Turquel adianta-se e persegue feito de 2012
O Turquel venceu o Benfica, nos penáltis, no arranque da final do Campeonato Nacional de Seniores Femininos. O clube da Aldeia do Hóquei vai à Luz tentar repetir 2012, quando se sagrou campeão no feminino e subiu à I Divisão no masculino.
O Turquel venceu o primeiro jogo da final do Campeonato Nacional de Seniores Femininos, a decidir à melhor de três.
Já com a pista "recuperada" das emoções da festa da subida da equipa de seniores masculinos na véspera, a equipa de seniores femininos do Turquel recebeu o Benfica para o primeiro jogo de uma final que se perspectivava desde o arranque da temporada.
Rita Lopes inaugurou o marcador ainda não estavam cumpridos dois minutos de jogo, empolgando (mais) os inúmeros adeptos presentes. As águias assumiriam o controlo do jogo, mas a equipa da casa seria vítima da sua ineficácia.
Cata Flores viu o azul aos 15 minutos, mas nem Isa Ricardo conseguiu converter de livre directo, nem a equipa orientada por Nelson Lourenço aproveitou o powerplay. Pouco depois de reposta a igualdade numérica em pista, Maria Sofia Silva, num bonito gesto técnico, repunha a igualdade numérica no marcador, que perduraria até ao intervalo.
Na segunda parte, Raquel Santos colocou o Benfica na frente do marcador, dilatando para 1-3 na recarga a uma grande penalidade. Carolina Gonçalves respondeu quase de pronto e, com largos 16 minutos para jogar, a incerteza subsistiria.
O Turquel perseguiu o empate e consegui-lo-ia a três minutos e meio do fim dos regulamentares 50 minutos. De grande penalidade, Rute Lopes, mesmo com um dedo partido, faria o 3-3. Seria quase premonitório...
A capitã do Turquel ainda dispôs de uma soberana oportunidade para evitar o prolongamento, de livre directo, mas não conseguiria bater a ex-colega Maria Celeste Vieira. Seguiam-se 10 minutos de mais receio de perder do que audácia para ganhar, subsistindo os números com que terminara o primeiro jogo entre as duas equipas esta época, na primeira jornada do campeonato. Mas, desta feita, tinha de haver vencedor.
No desempate por grandes penalidades, Leonor Coelho, a mais jovem desta final, transformou na primeira oportunidade da equipa da casa. À terceira grande penalidade para as águias, Marlene Sousa igualou. Na derradeira grande penalidade para cada lado, Cata Flores não conseguiu bater Cláudia Vicente. A capitã Rute Lopes marcou e deu a vitória à sua equipa.
O segundo jogo está agendado para a pista das eneacampeãs nacionais no dia 3 de Junho, sábado. Caso as turquelenses vençam, há novo campeão. Caso as águias vença, há "negra", novamente no Pavilhão Fidelidade, menos de 24h depois.
Para reclamar o título, o Turquel terá de se superar. No "ninho" da equipa de Paulo Almeida, regista duas derrotas pesadas, por 5-0 e 6-1.
Repetir a História
Este fim-de-semana foi de festa em Turquel, com a garantia do regresso à I Divisão da equipa de seniores masculinos e esta vitória da equipa de seniores femininos sobre o Benfica.
No regresso da equipa feminina depois de um hiato de cinco temporadas, o Turquel procurará repetir aquilo que conseguiu em 2012, aliando a subida no masculino ao título nacional no feminino.
Até este sábado, essa subida era a última dos turquelenses, então para 10 temporadas na categoria máxima. E, pelo menos até ao próximo fim-de-semana, esse título foi o último que não foi conquistado pelo Benfica.
Final
• Turquel 5-4 Benfica (3-3, 0-0 prol, 2-1 pen) • 28.Mai
• Benfica vs. Turquel • 3.Jun, 15h
• Benfica vs. Turquel • 4.Jun, 11h (se necessário)
Domingo, 28 de Maio de 2023, 23h34