Benfica e Sporting em duelo pelo título

Benfica e Sporting iniciam esta quinta-feira a luta pelo título de campeão nacional. Neste milénio, será apenas o quarto troféu decidido 'mano a mano' entre águias e leões. No último duelo, ganhou o Benfica, com Alejandro Dominguez ao leme.

Benfica e Sporting em duelo pelo título

São dois dos maiores nomes do desporto nacional e vão decidir entre si, praticamente em simultâneo, os títulos de campeão nacional de basquetebol, Hóquei em Patins e futsal. Sobre rodas, a discussão entre Benfica e Sporting começa esta quinta-feira, no Pavilhão Fidelidade.

Carimbaram primeiro a passagem os leões, vencendo o Óquei de Barcelos em três jogos. Ficaram de "férias" e a aguardar adversário a 28 de Maio, com tudo o que isso tem de bom (descanso) e de mau (quebra de ritmo competitivo). No passado domingo, Alejandro Dominguez conheceu o seu adversário na decisão do título. O Benfica venceu a "negra" no culminar de cinco jogos frente ao cessante campeão nacional (mas agora campeão europeu) Porto e Nuno Resende leva a sua equipa à final pelo segundo ano consecutivo.

Depois de uma convincente fase regular, apenas com derrotas frente a Porto e Óquei de Barcelos, as águias têm "factor casa", podendo jogar uma eventual "negra perante o seu público... numa quarta-feira. O planeamento coloca o vencedor da fase regular a jogar em casa nesta quinta-feira, feriado, mas obriga-o a jogar os terceiro e eventual quinto jogos a meio da semana.

O Benfica procura um título que lhe escapa desde 2016, podendo igualar as 24 conquistas do Porto. Depois desse último título das águias, o Sporting foi campeão em 2018 (depois de 30 anos de jejum) e 2021, procurando agora sagrar-se campeão nacional pela 10ª vez.

Esta época, os velhos rivais de Lisboa já se defrontaram em três ocasiões, com duas vitórias do Benfica na fase regular deste Campeonato Placard, por 5-1 em Setembro e por 1-3 em Janeiro, e uma vitória do Sporting nos oitavos-de-final da Taça de Portugal, por 5-1, em Fevereiro.

"Mano a mano"

Condicionada pela intermitência do projecto leonino e pela intromissão de um Porto que conquistou a (larga) maioria dos troféus depois de 2000, a rivalidade entre Benfica e Sporting só esteve em confronto directo por três troféus oficiais.

Dois deles foram em 2015, mas em épocas distintas. Na final da Taça de Portugal de 2014/15, o Benfica venceu por 3-0, consumando às ordens de Pedro Nunes uma sempre apetível dobradinha. Mas seria a última que as águias conseguiriam. Três meses depois, no arranque da temporada de 2015/16, na Supertaça António Livramento, o Sporting de Nuno Lopes levou a melhor, vencendo por 4-2 para erguer um troféu que não erguia há 32 anos.

Mais recentemente, em Dezembro de 2020 e sem público em virtude da pandemia, Benfica e Sporting estiveram na discussão da inaugural - e, até ver, única - edição da Taça 1947. Depois de um empate a três no tempo regulamentar (marcaram Gonzalo Romero, Ferran Font, Diogo Rafael, novamente Ferran Font, Carlos Nicolia e Lucas Ordoñez), o Benfica levou a melhor na decisão por grandes penalidades, havendo golos de Pedro Gil, Diogo Rafael, Edu Lamas, Romero e, na derradeira ocasião da série de cinco, Nicolia, para a conquista do troféu.

Depois dessa Taça 1947, houve dois defesos e alterações relevantes nas duas equipas. O treinador vencedor Alejandro Dominguez deixaria as águias no final dessa época e sairiam também Danilo Rampulla (que ficou fora da final da Taça 1947), Valter Neves, Miguel Vieira e Marco Barros (todos em 2021) e Sergi Aragonès (a meio da última temporada), sendo "novidades" em relação a esse momento Poka, Pablo Álvarez, Bernardo Mendes, Nil Roca e Roberto Di Benedetto.

Desse Sporting, houve a registar também a saída do treinador, Paulo Freitas, em 2022, e ainda de Telmo Pinto, Pedro Gil e dos não chamados à final Alvarinho e Gonçalo Nunes (que ainda iniciou a temporada seguinte), todos em 2021, chegando João Almeida e Henrique Magalhães nesse defeso. No último defeso, não houve qualquer alteração a nível dos jogadores nos leões, numa aposta de continuidade nos elementos que tinham estado ao dispôr do técnico anterior.

Campeão e vice em quatro ocasiões

No Campeonato, o Sporting foi campeão (69 pontos)) e o Benfica vice-campeão (67) em 2018, mas em "todos contra todos" a duas voltas, sem discussão directa entre as duas equipas pelo título.

De resto, desde 1982, então também com os leões campeões, essa seria a única vez - antes deste ano - que os dois velhos rivais ocupariam os dois primeiros lugares na classificação final da mais importante prova nacional. Antes de 1982, houve títulos para o Benfica em 1980 e 1981 com o rival leonino vice-campeão.

Alejandro e Resende

Na última temporada em que Benfica e Sporting discutiram, em confronto directo, um troféu, o Benfica de Alejandro Dominguez venceu a tal Taça 1947, mas o Sporting, em decisões com o Porto, conquistou a Liga Europeia e o Campeonato Nacional.

Num defeso atribulado, Alejandro e o Benfica "divorciaram-se" e, à margem desse litígio, Nuno Resende foi chamado do Trissino para pegar nas águias.

O técnico natural de São João da Madeira completa agora a sua segunda temporada e ao serviço dos encarnados enriqueceu o seu palmarés com a conquista da Supertaça António Livramento em Setembro último. Diz-se que a sua saída é certa no final da época, mas a vitória no Campeonato poderia valer "mais uma moedinha" para "mais uma voltinha" ao volante da máquina do Benfica.

Nos leões, Alejandro Dominguez ainda procura um primeiro troféu, mas está na sua primeira temporada. Tem dois processos "à perna" e a eventual decisão pode afastar o técnico leonino de alguns jogos desta final.

Campeonato Placard 2022/23 - Final

• Benfica vs. Sporting • 8.Jun, 15h

• Sporting vs. Benfica • 11.Jun, 15h

• Benfica vs. Sporting • 14.Jun, 20h

• Sporting vs. Benfica • 18.Jun, 16h (se necessário)

• Benfica vs. Sporting • 21.Jun, 20h (se necessário)

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Europeu feminino, sem sede, adiado para Outubro

Europeu feminino, sem sede, adiado para Outubro

A WSE-RH oficializou o adiamento do Campeonato da Europa de Seniores Femininos, depois da federação portuguesa não ter conseguido sede para o evento. O anúncio surge, ironicamente, dois dias depois da apresentação das convocadas lusas.

Trissino bicampeão, sela triplete em Itália

Trissino bicampeão, sela triplete em Itália

O Trissino sagrou-se esta quarta-feira bicampeão italiano. A equipa capitaneada por João Pinto e de um estelar Giulio Cocco venceu o Forte por 3-4 no quarto jogo da final e sela um histórico triplete depois da conquista da Supertaça e Taça.