas para os finalistas do play-off português e o "melhor" - pela classificação da fase regular - dos semifinalistas vencidos, independentemente do desfecho das "meias", terminará, no pior cenário, em 3º.

Duas equipas entrariam na segunda fase de qualificação (o "pior" dos semifinalistas vencidos e a Oliveirense) e outras duas teriam de disputar antes uma primeira ronda de qualificação (Valongo e Tomar, caso os tomarenses não voltem a abdicar).

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
«Foi uma época magnífica e queremos que a próxima seja ainda melhor»

«Foi uma época magnífica e queremos que a próxima seja ainda melhor»

O Tomar despediu-se do play-off e da temporada com uma derrota num jogo em que esteve a vencer por 4-0. Apesar de não conseguir ir mais longe que nas últimas épocas no Campeonato, é uma época dourada, com a conquista da Taça de Portugal.