Diessbach bicampeão
O Diessbach conquistou pelo segundo ano consecutivo o campeonato helvético, com um imaculado percurso de seis vitórias no play-off. Na final, a equipa de Carlos Silva venceu o Biasca de Ricardo Figueiredo.
O Diessbach é bicampeão da Suíça, voltando a triunfar com o português Carlos Silva na dupla função de treinador e guarda-redes.
A fase regular não deixava antever uma caminhada tão assertivamente triunfante no play-off. O Diessbach venceu a fase regular de 14 jornadas (oito equipas) com 28 pontos, seguido de Biasca e Thunerstern com 27. O Genève, 4º classificado com 23 pontos, foi o adversário nas meias-finais.
Vitórias claras por 4-0, 4-9 e 4-0 colocaram o Diessbach na final, frente a um Biasca, campeão em 2019, que, com mais algumas dificuldades, também venceu o Thunerstern em apenas três partidas (4-3, 3-5 e 10-8).
Na decisão, o Diessbach foi categórico. Num duelo entre guarda-redes portugueses com passado no Benfica - Carlos Silva, internacional português e moçambicano, vestiu a camisola das águias nos seniores e Ricardo Figueiredo, internacional sul-africano, nos juvenis e juniores - o Diessbach venceu o primeiro jogo, em casa, por 5-2, o segundo, em Biasca, por 1-3, e, este sábado, novamente em casa, por afirmativos 6-1.
Este é o quarto título nacional do Diessbach, campeão em 2013 e 2016 (neste último já com Carlos Silva entre os postes) antes do "bi" garantido em 2022 e esta época.
Domingo, 4 de Junho de 2023, 10h