Turquel campeão da II Divisão
O Turquel sagrou-se campeão nacional da II Divisão ao defender, em Paços de Ferreira, a tangencial vantagem amealhada na primeira mão. Mas não deixa de ser uma época dourada para a Juventude Pacense, que sobe pela primeira vez à I Divisão.
Há uns anos, antes de concretizada a subida para dez anos consecutivos no escalão maior, luzia na Aldeia do Hóquei uma tarja onde se podia ler "II Divisão, mais hipóteses de ser campeão". E, no (temporário) regresso ao escalão secundário, o Turquel não fez por menos: garante a subida e sagra-se campeão.
A vantagem foi amealhada na primeira mão do apuramento de campeão. Na Aldeia do Hóquei, a equipa orientada por Guillem Pérez venceu por tangencial 4-3.
No Dia de Portugal, João Pedro Pereira adiantou a visitante Juventude Pacense de grande penalidade e Vasco Luís igualou. David Castaño colocou novamente os pacenses em vantagem, mas André Pimenta repôs a igualdade ainda na primeira parte e Tiago Silva consumou a reviravolta no arranque da etapa complementar. José Cancela fez o 3-3, mas um André Pimenta inusitadamente "goleador" garantiria a vitória a oito minutos do fim.
Era uma vantagem que se revelaria preciosa para a segunda mão, este sábado, em Paços de Ferreira.
O vencedor da Zona Norte fazia o 3-1 com dois minutos jogados na etapa complementar e estava na frente da corrida, mas depois de um livre directo por Dinis Abreu, Daniel Passos foi mais eficaz e fazia um 3-2 que igualava a discussão. E, na jogada seguinte, fazia o 3-3. E, a 10 minutos do fim, em novo livre directo, virava o resultado para 3-4, reclamando o papel de protagonista da partida.
Mas a Juventude Pacense de Hugo Azevedo não baixou os braços. Zé Miguel assinou o 4-4 e o 5-4 por Gonçalo Neto, já no último minuto, prometia levar a discussão para tempo extra. No entanto, a época já vai longa e Vasco Luís não queria mais minutos nas pernas. Faria o 5-5 final com meio minuto para jogar e selava o título alvinegro.
Este é o segundo título de campeão da II Divisão do Turquel, depois de um conquistado em 1987 que redundou depois em sete temporadas na I Divisão. Para a Juventude Pacense, a subida de divisão já é histórica. Estará em 2023/24, pela primeira vez, na categoria máxima do Hóquei em Patins nacional.
II Divisão - Apuramento de Campeão
• Turquel 4-3 Juventude Pacense • 10.Jun
• Juventude Pacense 5-5 Turquel • 17.Jun
Sábado, 17 de Junho de 2023, 22h46