Inglaterra regressa aos Europeus, mas sem Mount

A federação inglesa anunciou os convocados de Vítor Pereira para o Europeu que se realiza em Julho. Alexander Mount é ausência notada, num lote com seis jogadores do King's Lynn. A Inglaterra, 12 vezes campeã europeia, regressa após ausência em 2021.

Inglaterra regressa aos Europeus, mas sem Mount

O 12 primeiros Campeonatos da Europa foram ganhos por Inglaterra. Mas a II Grande Guerra, e a necessária interrupção dos eventos desportivos, levaram à perda de um inquestionável domínio e não mais os ingleses triunfariam depois de 1939, sendo superados, em número de conquistas por Portugal (21) e a actual campeã Espanha (18).

Numa realidade que pouco se coaduna com a alta-competição, com os jogadores a suportarem grande parte das despesas, a mera presença nos eventos passou a ser digno de registo e, depois da ausência no Europeu de 2021 (Paredes), a Inglaterra regressa em Julho próximo, para um campeonato apontado a Sant Sadurní d'Anoia até pela federação inglesa, mas cuja oficialização pela World Skate Europe vai tardando.

Na convocatória para o 55º Campeonato da Europa, merece destaque a ausência de Alexander Mount, autor de 25 golos em 32 jogos na italiana Serie A1, e nova chamada de Cole O'Donovan, da Sanjoanense, que esteve presente no Europeu de Sub-23 que marcou a estreia de Vítor Pereira como seleccionador.

Na primeira edição da competição continental de Sub-23, a Inglaterra não logrou qualquer vitória frente a Espanha (1-12), Suíça (2-3), Portugal (1-15) e Itália (2-5) e, não sendo ainda conhecidos os participantes no Campeonato da Europa, Vítor Pereira procurará agora um triunfo.

A tarefa não se afigura fácil. A selecção inglesa é baseada, com seis jogadores, no King's Lynn, tendo a rotina em equipa pesado nas escolhas de Vítor Pereira.

"Tendo em conta a estrutura do Hóquei inglês e de os seus jogadores não serem profissionais, foi uma seleção difícil para mim, com muitas escolhas dificultadas pelas condições, pelo pouco tempo para organizar esta competição. Reunir elementos para treinar juntos, avaliar e chegar a todos, era um desafio que tínhamos, e apesar do esforço queríamos melhorar. Uma análise feita através de vários métodos de observação permitiu colocar vários fatores na 'escala'. Dinâmica e trabalho em equipa dos jogadores, posições dos jogadores no rinque, aliadas à capacidade técnica, tática e dedicação ao jogo foram importantes para a escolha", referiu, citado pelas redes sociais da federação inglesa.

E Vítor Pereira vai já olhando para o futuro, mais além do Europeu. "É importante manter em aberto a capacidade de evoluir para que, mesmo quem não estiver presente nesta convocatória, reúna condições para poder trabalhar para ser opção futura, no ano que vem nos World Skate Games de Itália, onde poderemos estar na força máxima, mostrando a evolução do Hóquei em Patins inglês", acrescentou.

A última participação de Inglaterra remonta a 2018, ainda antes da pandemia, na Corunha quando, às ordens de José Carlos Amaral, terminou em 8º entre 11 participantes.

Inglaterra - Campeonato da Europa 2023

Guarda-redes: Thomas Allander (King's Lynn), William Martin (Congrés, ESP)

Jogadores de pista: Cole O’Donovan (Sanjoanense, POR), Jack Tucker, Jamie Griffin, Josh Taylor, Owen Norris, Ryan Barnes (King's Lynn), Matthew Baker (Termas, POR), Sam Kay (Andorra, ESP)

Seleccionador: Vítor Pereira

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Sporting a uma vitória da final, Porto iguala

Sporting a uma vitória da final, Porto iguala

O Sporting venceu em Barcelos, depois de estar a perder 2-0 e após prolongamento, e está a uma vitória da final do Campeonato Placard. O Porto, com Carlo Di Benedetto em destaque, venceu na recepção ao Benfica e igualou a eliminatória.

Missão cumprida e regresso a casa

Missão cumprida e regresso a casa

Um empate entre Sandrigo e Montebello permitiu a ambos a manutenção na Serie A1, descendo Viareggio e Montecchio para subirem Giovinazzo e Breganze. Cumprido o primordial objectivo, Leonardo Pais, guarda-redes do Montebello, regressa a Portugal.

Pákito e Frade propõem Campus de Hóquei

Pákito e Frade propõem Campus de Hóquei

No panorama dos campus de férias de Hóquei em Patins, surge um novo projecto sediado no pavilhão do Paço de Arcos. O Campus de Hóquei é uma iniciativa dos jovens Pákito e Bruno Frade.

Olmos chega à Europa pela porta do Sarzana

Olmos chega à Europa pela porta do Sarzana

Joaquin Olmos, campeão do Mundo de Sub-19 pela Argentina, será reforço do Sarzana. O jogador que recentemente completou 19 anos é o quarto do cinco base campeão mundial a chegar ao Velho Continente.