Hora da decisão ibérica

Espanha e Portugal disputam este sábado a final do 55º Europeu, numa final antecipada por muitos. Para a selecção das quinas, em busca do 22º título, é hora de quebrar a regra: não vence Espanha na final de uma grande competição desde 1998.

Hora da decisão ibérica

Ao sexto dia, haverá campeão europeu. Depois das vitórias de Portugal sobre a França, num resultado feito na primeira parte, e de Espanha sobre a Itália, sendo necessário recorrer a grandes penalidades, as duas selecções ibéricas defrontam-se pelo título.

Portugal procura uma 22ª conquista e a Espanha a 19ª. O passado não vai a jogo, ou a História teria pesos bem distintos nas duas selecções.

A última vitória portuguesa numa final com a Espanha em grandes competições aconteceu há já 25 anos, no Campeonato da Europa de 1998. Então, em Paços de Ferreira, Filipe Santos decidiu nas grandes penalidades, depois de uma igualdade a um, com golos de Ramon Benito e Ricardo Pereira. Portugal era tetracampeão, mas depois chegava o domínio espanhol, com sete títulos consecutivos e outros dois nas últimas duas edições com apenas um título italiano (2014) e um português (2016) pelo meio. De 20-9 em títulos para Portugal com a conquista em Paços de Ferreira, a Espanha encurtou, nas últimas 11 edições, a distância para 21-18.

Depois dessa final de 1998, Portugal e Espanha encontraram-se em seis decisões de grandes campeonatos. Houve uma única final de Campeonato do Mundo entre as selecções ibéricas nos últimos 25 anos, em 2017, e cinco finais europeias, em 2000, 2002, 2008, 2010 e 2018. Sempre com celebração final de "La Roja".

Do último quarto de século, pesará mais a regra do triunfo espanhol, ou a vontade de Portugal a quebrar? Certo é que pesará o talento dos dois conjuntos, representantes de algumas das melhores equipas do Mundo. Nas convocatórias de Portugal e Espanha há cinco jogadores do Barcelona e Porto, três do Reus, dois de Benfica, Sporting e Valongo e um de Calafell e Liceo. Os campeões dos dois países, Barcelona e Benfica, e o campeão europeu, Porto, com representantes nas duas selecções, terão ouro independentemente do desfecho.

As duas selecções, orientadas por Guillem Cabestany e Renato Garrido, treinador-principal e adjunto no Porto de 2015/16, já se defrontaram neste Campeonato da Europa, no segundo dia. No Grupo A, na conjugação com os resultados frente a Itália (que Espanha e Portugal venceram) e França (com quem Espanha empatou e Portugal venceu), o empate a três no duelo ibérico permitiu à selecção de Renato Garrido ser a vencedora da primeira fase.

A final do 55º Campeonato da Europa de Seniores Masculinos disputa-se a partir das 21h45 locais, 20h45 em Portugal continental, com arbitragem dos italianos Marco Rondina e Joseph Silecchia.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Espanha é tricampeã europeia

Espanha é tricampeã europeia

A Espanha é tricampeã europeia, somando a 19ª conquista na prova. A selecção orientada por Guillem Cabestany venceu Portugal na final do 55º Campeonato da Europa por 4-2.

Espanha derruba heróicos italianos nos penáltis

Espanha derruba heróicos italianos nos penáltis

A Espanha está na final do Europeu, num duelo ibérico com Portugal. Muito condicionada, a Itália vendeu cara a derrota e 'La Roja' foi obrigada a tempo extra e penáltis para vencer os heróis de Alex Bertolucci, num jogo que se prolongou por 2h20.