Carvalhos e Candelária discutem última vaga na I Divisão

A última jornada da II Divisão confirmou Carvalhos e Candelária no 2º lugar das Zona Norte e Zona Sul. As duas equipas discutirão, a duas mãos, o acesso à I Divisão.

Carvalhos e Candelária discutem última vaga na I Divisão

Carvalhos e Candelária venceram no fecho das jornadas da II Divisão e confirmaram um 2º lugar que valerá uma derradeira oportunidade, a duas mãos, de subida à categoria máxima, o actual Campeonato Placard. A última subida do Carvalhos foi em 2013, tendo ficado duas temporadas entre os maiores do Hóquei em Patins nacional. O Candelária subiu em 2005 e desceu em 2017, depois de 12 temporadas na I Divisão, com uma presença na final da Taça WSE e várias participações meritórias na então Liga Europeia, a mais importante prova europeia de clubes. Nos últimos anos, os picarotos têm "morrido na praia". Ou, na ilha. Após uma extraordinária recuperação económica, nunca estiveram tão perto do objectivo de regresso.

Este sábado, a Norte, o Carvalhos confirmou o 2º lugar com uma vitória por 7-11 na pista do Infante Sagres. No entanto, e olhando "a posteriori", a equipa de Bruno Gomes nem precisava da vitória, dado que o perseguidor Póvoa - também certamente condicionado pela marcha do marcador no jogo do Carvalhos - não foi além do empate (3-3) em Azeméis, frente à Escola Livre, e a Sanjoanense perdeu em Paços de Ferreira (4-3) frente a uma Juventude Pacense que se vai estrear na I Divisão.

A Sul, o Candelária de Pedro Afonso venceu na ilha vizinha de São Miguel o Marítimo por 3-6 e tal, só por si, era suficiente para garantir o almejado lugar na classificação. No continente, o candidato BIR até esteve a vencer o Turquel, "campeão" da Zona Sul, mas permitiu a reviravolta para um 6-7 final.

Carvalhos e Candelária defrontar-se-ão agora a 10 e 17 de Junho, primeiro no distrito do Porto, depois no Pico, conforme ditado por sorteio. O vencedor no cômputo das duas mãos sobe à I Divisão.

Descidas

Nos pólos opostos da classificação, terminam nas indesejadas zonas de descida Escola Livre, Infante Sagres e Termas (a Norte) e Marrazes, Marítimo e Sporting "B" (a Sul). Destaque nesta derradeira jornada para a vitória da Juventude Salesiana sobre o Marrazes, que permitiu à equipa do Estoril escapar à despromoção.

No entanto, as "contas" poderão ainda não estar fechadas, dado que qualquer desistência na II Divisão entre as equipas que garantiram a manutenção ou na III Divisão entre as que assegurarem a subida abrirão vaga aos despromovidos. Há rumores de que o CACO, que está na luta pela subida à II Divisão a Sul, e a equipa "B" do Porto, a Norte, não existirão na próxima época, o que, desde logo, salvaria Escola Livre e Marrazes. E o final dos campeonatos poderá trazer ainda mais destas "surpresas".

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Benfica vence 'negra' com o Porto e há final lisboeta

Benfica vence 'negra' com o Porto e há final lisboeta

O Benfica, com um decisivo 'factor casa' conquistado na fase regular, venceu o Porto por 6-4 na 'negra' das meias-finais e está na final do Campeonato Placard. A decisão do título, frente ao Sporting, arranca na próxima quinta-feira, dia 8.

Benfica é decacampeão

Benfica é decacampeão

O Benfica conquistou pela 10ª vez consecutiva o Campeonato Nacional de Seniores Feminino ao vencer o Turquel, na 'negra', por 4-1. A equipa feminina do Benfica venceu todos os campeonatos que disputou desde a sua 'fundação' em 2012.

Diessbach bicampeão

Diessbach bicampeão

O Diessbach conquistou pelo segundo ano consecutivo o campeonato helvético, com um imaculado percurso de seis vitórias no play-off. Na final, a equipa de Carlos Silva venceu o Biasca de Ricardo Figueiredo.

Benfica goleia e há 'negra' a valer o título

Benfica goleia e há 'negra' a valer o título

O eneacampeão nacional Benfica não vacilou no segundo jogo da final e venceu o candidato Turquel por 7-1, levando a decisão para a 'negra'. O título define-se este domingo, no Pavilhão Fidelidade, a partir das 11h.