Benfica é decacampeão

O Benfica conquistou pela 10ª vez consecutiva o Campeonato Nacional de Seniores Feminino ao vencer o Turquel, na 'negra', por 4-1. A equipa feminina do Benfica venceu todos os campeonatos que disputou desde a sua 'fundação' em 2012.

Benfica é decacampeão

É uma hegemonia total. Quando, em 2012, surgiu a equipa feminina do Benfica, nem Paulo Almeida, ao leme, nem Maria Celeste Vieira, entre os postes, projectariam ou tão pouco sonhariam com 10 títulos consecutivos. Este sábado, com uma vitória por 4-1 sobre o Turquel, o feito foi concretizado, igualando aquele da equipa masculina do Porto, campeã entre 2002 e 2011.

Este domingo, depois de uma vitória do Turquel na Aldeia do Hóquei e de uma vitória do Benfica no Pavilhão Fidelidade, as equipas de Paulo Almeida e Nelson Lourenço voltaram a encontrar-se para a decisão, uma "negra" que valia o título. Por as águias terem terminado a segunda fase mais bem classificadas, o jogo era no seu "ninho", sendo que os resultados dos anteriores confrontos neste palco frente às turquelenses eram animadores, com vitórias claras por 5-0, 6-1 e 7-1. Mas não houve facilidades.

Rita Lopes inaugurou o marcador aos oito minutos, naquele que seria o único tento da primeira parte, muito por culpa de uma consistente exibição defensiva do Turquel e, principalmente, de uma insuperável Cláudia Vicente. As encarnadas dispuseram de um livre directo depois de azul e, não aproveitando, os correspondentes dois minutos de powerplay, que também não conseguiriam num tento para anular a vantagem das visitantes.

Na etapa complementar, as ainda eneacampeãs puxaram dos galões. Maria Sofia Silva bisou para operar a reviravolta e a capitã Marlene Sousa ampliou para 3-1. Já sobre o final do jogo, no derradeiro assomo turquelense, Maria Sofia Silva selou um hat-trick para o 4-1 que vale o decacampeonato.

Na caminhada para o 10º título, fica a "mácula" da derrota nas grandes penalidades em Turquel, no primeiro jogo desta final. Em tempo regulamentar, em 31 jogos, o Benfica venceu 29 e empatou dois, ambos na Aldeia do Hóquei e ambos por 3-3, com 228 golos marcados (7.4 por jogo) e 47 sofridos (1.5 por jogo).

Antes do "deca" das águias houve cinco conquistas da Nortecoope (2001 a 2005) e da Fundação Nortecoope (2006 a 2010), duas de Alfena (1992 e 1995), Académica da Amadora (1996 e 1998) e Carvalhos (1997 e 1999) e um título de campeão para Vila Boa do Bispo (1993), Oeiras (1994), Sintra (2000), Lobinhos (2011) e Turquel (2012).

O campeonato chegou ao fim, mas Benfica e Turquel, campeão e vice-campeão, voltam a defrontar-se já no próximo dia 10, na Maia, nas meias-finais da Taça de Portugal.

Final

Turquel 5-4 Benfica (3-3, 0-0 prol, 2-1 pen) • 28.Mai

Benfica 7-1 Turquel • 3.Jun

Benfica 4-1 Turquel • 4.Jun

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Benfica vence 'negra' com o Porto e há final lisboeta

Benfica vence 'negra' com o Porto e há final lisboeta

O Benfica, com um decisivo 'factor casa' conquistado na fase regular, venceu o Porto por 6-4 na 'negra' das meias-finais e está na final do Campeonato Placard. A decisão do título, frente ao Sporting, arranca na próxima quinta-feira, dia 8.

Diessbach bicampeão

Diessbach bicampeão

O Diessbach conquistou pelo segundo ano consecutivo o campeonato helvético, com um imaculado percurso de seis vitórias no play-off. Na final, a equipa de Carlos Silva venceu o Biasca de Ricardo Figueiredo.

Carvalhos e Candelária discutem última vaga na I Divisão

Carvalhos e Candelária discutem última vaga na I Divisão

A última jornada da II Divisão confirmou Carvalhos e Candelária no 2º lugar das Zona Norte e Zona Sul. As duas equipas discutirão, a duas mãos, o acesso à I Divisão.

Benfica goleia e há 'negra' a valer o título

Benfica goleia e há 'negra' a valer o título

O eneacampeão nacional Benfica não vacilou no segundo jogo da final e venceu o candidato Turquel por 7-1, levando a decisão para a 'negra'. O título define-se este domingo, no Pavilhão Fidelidade, a partir das 11h.