Turquel adianta-se e persegue feito de 2012

O Turquel venceu o Benfica, nos penáltis, no arranque da final do Campeonato Nacional de Seniores Femininos. O clube da Aldeia do Hóquei vai à Luz tentar repetir 2012, quando se sagrou campeão no feminino e subiu à I Divisão no masculino.

Turquel adianta-se e persegue feito de 2012

O Turquel venceu o primeiro jogo da final do Campeonato Nacional de Seniores Femininos, a decidir à melhor de três.

Já com a pista "recuperada" das emoções da festa da subida da equipa de seniores masculinos na véspera, a equipa de seniores femininos do Turquel recebeu o Benfica para o primeiro jogo de uma final que se perspectivava desde o arranque da temporada.

Rita Lopes inaugurou o marcador ainda não estavam cumpridos dois minutos de jogo, empolgando (mais) os inúmeros adeptos presentes. As águias assumiriam o controlo do jogo, mas a equipa da casa seria vítima da sua ineficácia.

Cata Flores viu o azul aos 15 minutos, mas nem Isa Ricardo conseguiu converter de livre directo, nem a equipa orientada por Nelson Lourenço aproveitou o powerplay. Pouco depois de reposta a igualdade numérica em pista, Maria Sofia Silva, num bonito gesto técnico, repunha a igualdade numérica no marcador, que perduraria até ao intervalo.

Na segunda parte, Raquel Santos colocou o Benfica na frente do marcador, dilatando para 1-3 na recarga a uma grande penalidade. Carolina Gonçalves respondeu quase de pronto e, com largos 16 minutos para jogar, a incerteza subsistiria.

O Turquel perseguiu o empate e consegui-lo-ia a três minutos e meio do fim dos regulamentares 50 minutos. De grande penalidade, Rute Lopes, mesmo com um dedo partido, faria o 3-3. Seria quase premonitório...

A capitã do Turquel ainda dispôs de uma soberana oportunidade para evitar o prolongamento, de livre directo, mas não conseguiria bater a ex-colega Maria Celeste Vieira. Seguiam-se 10 minutos de mais receio de perder do que audácia para ganhar, subsistindo os números com que terminara o primeiro jogo entre as duas equipas esta época, na primeira jornada do campeonato. Mas, desta feita, tinha de haver vencedor.

No desempate por grandes penalidades, Leonor Coelho, a mais jovem desta final, transformou na primeira oportunidade da equipa da casa. À terceira grande penalidade para as águias, Marlene Sousa igualou. Na derradeira grande penalidade para cada lado, Cata Flores não conseguiu bater Cláudia Vicente. A capitã Rute Lopes marcou e deu a vitória à sua equipa.

O segundo jogo está agendado para a pista das eneacampeãs nacionais no dia 3 de Junho, sábado. Caso as turquelenses vençam, há novo campeão. Caso as águias vença, há "negra", novamente no Pavilhão Fidelidade, menos de 24h depois.

Para reclamar o título, o Turquel terá de se superar. No "ninho" da equipa de Paulo Almeida, regista duas derrotas pesadas, por 5-0 e 6-1.

Repetir a História

Este fim-de-semana foi de festa em Turquel, com a garantia do regresso à I Divisão da equipa de seniores masculinos e esta vitória da equipa de seniores femininos sobre o Benfica.

No regresso da equipa feminina depois de um hiato de cinco temporadas, o Turquel procurará repetir aquilo que conseguiu em 2012, aliando a subida no masculino ao título nacional no feminino.

Até este sábado, essa subida era a última dos turquelenses, então para 10 temporadas na categoria máxima. E, pelo menos até ao próximo fim-de-semana, esse título foi o último que não foi conquistado pelo Benfica.

Final

Turquel 5-4 Benfica (3-3, 0-0 prol, 2-1 pen) • 28.Mai

• Benfica vs. Turquel • 3.Jun, 15h

• Benfica vs. Turquel • 4.Jun, 11h (se necessário)

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Sporting na final, Benfica em vantagem num duelo de 'duas faces'

Sporting na final, Benfica em vantagem num duelo de 'duas faces'

O Sporting é o primeiro finalista do Campeonato Placard, depois de voltar a vencer um Óquei de Barcelos que voltou a estar em vantagem... três vezes. Entre Benfica e Porto, as equipas voltaram a mostrar outra face. Em casa, venceram as águias.

Primeiro campeão de 2023 é de Oliveira do Hospital

Primeiro campeão de 2023 é de Oliveira do Hospital

Está encontrado o primeiro Campeão Nacional da presente temporada. A OH Sports garantiu, em Ponte de Lima, a conquista do Campeonato Nacional de Sub-23 ainda com duas jornadas por disputar.