Diga 33: Barcelona é campeão em Espanha

O Barcelona conquistou esta quinta-feira o seu 33º título de campeão de Espanha ao vencer o Liceo, na Corunha, no terceiro jogo da final da OK Liga por 3-6. Hélder Nunes, que regressará ao Porto, e João Rodrigues fecham a temporada com um triplete.

Diga 33: Barcelona é campeão em Espanha

Depois de "ter deixado" escapar o título na pretérita temporada, o Barcelona volta a reinar em Espanha de forma clara. Depois da conquista da Supercopa e da Copa del Rey, os blaugrana vencem agora a OK Liga, principal campeonato do país vizinho.

No terceiro jogo da final à melhor de cinco, a equipa de Edu Castro venceu por 3-6. O Liceo até marcou primeiro, por Bruno Di Benedetto, e o futuro jogador da Oliveirense parecia determinado em adiar o fim da temporada e a viagem para Portugal. João Rodrigues igualou e Pau Bargalló consumou a reviravolta, mas o internacional francês irmão de Carlo (Porto) e Roberto (Benfica) repôs a igualdade a nove minutos do intervalo.

Na etapa complementar, foi novamente Bruno a dar o mote, voltando a colocar a formação galega na frente do marcador aos sete minutos. Praticamente na resposta, Hélder Nunes desperdiçou uma grande penalidade, mas Alex Rodriguez não faria melhor pouco depois, na 10ª falta blaugrana, e o jogo continuava em aberto. Na resposta, a 13 minutos do fim, Pau Bargalló era mais eficaz e não enjeitava a 10ª falta dos visitados para fazer o 3-3.

Terceiro e último jogo da final acabou com quatro expulsões: Sergi Fernandez, Pau Bargalló e o adjunto Jordi Roca do Barcelona e Pol Manrubia do Liceo.

Pau, para muitos o melhor jogador do Mundo, no regresso a um palco a que chamou casa antes de rumar a Barcelona, estava determinado em fechar desde já a questão do título e, a cinco minutos do final, assinou o seu terceiro golo na partida e virou novamente o resultado.

O Liceo tentou tudo por tudo evitar a derrota, mas acabaria por ver João Rodrigues fazer um praticamente irrecuperável 3-5 já no último minuto. O adjunto blaugrana Jordi Roca seria expulso, mas Marc Grau, na defesa do título que conquistara na pretérita temporada pelo Liceo, ainda faria o 3-6 num final a roçar o caótico. Pol Manrubia, Sergi Fernandez e Pau Bargalló também acabaram expulsos.

Barcelona passa a somar 33 títulos em 53 edições da OK Liga. Conquistou cinco títulos na década de 70, quatro na década de 80 e quatro na década de 90, num total de 13 no século passado. No novo século, soma 20 em 23 edições.

O Barcelona já viajara para a Corunha com dois jogos ganhos, colocando-se a um triunfo do título.

O primeiro jogo estava empatado ao intervalo, com golos de Pau Bargalló para os "blaugrana" e de Alex Rodriguez para "los verdes". Na etapa complementar, em apenas três minutos, João Rodrigues e Pau Bargalló destacaram definitivamente a equipa de Edu Castro, que geriu muito bem depois. O capitão da selecção portuguesa João Rodrigues marcou mais duas vezes, já nos derradeiros quatro minutos, para "matar" - em 5-1 - definitivamente a questão desta primeira partida.

Dois dias volvidos, o Barcelona voltou a ganhar, desta feita por 4-1. Hélder Nunes inaugurou o marcador com pouco mais de dois minutos cumpridos e João Rodrigues dilatou com pouco mais de dois minutos para jogar antes do descanso. Nos segundos 25 minutos, Pau Bargalló e Marc Grau ampliaram a vantagem e o Liceo não conseguiria melhor que o tento de honra, a seis minutos do final, pelo capitão Dava Torres. Todas as esperanças da equipa de Juan Copa, que perdeu no último defeso nada menos que sete dos seus campeões, estavam depositadas no Palácio dos Desportos do Riazor. Mas o gigante da cidade condal não facilitou...

João Rodrigues é campeão pela quarta vez em cinco temporadas. Hélder Nunes despede-se com o terceiro triunfo na OK Liga em quatro temporadas.

Este é o 33º título do Barcelona, o 20º em 23 edições neste milénio, destacando-se claramente de todos os perseguidores. No historial da competição, que começou em 1960, o Liceo é o segundo emblema mais galardoado com "apenas" oito títulos, seguindo-se o Igualada e o Reus com cinco. O Voltregà venceu a prova por duas vezes e o Noia uma.

Para o Barcelona, a temporada termina sem o desejado triunfo europeu, mas com um triplete interno. Hélder Nunes, que regressará ao Porto depois de quatro temporadas, deverá ser a única baixa neste defeso, fazendo o caminho inverso entre a cidade invicta e a cidade condal o catalão Xavi Barroso. João Rodrigues, no Barcelona desde 2018, tem contrato até 2024.

OK Liga 2022/23 - Final

Barcelona 5-1 Liceo • 8.Jun

Barcelona 4-1 Liceo • 10.Jun

• Liceo 3-6 Barcelona • 15.Jun

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Selecções femininas competem na GoldenCAT

Selecções femininas competem na GoldenCAT

Arranca esta sexta-feira a segunda edição da GoldenCAT feminina, prova integrada na 3ª Semana Catalã do Desporto. A anfitriã Catalunha mede forças com as selecções de França, Itália e Portugal, que viram o Europeu adiado.

«Não iremos permitir que tentem branquear as nossas vitórias»

«Não iremos permitir que tentem branquear as nossas vitórias»

O Benfica reagiu em comunicado às declarações de Miguel Afonso no final do jogo 3. Ripostando em várias direcções, as águias visam o dirigente leonino, as incidências da partida - referindo-se a várias agressões - e até Ângelo Girão.

«A resposta da equipa na segunda parte é extremamente positiva»

«A resposta da equipa na segunda parte é extremamente positiva»

No rescaldo do jogo que deixou o Benfica mais perto do título, Nuno Resende não deixou de sublinhar o peso da ausência de Pablito, mas elogiou a resposta da sua equipa para virar o resultado. Sobre alegadas pressões, nada descortinou.

«O plano de jogo foi executado na perfeição»

«O plano de jogo foi executado na perfeição»

Alejandro Dominguez elogiou a execução pelo Sporting do plano definido, lamentando as quatro bolas paradas sofridas. Em Hóquei em Patins jogado, da primeira parte (que os leões terminaram em vantagem) para a segunda, não mudou nada.

«O que os árbitros passaram até chegar ao balneário é inacreditável»

«O que os árbitros passaram até chegar ao balneário é inacreditável»

Miguel Afonso, membro do Conselho Directivo do Sporting, expôs a sua revolta no final do jogo 3 da final na Luz. Segundo o mesmo, o jogo terá sido decidido ao intervalo, com pressão de responsáveis do Benfica sobre os árbitros.

Poker de Nicolia coloca Benfica a uma vitória do título

Poker de Nicolia coloca Benfica a uma vitória do título

O Benfica venceu o Sporting no terceiro jogo da final, com poker de livres directos de Carlos Nicolia, e fica a uma vitória do título. Com uma nomeação de risco, houve muitos protestos - de ambas as equipas - nas decisões da dupla de arbitragem.