Turquel está já de volta, um ano depois

Apenas um ano depois da descida, o Turquel está de volta ao convívio dos 'grandes'. A equipa de Guillem Pérez venceu na recepção ao Entroncamento, garantiu a vitória na Zona Sul da II Divisão e fez a festa em casa.

Turquel está já de volta, um ano depois

Apenas uma temporada depois, o Turquel está de volta ao Campeonato Nacional da I Divisão. A equipa da Aldeia do Hóquei venceu a Zona Sul da II Divisão e junta-se nos promovidos à Juventude Pacense, vencedora da Zona Norte. Ainda com uma jornada por disputar, as duas equipas discutirão depois o título de campeão, em jogos a 10 e 17 de Junho, primeiro em Turquel e finalmente em Paços de Ferreira.

O Turquel tinha estado na I Divisão em 2002/03, pondo termo a seis épocas de ausência. Mas desceu no final dessa temporada e teve de lutar pelo regresso durante nove longas temporadas, sempre perto, sempre "quase". A subida em 2012 foi para ficar. A equipa da Aldeia do Hóquei assentou arraiais no principal campeonato português, estabelecendo-se como referência na aposta na "prata da casa" e, particularmente, da paixão e das enchentes nos jogos no seu pavilhão.

Na 10ª época consecutiva na categoria máxima, João Simões cedeu, a meio da época, o seu lugar a Guillem Pérez, que chegava com a difícil tarefa de ser uma espécie de desfibrilhador para uma equipa que parecia resignada à descida. O grupo reagiu, mas não foi suficiente para assegurar a manutenção.

Turquel discutirá com a Juventude Pacense o título de campeão nacional da II Divisão. Ambas as equipas já têm certa a presença na I Divisão em 2023/24.

Com renovada aposta no técnico catalão, no grupo que disputara a I Divisão e nos jovens da "cantera" - havendo apenas a registar o regresso do turquelense Xavi Duro perante as saídas de Tiago Rafael (pendurou os patins) e do argentino "Pichu" Balmaceda - o Turquel teve um percurso sólido numa Zona Sul muito disputada.

Na liderança, os seus 125 golos marcados não são o melhor ataque (o Alenquer tem 139), nem os 83 sofridos são a melhor defesa (o Candelária só consentiu 61), mas, com apenas duas derrotas - no Pico e em Sintra - o carimbar da subida parecia cada vez mais próximo.

Depois de uma vitória em Oeiras e a derrota do Candelária em Murches, frente à equipa "B" do Benfica, na ronda anterior bastava ao Turquel um empate para assegurar matematicamente a vitória na Zona Sul. Na recepção ao Entroncamento, perante casa (mais uma vez) cheia - desta vez pontilhada aqui e ali a encarnado -, o Turquel venceu por 6-1.

Luta pela subida

Carimbadas as subidas de Juventude Pacense e Turquel, falta definir um promovido para se preencherem as vagas deixadas por Juventude de Viana, Paço de Arcos e Parede no Campeonato Placard, o apelidado "melhor campeonato do Mundo".

A derradeira vaga será preenchida pelo vencedor de um duelo a duas mãos entre o 2º classificado da Zona Sul e o 2º classificado da Zona Norte. E, quer a Norte, quer a Sul, será preciso esperar pela última jornada para definir os derradeiros candidatos à subida.

Nas contas da Zona Sul, o Candelária (52 pontos) ainda aguarda a decisão de processo disciplinar aberto por falta de policiamento em Alverca a 6 de Maio, quando os picarotos deviam ter defrontado o anfitrião, Sporting "B". Caso a culpa seja imputada aos leões, o Candelária soma mais três pontos, sendo que o pior cenário para a equipa orientada por Pedro Afonso será ter de voltar a visitar a equipa "B" leonina.

Mas esses três pontos administrativos não serão suficientes. Na derradeira jornada, agendada para 3 de Junho, o Candelária desloca-se ao "vizinho" Marítimo, e terá de vencer, dado que a BIR soma agora 53 pontos e o Alenquer 51, depois de um empate a cinco entre as duas equipas. O BIR receberá o Turquel e o Alenquer visita a equipa "B" do Sporting, lanterna-vermelha, sendo que o Candelária conta com vantagem no confronto directo sobre ambos.

BIR, Candelária e Alenquer (a Sul) e Carvalhos, Póvoa e Sanjoanense (a Norte) são os candidatos ao 2º lugar nas respectivas zonas, que valerá uma derradeira oportunidade, a duas mãos, para subir à I Divisão.

A Norte, estão também na corrida três equipas.

Carvalhos e Póvoa somam 56 pontos, estando na frente os carvalhenses por confronto directo, seguidos da Sanjoanense, com 55. Na última jornada, jogam todos fora, frente a equipas com a sua posição classificativa definida.

Carvalhos e Póvoa jogam nas pistas de Infante Sagres e Escola Livre, ambos já despromovidos à III Divisão, ao passo que a Sanjoanense terá a tarefa teoricamente mais complicada, até pela desvantagem pontual, jogando na casa da vencedora da Zona Norte - e já promovida - Juventude Pacense.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Benfica e Turquel: dois campeões em busca do título

Benfica e Turquel: dois campeões em busca do título

Benfica e Turquel começam este domingo a discutir a coroa no feminino, no confronto entre os dois últimos campeões. As águias procuram o 'deca' no ano do regresso da equipa da Aldeia do Hóquei depois de um hiato de cinco temporadas.