Valença campeão da III Divisão

Na penúltima jornada do apuramento de campeão, o Valença garantiu o título da III Divisão ao impor-se a Grândola, Vilafranquense e Sobreira. As quatro equipas disputarão a II Divisão na próxima temporada.

Valença campeão da III Divisão

O Valença é campeão nacional da III Divisão. A equipa minhota somou na pista do Sobreira a quinta vitória na fase de apuramento de campeão e reclamou o título.

Os pupilos de Pedro Gomes, faltando a deslocação a Grândola, protagonizaram uma fase de apuramento de campeão imaculada, com cinco vitórias em outros tantos jogos. Venceram o Vilafranquense, em Vila Franca de Xira, por 1-2, depois na recepção a Sobreira (4-2), Grândola (4-2) e Vilafranquense (6-4), para agora garantirem o título com um triunfo por 2-7 na Sobreira, equipa que na primeira fase lograra uma volta só com vitórias.

Para as quatro equipas, o objectivo principal da época estava conseguido, com a subida à II Divisão alcançada.

O agora campeão Valença vencera a Zona Norte A com 67 pontos em 26 jornadas, com 22 vitórias, um empate e três derrotas, o melhor ataque (134 golos), mas "apenas" a segunda melhor defesa (61 golos sofridos), aquém do registo do Marco (57), 3º classificado.

Destaque individual nos valencianos para João Campos e Guilherme Leitão (já com acordo para a próxima temporada), com sete golos cada, somando 14 dos 23 conseguidos pela equipa nesta fase que decidia o campeão, mas também para o guarda-redes Edu Leitão, campeão da Europa de Sub-20 em 2014 e que encontrou no emblema minhoto o seu espaço de afirmação.

O Valença regressa à II Divisão apenas um ano após a descida e perseguirá agora o sonho - no imediato, talvez utópico - de regresso à categoria máxima do Hóquei em Patins nacional, onde esteve nas temporadas de 2016/17 e 2017/18.

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Poka no Barcelos, para preencher histórico 'passaporte'

Poka no Barcelos, para preencher histórico 'passaporte'

Daniel Oliveira, Poka, será reforço do Óquei de Barcelos para a nova temporada. O jogador de 34 anos deixa o Benfica como campeão nacional e carimbará a 'viagem' que faltava pelos cinco emblemas campeões de Portugal nos últimos 50 anos.