Europeu de Sub-19 lança site e reserva de bilhetes
A organização helvética do Europeu de Sub-19, que se realiza de 11 a 16 de Setembro, lançou a reserva de bilhetes no site do evento. Carecendo confirmação oficial, são anunciadas oito selecções, o que não acontecia desde 2016, também na Suíça.
Marcando a diferença para outras organizações, o Campeonato da Europa de Sub-19 já tem site, ainda que - com o certame a cerca de três meses - naturalmente com informações limitadas, e já possibilita a reserva de bilhetes. Menores de 16 anos não pagam, com 16 anos ou mais há bilhetes diários a 25 euros ou um bilhete para todo o evento a 100 euros que habilita a um sorteio com um prémio monetário de 3000 euros.
A prova decorre entre 11 e 16 de Setembro em Seedorf, Uri, na Suíça e o site lançado anuncia a participação das selecções de Portugal, detentora do troféu, Alemanha, Áustria, Espanha, França, Inglaterra, Itália e a anfitriã Suíça, num total de oito, para uma participação que não se verificava desde 2016.
As últimas duas edições foram realizadas em Portugal. Em 2021, em Paredes, a selecção das quinas conquistou, já às ordens do actual seleccionador Vasco Vaz, o título europeu júnior que lhe escapara em 2018, em Viana do Castelo. Foram eventos com apenas quatro selecções, ainda sob os efeitos da pandemia, e, antes, com seis.
É preciso recuar a 2016 para encontrar um Europeu com oito participantes. Curiosamente, também na Suíça. Nessa edição, em Pully e ainda como Sub-20, participaram Alemanha, Andorra, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Portugal e a Suíça, com a selecção das quinas a selar, com Luís Duarte no banco, o "penta", no culminar de cinco vitórias consecutivas em cinco países diferentes. Sagraram-se campeões os guarda-redes Diogo Brandão e Tiago Rodrigues e os jogadores de pista António Trabulo, Carlos Loureiro, Gonçalo Conceição, Gonçalo Nunes, Gonçalo Pinto, Pedro Batista, Rafael Lourenço e Tomás Moreira.
Sábado, 17 de Junho de 2023, 12h41