Sporting na final, Benfica em vantagem num duelo de 'duas faces'

O Sporting é o primeiro finalista do Campeonato Placard, depois de voltar a vencer um Óquei de Barcelos que voltou a estar em vantagem... três vezes. Entre Benfica e Porto, as equipas voltaram a mostrar outra face. Em casa, venceram as águias.

Sporting na final, Benfica em vantagem num duelo de 'duas faces'

O Sporting precisou de apenas três jogos para carimbar a presença na final do Campeonato Placard, vencendo o Óquei de Barcelos agora por 8-4. Os leões esperarão por adversário, pelo menos, até quinta-feira. O Benfica recebeu e venceu o Porto por 7-3 e está a uma vitória de seguir em frente. Terá oportunidade no Dragão Arena, na quinta-feira, estando o Porto obrigado a vencer para forçar um quinto jogo.

No João Rocha, houve algo de "dejá vu". Como nos dois primeiros jogos, o Óquei de Barcelos adiantou-se. Três vezes.

Mas aos golos de Danilo Rampulla, Dario Giménez e Alvarinho responderam sucessivamente Ferran Font, Gonzalo Romero e Alessandro Verona. E, quando Gonzalo Romero fez o 4-3 a seis minutos do fim, os leões dispararam para a final.

Final arranca a 8 de Junho, mas o Sporting ainda não sabe onde disputará o primeiro jogo.

A três minutos do intervalo, Romero consumava de grande penalidade a primeira vantagem de dois golos - em toda a eliminatória! - do Sporting, que podia ser mais curta ou mais dilatada. Mas Ângelo Girão (ou, agora e para a geração de 2023, o pai da Benedita) negou o golo de livre directo a Luís Querido e João Almeida também não fez melhor perante Constantino Acevedo.

Com pouco mais de um minuto decorrido na etapa complementar, Ferran Font fazia o 6-3 e o Sporting tinha o apuramento na mão. Zé Pedro ainda reduziu aos 10 minutos, mas os leões estancaram a reacção, com Girão a reclamar o protagonismo a seis minutos do final quando defendeu um livre directo de Giménez e uma grande penalidade de Querido.

Entre argentinos, Romero selou o poker e Matías Platero selou o resultado que vale o apuramento à equipa de Alejandro Dominguez.

Cara e coroa

Do outro lado da Segunda Circular, duas horas antes, Benfica e Porto escreveram o terceiro capítulo de um duelo de duas faces. Perante o seu público, as águias voltaram a ser convincentes e categóricas. E os dragões voltaram a mostrar um lado apático.

Um azul a Rafa, aos cinco minutos, redundou, no respectivo powerplay depois de Lucas Ordoñez não marcar de livre directo, o primeiro dos encarnados, por Pablo Álvarez. E, como nos sete (!) embates anteriores, quem se adiantou, venceria.

O mesmo Pablito ampliou apenas um minuto volvido sobre o tento inaugural e Gonçalo Pinto fez o 3-0 aos 12 minutos. Roberto Di Benedetto fixaria, a oito minutos do intervalo, um 4-0 tão contundente como incontestável.

Era um Porto bem diferente do que se apresentara na passada quarta-feira no Dragão Arena. De resto, quer azuis-e-branco, quer encarnados, têm mostrado nesta meia-final uma cara como visitado e outra, bem diferente, como visitante.

Pablo Álvarez assinou um hat-trick.
Pablo Álvarez assinou um hat-trick.

Na apatia da equipa de Ricardo Ares, a entrada de Diogo Barata soava quase a um "baixar de braços", mas o internacional português funcionaria como uma necessária lufada de ar fresco. E, aos nove minutos, Gonçalo Alves reduzia de livre directo após azul a Ordoñez, para, apenas um minuto depois, o próprio Barata fazer um 4-2 que relançava a discussão.

O Benfica acusou os golos e mostrou algum nervosismo até que, já nos 10 minutos finais, Gonçalo Pinto assinar o 5-2 quando os dragões já tinham nove faltas. Logo a seguir, na 10ª falta, Pablito completava o hat-trick. A tarefa do Porto voltava a ser hercúlea.

Lucas Ordoñez faria o 7-2 para matar definitivamente o jogo a cinco minutos do fim, de pouco - nada, mesmo - valendo o derradeiro golo, por Xavi Barroso, já no último minuto. Para os encarnados, para além da vitória, fica também a nota positiva do regresso de Poka, que, após lesão que o afastou de várias convocatórias, jogou os últimos quatro minutos.

Benfica e Porto voltam a defrontar-se, no Dragão Arena, no próximo dia 1 de Junho e, se necessário, a 4 de Junho, novamente no Pavilhão Fidelidade.

A final tem arranque previsto para 8 de Junho, mas, até que a eliminatória entre Benfica e Porto seja resolvida, o Sporting não saberá se jogará primeiro no seu João Rocha (caso se apurem os dragões) ou no vizinho Fidelidade (caso se apurem as águias).

Meias-finais - Jogo 1

Benfica 5-0 Porto • 20.Mai

Sporting 6-5 Óquei de Barcelos • 20.Mai

Meias-finais - Jogo 2

Porto 5-2 Benfica • 24.Mai

• Óquei de Barcelos 2-3 Sporting (2-2, 0-1 prol) • 24.Mai

Meias-finais - Jogo 3

Benfica 7-3 Porto • 28.Mai

Sporting 8-4 Óquei de Barcelos • 28.Mai

Meias-finais - Jogo 4

• Porto vs. Benfica • 1.Jun, 20h

Meias-finais - Jogo 5 (se necessário)

• Benfica vs. Porto • 4.Jun, 15h

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Turquel adianta-se e persegue feito de 2012

Turquel adianta-se e persegue feito de 2012

O Turquel venceu o Benfica, nos penáltis, no arranque da final do Campeonato Nacional de Seniores Femininos. O clube da Aldeia do Hóquei vai à Luz tentar repetir 2012, quando se sagrou campeão no feminino e subiu à I Divisão no masculino.

Primeiro campeão de 2023 é de Oliveira do Hospital

Primeiro campeão de 2023 é de Oliveira do Hospital

Está encontrado o primeiro Campeão Nacional da presente temporada. A OH Sports garantiu, em Ponte de Lima, a conquista do Campeonato Nacional de Sub-23 ainda com duas jornadas por disputar.