Trissino vence a Taça Intercontinental

O Trissino é o vencedor da Taça Intercontinental relativa às provas de 2022. A equipa orientada por Alessandro Bertolucci venceu o Valongo por 6-4, após grandes penalidades, e junta o troféu mundial de clubes a um triplete em Itália.

Trissino vence a Taça Intercontinental

O Trissino é o vencedor da Taça Intercontinental. Na decisão da 20ª edição de uma prova que nem no número de edições é consensual (há quem não considere a edição de 1983, ganha pelo Barcelona), os italianos venceram o Valongo por 6-4, após grandes penalidades.

Alheios à polémica com uma Intercontinental só com equipas europeias, Valongo e Trissino defrontaram-se por um título internacional pela terceira vez em menos de um ano. Na pretérita temporada, o Trissino levara a melhor na final da Liga Europeia, em Torres Novas, num desempate por grandes penalidades. No arranque desta, na Taça Continental, venceu o Valongo, por 2-1, em Follonica.

No Municipal de Valongo, Jordi Mendez marcou primeiro, aos nove minutos, mas os anfitriões viraram o marcador antes do intervalo, com golos de Facundo Navarro e de Nuno Santos, que já viu a sua época premiada com a chamada ao Europeu.

Na etapa complementar, na toada de equilibrio que tem marcado os confrontos entre as duas equipas, João Pinto igualou e Giulio Cocco deu a volta ao marcador, mas, quando os italianos já tinham uma mão na Taça, Miguel Moura igualou no "tudo ou nada" do Valongo e o jogo seguiu para prolongamento.

Tal como na decisão da Liga Europeia, não houve golos no tempo extra e houve necessidade de recorrer a grandes penalidades. E o Trissino voltou a ser feliz, marcando por três vezes, ao passo que o Valongo só conseguiu transformar uma oportunidade.

Esta é a primeira conquista da Taça Intercontinental pelo Trissino, a segunda por equipas italianas depois do Follonica ter vencido em 2007, frente aos argentinos do Concepción. Então, Alessandro Bertolucci era um dos jogadores de uma estelar formação que, até 2022, era a única equipa italiana também a vencer a mais importante prova europeia de clubes.

Esta conquista fecha uma temporada quase perfeita para o Trissino, tendo ganho tudo a nível interno: Supertaça, Taça de Itália e Serie A1, o principal campeonato italiano. Na Liga dos Campeões, na validação da conquista europeia de 2022, chegou à Final Eight e foi a única equipa a despedir-se sem qualquer derrota nos regulamentares 50 minutos. Seria afastada pela Oliveirense, nas grandes penalidades, nos quartos-de-final, depois de, na fase de grupos, ter ficado à frente do futuro campeão Porto (com quem empatou no Dragão Arena e venceu no PalaDante).

Fechado um capítulo brilhante, o Trissino prepara-se para outro capítulo. O treinador Alessandro Bertolucci partirá para o endinheirado Forte e leva consigo Joan Galbas e Fran Ipiñazar, devendo chegar o português Tiago Sousa, ex-Sanjoanense, para assumir o leme.

Afastada dos jogos há mais de um mês, a equipa de Edo Bosch também fecha um capítulo histórico saldado com duas presenças na final da mais importante prova europeia de clubes e a conquista da Taça Continental.

Vira-se a página, e novo capítulo aguarda ser escrito. Facundo Bridge e Rafa Bessa vão rumar ao Sporting e Edo Bosch leva consigo Xano Edo, Diogo Abreu, Facundo Navarro e Nuno Santos para a Oliveirense. O seleccionador nacional Renato Garrido é o escolhido para potenciar e dinamizar uma nova equipa e o talento local.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Turquel campeão da II Divisão

Turquel campeão da II Divisão

O Turquel sagrou-se campeão nacional da II Divisão ao defender, em Paços de Ferreira, a tangencial vantagem amealhada na primeira mão. Mas não deixa de ser uma época dourada para a Juventude Pacense, que sobe pela primeira vez à I Divisão.

Europeu de Sub-19 lança site e reserva de bilhetes

Europeu de Sub-19 lança site e reserva de bilhetes

A organização helvética do Europeu de Sub-19, que se realiza de 11 a 16 de Setembro, lançou a reserva de bilhetes no site do evento. Carecendo confirmação oficial, são anunciadas oito selecções, o que não acontecia desde 2016, também na Suíça.