A Intercontinental, segundo Paniagua

Na mira das críticas argentinas, Carmelo Paniagua, responsável do Hóquei em Patins mundial, relatou ao jornalista 'Quique' Carvajal a sua visão dos episódios que levam à realização, a 17 de Junho, sem equipas do país das pampas.

A Intercontinental, segundo Paniagua

Apesar de continuar a não haver qualquer divulgação por parte da World Skate, a Taça Intercontinental realiza-se no próximo dia 17 de Junho, em Valongo, entre Valongo e Trissino.

Enquanto algumas provas se cancelam por ausência de alguns participantes (será o caso do Campeonato da Europa de Sub-19 Femininos), a única competição mundial de clubes avançará, tal como em 2021, apenas com duas equipas europeias, causando a ausência de equipas argentinas mal-estar na comunidade de Hóquei em Patins do país das pampas.

Em entrevista a Julio Enrique Carvajal, "Quique" Carvajal, transmitida esta terça-feira pela Radio Nuevo Milenio, Carmelo Paniagua, "chairman" do Comité-Técnico Mundial do Hóquei em Patins, fez questão de expôr a sua visão dos diversos momentos que conduziram à realização da prova, à luz estrita dos regulamentos ou criando excepções, sempre com Daniel Martinazzo, outrora figura maior da modalidade ao serviço do Liceo e da selecção albiceleste, e agora, para os adeptos argentinos, pouco mais do que "figura de estilo" nas instituições internacionais.

Sem candidaturas

"A Taça Intercontinental é definida nas bases de competição e organização. Há prazos para apresentação de candidaturas à organização e, enquanto estive em San Juan, no Mundial, nos World Skate Games, falei com os dirigentes dos clubes que tinham direito a participar, e disseram-me que iam apresentar as suas propostas, que estavam interessados.“

“Terminado o período de submissão de candidaturas, não tive mais notícias. Ninguém informou a World Skate da intenção, nem de participar, nem de organizar. Obviamente, demos um prazo, estendemos o prazo, vamos ver se mais alguém... Ninguém solicitou a organização do evento.”

“Quando não havia ninguém que quisesse organizá-lo, a World Skate e eu, como Chairman do Hóquei em Patins, decidimos a suspensão da Taça Intercontinental.”

Abordagem do Valongo

"No seguimento desta decisão, recebemos um pedido de Valongo, de Portugal, dizendo que não lhes parecia justo que fosse suspenso, e dissemos 'bem, se não houve ninguém que quisesse organizar, se vocês querem organizar, então vamos retomar o tema."

"O tema é retomado, a Federação Argentina é informada, os clubes argentinos são informados, o Comité Internacional é informado, que inclui Daniel Martinazzo, que está a par de tudo, uma pessoa importante no mundo do Hóquei em San Juan, e é-lhes exposto que o Valongo quer organizar a competição. Mas colocámos-lhes a seguinte condição: que seja dada uma margem mínima de dois meses para que as equipes de San Juan possam tomar as providências necessárias para poder participar e para que tenham tempo suficiente para poder resolver o tema da viagem e outros."

Falta de resposta argentina

"Informamos os clubes de San Juan, e de todo o Mundo, todos os clubes envolvidos e as federações são informados, e é concedido um prazo de aproximadamente 20 dias, que terminava a 30 de Abril, para poder responder a esta questão de poderem participar. Não tivemos notícias de nenhuma equipa da Argentina."

"Falei com o Daniel Martinazzo várias vezes e digo-lhe para se inteirar da situação. 'Eles estão a negociar com o governo de San Juan, com não sei quem, com não sei quantos...'"

"Quando o prazo termina, recebemos um e-mail de um dos clubes de San Juan, que nos pede mais 10 dias porque estão a conversar com o governo de San Juan. Damos-lhes sete dias e não recebemos resposta. 12 dias depois de terminado o prazo e sem nenhuma informação de nenhum meio, nem da Federação Argentina, nem das equipas de San Juan, falámos com a World Skate e dissemos 'bem, olha, não há resposta'."

Decisão

"A minha proposta foi que a final fosse disputada pelas duas equipas que se interessaram em participar e organizar, que são o Valongo e o Trissino."

"Informamos todas as partes envolvidas e, assim que é enviado a essas partes, eu recebo uma comunicação via WhatsApp.... nem e-mail, nem nada... WhatsApp. 'Ei, não, queremos participar', mas nada oficial. Liga-me o presidente do clube de San Juan e diz-me que estão a falar com o Governo e digo 'olha, não me parece sério, porque desde o mês de novembro em que falei em San Juan consigo sobre esse assunto, não tive notícias. Nenhuma'. E notificámos absolutamente tudo aos clubes, tudo."

Futuro

"Agora, com esta situação, vou tentar encontrar uma solução para que as duas equipas argentinas possam participar na próxima Taça Intercontinental, vamos ver como, e espero que dentro de 15 ou 20 dias ou, no máximo, um mês, eu tenha a solução para a próxima Taça Intercontinental, que será realizada no final do ano ou no início de 2024 ou quando seja."

"Não quero que as duas equipas argentinas que têm o direito, pela sua negligência ou falta de diligência, fiquem de fora. Vou tentar encontrar uma solução. Mas a realidade é a que estou a contar."

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Última dança pelo 2º lugar

Última dança pelo 2º lugar

A confirmação de uma vitória administrativa do Candelária, deixa os picarotos na dianteira para o 2º lugar na Zona Sul. A Norte, é o Carvalhos que entra na última jornada nesse precioso 2º lugar que vale uma última oportunidade de subida.